sábado, 9 de abril de 2011

Morte na escola (Rio de Janeiro, 07 de abril)

Hoje, horrorizadas e perplexas, famílias choram suas perdas, enterram crianças. Seu sofrimento é intenso, legítimo e pavoroso. Muito já foi dito e exibido a respeito. Principalmente sobre as vítimas, os inocentes.
Sou médico, minha preocupação é com a vida e o bem estar das pessoas. Não me cabe julgar quem quer que seja. Por isso, fico tranqüilo em expressar o que sinto.
O assassino, como eu, era um ser humano. Teve pais biológicos que o geraram, e pais adotivos que o amaram, cuidaram dele. Provavelmente, a ele desejaram uma vida plena, tiveram expectativas de que fosse feliz, investiram nisso. Pelo que soube, era um rapaz isolado, sem amigos, “estranho”. Seus pais morreram e ele ficou só. Adoeceu sem que ninguém visse ou soubesse. Sem que ninguém se importasse. Tivesse ainda ele um pai, uma mãe, uma namorada, alguém que o amasse, talvez tivesse recebido cuidados. Mas ninguém percebeu a tempo. Ninguém estava lá para ver os sinais. Como as crianças, ele também está morto. Pelas circunstâncias, ninguém lembra que ele também foi uma vítima desta desgraça. Ao contrário do que se faz com os inocentes, ninguém chora sua morte. Ninguém lamenta que agora ele deva estar no inferno. Desta vez, parece que o Demônio saiu vitorioso.

Por todas as vítimas dessa tragédia, incluindo Wellington Menezes de Oliveira, sentindo-me impotente, nessa madrugada, eu verto minhas lágrimas.

22 comentários:

  1. Parabéns pelo texto! Concordo plenamente com vc! Não só eu mas, minha mãe tbm! Ontem a noite conversando sobre o assunto, ela expressou a mesma opinião que a sua, e ainda me disse q esse rapaz deixou uma carta pedindo q seus únicos bens fossem vendidos e revertidos a instituições que cuidam de animais! Sinal que ele não era tão desumano assim, talvez ele tenha cometido esse crime por falta de amor, de cuidados médicos e por vingança por ter sofrido tantas humilhações na fase escolar!!!! Julgar é fácil, dificil é se aprofundar no assunto e tentar entender!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Também considero ele uma vítima.Vítima que estava totalmente perdida e por consequência ,infelizmente gerou outras vítimas.Luz.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você faz parte do time dos médicos que trabalham com o coração e não só com a razão.(eu não havia me enganado então).Deus é misericórdia,aquilo que é impossível pra homens é possível pra Deus.Luz.

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo e admirado amigo e irmão, belíssimo texto. Irretocável, poético, sensível, profundo e verdadeiro.

    ResponderExcluir
  5. Abrão Goldstein10 abril, 2011

    Maurício, parece que vc faz parte da minoria (nfelizmente) que enxerga além do óbvio... Parabéns pelo texto e pelos seus sentimentos aqui exteriorizados. Grande abraço. Abrão Goldstein

    ResponderExcluir
  6. http://www.orkut.com.br/Interstitial?u=http://www.youtube.com/watch?v%3D7Yobg_5dUcc&t=AM8BxwY5S_KQKJP8-k65QmTwRaZnwYUsnRVF6BHPOhTLLepkcou6qJpV89btnA5JBcIcq4CgFTjFWubyjMexdr4Egu0z4qwcLwAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  7. OBS: DR. MAURICIO

    O SENHOR CONECE BEM A MINHA HISTÓRIA...
    AGORA EU PERGUNTO AO SENHOR, UM ESQUIZOFRENICO FARIA ISSO??? ACHO QUE NÃO!!!
    EU COMO TAL, NÃO PENSO EM MATAR NINGUÉM, AINDA MAIS INOCENTES...ELE TEVE AJUDA ASSIM COMO EU TENHO DO SR. PORQUE NÃO LEVOU A SÉRIO...
    AGORA ME DIGA, UM PSICOPATA FARIA ISSO??? EU ACHO QUE SIM!!!
    DESCULPA, MAS DE VITIMA ELE NÃO TINHA NADA, VITIMA FORAM AS CRIANÇAS QUE MORRERAM EM VÃO POR UM PSICOPATA QUE ARQUITETOU TUDO NOS MINIMOS DETALHES!!!
    UM ESQUIZOFRENICO NÃO PENSA EM MATAR E SIM PENSA EM SE MATAR COMO EU PENSO TODOS OS DIAS COM ESTE MALDITO HOMEM FALANDO NA MINHA CABEÇA E ME AGREDINDO COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO!!! DESCULPE DR. MAS ELE É UM ASSASSINO FRIO E CALCULISTA SIM!!!

