segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Aos meus pacientes e amigos

A idéia de escrever um blog, decorre da necessidade, cada vez maior que sinto, em ter um espaço para contato, troca de idéias e informações com meus pacientes.
A internet tem se mostrado uma excelente ferrramenta, fonte de informação e lazer, mas também tem prestado um serviço perigoso para pessoas que procuram informaçaõ de natureza médica.E é fácil entender o porquê. Na net, qualquer um pode escrever qualquer coisa sobre qualquer assunto, desde textos confiáveis até bobagens incríveis, e o pesquisador leigo não tem como avaliar a confiabilidade da fonte. Para o não especialista, é difícil separar o joio do trigo.
Na prática clínica, tem sido muito comum receber pacientes que já "sabem" qual o diagnóstico referente a suas queixas, simplesmente após responder um questionário na internet... os mais comuns atualmente são "distúrbio bipolar", "hiperatividade" e "défict de atenção". Muitas vezes eles já "sabem" até qual é o melhor medicamento indicado para seu caso.
Pretendo aqui,não apenas escrever textos próprios,compartilhar minha experiência, mas também indicar boas fontes de pesquisa, bem como copiar notícias de interesse da imprensa leiga ou especializada, abrir espaço para o debate e troca de idéias e experiências entre meus pacientes. Espero também, que assim nos sintamos mais próximos.
Sejam bem-vindos!

4 comentários:

  1. Comentario A


    (de Sergio Lucio)

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!

    Como é difícil encontrá-lo. Ficamos surpresos pelo seu blog.

    Atenciosamente
    Cocoto e Simone

    Obs: Como diria o velho papuá: Fala aê!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Dignissímo Amigo Mauricio

    Todos os que o conhecem deveriam chama-lo assim. Afinal...cuidar da saúde mental e nos premiar com tantos textos deliciosos, são merecedores da palavra "digno"

    1.que merece respeito.
    2.que vale a pena.
    3.habilitado.
    4.íntegro.
    5.apropriado.

    Do seu amigo com 37 anos de amizade, Arnaldo.(Tucs)

    ResponderExcluir
  4. Pilar Labbê14 maio, 2012

    Concordo,só de olhar para o dr.Mauricio vc, ja fica 90% melhor.. se eu pudesse ficava horas falando com ele que deixa minha alma leve e feliz.

    ResponderExcluir