    DANIELLI

    ResponderExcluir
  8. Este rapaz além de adoecer foi vitima de uma sociedade preconceituosa que está se formando, sofreu na escola, com chacotas dos colegas e não conseguia se encaixar dentro do corpo social. Ao meu ver os dois lados foram vitimas de uma sociedade que está sem freios e que a cada dia se educa com os padrões que a midia passa. Padrões de beleza, de comportamento. Estou de luto pelas crianaças, mas também estou de luto pelo wellington que adoeceu sozinho e ninguem percebeu. Vamos olhar mais ao nosso redor tem pessoas que precisam da gente, talvez um bom dia que este rapaz tivesse recebido de alguma pessoa naquele dia, pudesse ter evitado isso tudo. Abraços Dr. Belo Texto.

    ResponderExcluir
  9. Marcia Bessa - Psicologa11 abril, 2011

    Marcia Bessa - Bom Dia Dr.
    Faço Minha suas palavra, uma reflexão perfeita sobre o caso. Doe muito ainda em todos os brasileiros, mas, penso que, este rapaz é uma vítima, um rapaz que não teve o apoio necessário, no momento certo, ele é tão vitima quanto aquelas 12 crianças inocentes.

    marcia_bessa60@hotmail.com
    Rio de Janeiro - Niteroi

    ResponderExcluir
  10. querido amigo!! Muita sabedoria nas suas palavras.
    NO MEU BLOG TEM UM SELO DE RECONHECIMENTO PELO SEU BLOG VERDADEIRO.
    PASSE LÁ.

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com você, Maurício!
    Acho que é um alerta para a população prestar mais atenção nos rotulados de " esquisitinhos"...coloração do esquisito vai desde o rosa clarinho até o vermelho intenso!

    ResponderExcluir
  12. Ele não era doente, era religioso, ele matou em nome desse mesmo deus que você tanto fala, caro doutor.

    ResponderExcluir
  13. Olá Maurício,
    Texto emocionante visto sob a ótica do "algoz" ou "vítima?"
    Nesta overdose de informações recebidas durante a semana, por um momento fiquei pensando e imaginando que ninguém velou o corpo do Wellington e como terá sido o seu enterro?
    Loucura...

    ResponderExcluir
  14. Nossa, Dr Mauricio, sabia palavras, quer dizer então que você acredita em inferno? Parabens pelo que você escreveu!

    ResponderExcluir
  15. Maria Betânia11 abril, 2011

    Ao anônimo(4) quero dizer que DEUS existe e eu como muitos acredito nele.E dizer também que existem deuses como satanas que veio para roubar,matar e destruir.
    Da forma que vc fala até parece que o dr.Mauricio e um fanático religioso mas acredito que não seja.
    Esse rapaz talvez ele tenha cido um servo de satan e como servo obedeceu suas ordens,que foi matar inocentes e depois entregar sua própria alma ao demônio.Lamento por ele não ter conhecido ao verdadeiro Deus que cura,liberta e salva.
    No livro de Mateus 24:4 Jesus respondendo disse-lhes:Acautelaivos que nimguém vos engane porque muitos virão em meu nome dizendo eu sou o Cristo e enganarão a muitos.Ainda no verciculo 7 Ele nos alerta,que se levantará nação contra nação,reino contra reino,e haverá fome, pestes e terremotos em vários lugares.Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
    Agora me diz não é o que esta acontecendo?
    Ao dr.Mauricio espero sinceramente que continue exautando a esse Deus maravilhoso!!
    Abraço a todos!
    Obs:não sou fanática,apenas acredito neste Deus que proteje a mim e a minha família todos os dias.(Leia a bíblia).
    ass:Beth

    ResponderExcluir
  16. Maria Betânia11 abril, 2011

    Em meio a tantas informações ai vai mais uma Wellington não foi velado nem seputado,
    encontra-se a espera de alguém por tempo determinado para liberação de seu corpo.Do contrario sera seputado como indigente.
    Triste não acham?

    ResponderExcluir
  17. SUAS PALAVRAS, REVELAM UMA OPINIÃO PESSOAL E PROFISSIONAL, CARO DR.
    OLHANDO PELO LADO RELIGIOSO, DIRIA QUE JESUS ENSINA PERDOAR AS OFENSAS, OS INIMIGOS E QUE A VERDADEIRA CARIDADE, CONSISTE EM AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO.
    PORÉM, NINGUÉM TEM O DIREITO DE ABREVIAR A VIDA DE PESSOAS INOCENTES OU NÃO.
    ESSE MESMO RAPAZ QUE FOI VÍTIMA DO SISTEMA, NÃO ERA UMA PESSOA DESINFORMADA. E AINDA ASSIM COMETEU UMA CARNIFICINA DEBAIXO DOS OLHOS DE PESSOAS QUE DEVERIAM TER RESPONSABILIDADE EM PROTEGER O BEM MAIOR DE UMA NAÇÃO, NOSSOS ESTUDANTES.
    ELE TEVE OPÇÃO COM CERTEZA, TEVE A CHANCE DE UM NOVO LAR, ESTUDOU, TEVE OPORTUNIDADES.
    SEU ATO, FOI UM CRIME PREMEDITADO.
    SUA INTENÇÃO, ERA CHAMAR A ATENÇÃO, CHOCAR O MUNDO ! E CONSEGUIU.
    DOENTE OU NÃO, WELLINGTON MENEZES DE OLIVEIRA, AGIU DE FORMA COVARDE, DUPLAMENTE, PORQUE MATOU A SANGUE FRIO, INOCENTES E SE MATOU EM SEGUIDA PARA NÃO PRESTAR CONTAS A SOCIEDADE. ERA UM ASSASSINO MESMO, E SEM PIEDADE.
    O QUE DIZER PARA OS PAIS DAS VÍTIMAS?
    ACHAVAM QUE SEUS FILHOS ESTAVAM EM SEGURANÇA NA ESCOLA.
    REALMENTE, É MUITO DIFÍCIL NÃO TER PRÉ-JULGAMENTOS. IMPOSSÍVEL NÃO CONDENAR OU REPUGNAR OS QUE ABSOLVEM.
    O QUE NOS SEPARA DA LUCIDEZ E DA LOUCURA É UM FIO DE CABELO. NINGUÉM PERCEBE QUANDO ULTRAPASSAMOS O LIMITE.
    PRECISAMOS DE UM MUNDO MAIS JUSTO, PESSOAS EQUILIBRADAS, HONESTAS, DISPOSTAS A MANTER A PAZ (AINDA QUE MUITOS TENHAM A PRETENSÃO DE PROMOVER A GUERRA).
    ACREDITAR QUE SEU ATO DE LOUCURA FOI CULPA DE UM SISTEMA FALHO OU DESAMOR, É UMA TREMENDA FALTA DE RESPEITO COM MILHÕES DE PESSOAS QUE PASSAM PELAS MESMAS COISAS E AINDA ASSIM, PROCURAM POR CUIDADOS MÉDICOS, PROCURAM A PALAVRA DE DEUS E VIVEM (OU SOBREVIVEM) AS MARGENS DA SOCIEDADE TRABALHANDO, EDUCANDO SEUS FILHOS, PAGANDO IMPOSTOS, ETC.
    E QUE CADA UM DE NÓS TENHAMOS SEMPRE O DISCERNIMENTO DO QUE É CERTO OU ERRADO.
    ESTAMOS SIM, SUJEITOS A ERRAR. MAS QUE POSSAMOS SER RESPONSÁVEIS PARA ASSUMIRMOS A CULPA, PAGAR NOSSOS ERROS E TERMOS A HUMILDADE DE REGENERAR.
    INDEPENDENTE DE UM QUADRO CLÍNICO,PESSOAL OU FORMAÇÃO RELIGIOSA, TODOS NÓS TEMOS TELHADO DE VIDRO.
    QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DELE. QUE DEUS CONFORTE A FAMÍLIA E AMIGOS DAS VÍTIMAS.
    E QUE NÃO FALTEM MÃES E PAIS DECENTES, DISPOSTOS A CORRIGIR OS ERROS DE SEUS FILHOS, AO INVÉS DE PASSAR A MÃO NA CABEÇA.

    ResponderExcluir
  18. SERGIO KARAM REIS FARAH12 abril, 2011

    concordo plenamente
    talvez oqe faltou a ele foi que alguem percebesse algo estranho nele e procurase saber oqe seria,oqe não conteceu,os pais dele morreram,ninguem ligava pra ele,pensava só coisas que não presta e acabou fazendo merda,talvez se ele tivesse recebido mais atenção das pessoas e tivesse ido atraz com ele pra saber pq ele era assim isso não teria acontecido,no fim acabou pagando com a sua propria morte

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o texto. E digo mais... acredito que ele tenha sua doença agravada pela agressão que sofreu por parte das crianças. Esquizofrenia, era o diagnóstico... mas acredito, que se ele não tivesse sido espezinhado, humilhado, massacrado por estes seres que se costuma chamar de "inocentes", ele jamais teria feito o que ele fez. Eu sofri agressões por parte de outras crianças, também por ser diferente, e a partir daí desenvi depressão, toc e quase me matei.

    Eu estou de luto por Wellington, e isto não significa que eu concorde com a morte dos rapazes e garotas adolescentes. Eu gostaria muito que ele tivesse enxergado outra saída, e lamento muito por isto não ter acontecido.


    Abraços,


    Vera.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelas palavras Vera Azevedo, muito tocante e triste este acontecimento, mas vc soube expressar com a sensibilidade que só vc sabe ter.
    Acho interessante teu blog.

    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Me sinto muito mal em imaginar o que o Wellington sofreu, e em uma das suas filmagens recuperadas de seu computador ele explica muito bem algo que a sociedade faz e joga para debaixo do tapete, a humilhação voltada a alunos como ele, entendo muito bem, pois também fui uma aluna calada e sem amigos e vítima de gozações e humilhações que na idade da infância e adolescência tornam-se a pior tortura psicológica, sendo que ora é psicológica, ora é física. Sofri muito, não tinha defesa e o ódio e a raiva atormentavam minha mente pré-adolescente que também me fazia imaginar acabando com todos aqueles que riam as custas do meu sofrimento. Viver a procura de um relógio, para ver a hora passar e vigiar o tempo todo contra assédio moral, xingamentos e provocações, é isso que alunos como Wellington sofrem. O bullying traz depressão e pode gerar traumas e problemas muito mais graves. O aluno de comportamento inadequado é sempre mais vistoso e prestigiado, enquanto o quieto com o objetivo de apenas estudar é deixado de lado. Hipocrisia e egoísmo humanos, e essa foi a lei da ação e reação.

    ResponderExcluir
  22. Esse rapaz foi mais uma das milhares vítimas de assédio moral nas escolas. Sinto muito por ele, também fui uma aluna quieta e sem amigos e sofri tudo que ele sofreu. Na idade da infância e adolescência esse sofrimento é uma grande tortura que nos faz rezar para as horas passarem logo e viver a vigiar ao redor temendo provocações e xingamentos. Leva ao desenvolvimento de conflitos, depressão, raiva e outros problemas que corroem a mente do jovem. Sempre me senti isolada e vulnerável, cercada de alunos covardes que já chegaram a praticar até agressão física, pois eu era também a "estranha" e calada. O pavor e junto a vergonha nos faz desenvolver pensamentos de vingança contra aqueles que atacam e riem do sofrimento alheio. Esse rapaz já foi até jogado no lixo pelos "colegas" praticantes do bullying, e isso é uma humilhação que fere e deixa marcas dolorosas. A sociedade é igual em todos os setores, hipócrita e desigual, o aluno transgressor é popular, enquanto o quieto é apenas mais um que não merece um tratamento melhor. E assim sofre calado aquele que não tem força nem aliados. Mas toda ação tem reação, isso não pode ser esquecido.

    ResponderExcluir