quarta-feira, 18 de maio de 2011

Suicidas ilustres 19: Marilyn Monroe

“As muito feias que me desculpem, mas beleza é fundamental”. Assim, Vinícius de Moraes inicia seu poema “receita de mulher”. Todos gostam do belo. Eu costumo definir beleza como uma “promessa de felicidade”. Acredito que a beleza não esteja no objeto (no caso, a mulher), mas sim naquele que o observa, o homem apaixonado (eterno bobão). Afinal, para quem ama o “feio”, lindo lhe parece. Mas a beleza é poderosa, embora de maneira relativa.

John Kennedy foi, como presidente dos EUA, talvez o homem mais poderoso do planeta em sua época. Sua esposa, a primeira dama Jacqueline Kennedy, também muito poderosa (e bela), após ficar viúva casou-se pela segunda vez com o magnata grego Aristóteles Onassis (muito feio), um dos homens mais ricos do mundo (o que, para algumas mulheres o torna mais lindo do que eu), sem dúvida poderoso (pai de Christina Onassis, sua única filha e herdeira, outra suicida ilustre). Amante do cobiçadíssimo presidente Kennedy, Marilyn Monroe também era poderosa. Estrela de cinema, atuou em 30 filmes, foi a modelo nua na estréia da revista Playboy. Mas isso de nada valia. Nunca foi feliz no amor. Era depressiva na intimidade, e como muitas pacientes que atendo, não conseguia lidar bem com o poder de atração que exercia sobre os homens. Com certeza ela não se considerava tão bonita como os outros a viam. Tirou sua própria vida em 1962, na Califórnia, aos 36 anos, com uma overdose de medicamentos. Triste fim. As mulheres imaginam que se fossem mais bonitas ou desejadas, seriam mais felizes. Preocupam-se tanto com a balança e outros detalhes supérfluos... Ledo engano.
Dedico este texto a minha querida paciente e amiga Sue Ellen, uma linda mulher, que tem uma preocupação infundada com o que dizem as balanças. Os olhos dos homens dizem muito mais.

39 comentários:

  1. Que adianta construir o externo e não o interno. Abraço Cynthia.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente Dr Mauricio...

    A beleza está nos olhos de quem olha e principalmente a pessoa amada, fico em perplexidade quando alguém diz e as vezes no caso de uma mulher (exteriormente) bonita estar com um homem que aos olhos dos outros não possui beleza exterior:

    Nossa! o que uma mulher linda como essa quer ao lado de um homem daquele tipo, sem atrativos nenhum.
    Grande engano para quem pensa desta forma, a beleza está em que tipo de sentimento esta pessoa disperta no outro, está em se sentir vivo (a), amado (a), querido(a) ao lado da pessoa dita como feia.
    A Beleza é fundamental quando o ser amado faz despertar no outro a beleza da vida, em ver que o simples pode ser o que se há de melhor.

    O resto é uma casca do lado de fora que com o tempo murcha, enruga e mesmo assim para quem ama, ainda assim será sempre belo (a).
    Parabéns pelo texto, tocante, inteligente..

    Abraço
    Pessoa

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. MARIA BETANIA18 maio, 2011

    GOSTEI,MAIS QUEM SERÁ ESSE BOBO APAIXONADO???RSRSRSRS BEIJOS.

    ResponderExcluir
  6. MARIA BETANIA18 maio, 2011

    AI DR. SERÁ QUE VC ???? CIUMES!!!!RSRSRSRS BEIJOS.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. MARIA BETANIA18 maio, 2011

    Que declaraçõ!!!!!! agora ex paciete tem algo a dizer???? uma critíca que seja, sei la chma de feia,baranga,gorda ou ou de mal acabada qualquer cisarsrsrsrs,lembre-se que ex também te admiram. beijos

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. MARIA BETANIA18 maio, 2011

    DR.sou casada,mas não tem problema receber um elogio,o que importa é o respeito,é sabe como é mulher o ego é quase tudorsrsrs beijos.elogie se for verdade não estou desesperada.AH so pra vc saber também gosto muito de vc.

    ResponderExcluir
  11. MARIA BETANIA18 maio, 2011

    Carmba vai demorar para postar nossos comentarios?????DIGO BESTEIRAS!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. MARIA BETANIA18 maio, 2011

    SUE,tudo é possível,quem sabe ele não está escondendo o jogo,vc é uma garota muito bonita.

    ResponderExcluir
  13. MARIA BETANIA18 maio, 2011

    SUE NÃO FICA CHATIADA É SO BRINCADEIRA.CONHEÇO O CARATER DO DR.ELE É MUITO PROFICIONAL NUNCA QUE ELE ACEDIARIA UMA PACIENTE.BEIJOS

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Sue Ellen Machado,não é à toa que o Dr.lhe dedicou um texto,este blog não seria o mesmo sem você!Você é muito divertida!Eu já dei boas risadas com as suas postagens bem-humoradas!E eu te admiro porque não tem medo de se revelar,não tem medo de ser censurada.Você é autêntica!!!Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  16. Onde está meu comentário!?Não gostei...Vai demorar muito?Um beijo para você,Dr.Mauricio.Saudades de você e da Claudia.Vou voltar a fazer terapia com ela.Sim,ela é capaz de me deixar100%.Meu marido merece um esposa "normal".Um abraço para você.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Maria Betania20 maio, 2011

    SUE,nunca pare de sonhar,mesmo porque os sonhos nos mantem mais vivos,porque não existe nada impossivel acredite eu sei do que estou falando e seja muito feliz..

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. "Dedico este texto a minha querida paciente e amiga Sue Ellen, uma linda mulher, que tem uma preocupação infundada com o que dizem as balanças. Os olhos dos homens dizem muito mais."

    DEIXA A MULHER DELE SABER DISTO...
    SERÁ QUE ELA LÊ SEU BLOG MAURICIO???
    NÃO NÉ!!! PROVAVELMENTE!!!
    ÉTICA É FUNDAMENTAL ENTRE PACIENTES E PELO QUE LI ELA É SUA PACIENTE, OU ESTOU ERRADO???

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Maria Betânia22 maio, 2011

    Concordo plenamente com vc,essa pessoa deve ser muito invejosa e baranga também.Faça como eu,me declarei ciumenta com a postagem mas é só de brincadeira,mesmo porque sou casada e ex paciente,o conheço a mais de 19 anos seu carater é incontestável.Amiga não pare de brincar nesse blog beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Queridas, fiquem tranquilas, podem elogiar a vontade, o blog é um lugar para se falar o que sente, o que pensa... é claro no devido respeito.
    O Doctor não é casado e mesmo se fosse ele não é do tipo de homem que esconde algo ou alguma coisa de ninguém, principalmente se fosse casado.

    bjs

    ResponderExcluir
  26. Querida anônima de cima, vc anda mal informada...ele é casado sim!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. vc acha mesm ???? que pena

    ResponderExcluir
  28. Ah, só para constar mal informado porque? vc acha que eu devo ser mulher, só porque sei que ele não é casado? Bem minhas caras pacientes e amigas do Mauricio, falo isso com propriedade, mas acho que a vida pessoal do Mauricio não importa não é mesmo? o que importa é que ele é um ótimo profissional, competente e sabe o que faz lá dentro do seu consultório.

    Abraço a todas

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Caras colegas.

    O Doctor não tem cara nem jeito de homem casado pelos seguintes aspectos, ele tem jeito de triste, cara de triste, me parece que na há luz na sua vida, pior ele me parece sempre um cara solitário e olha que o conheço a muito tempo.
    Se bem que durante algumas poucas consultas havia dias em que ele estava com um sorriso e um brilho no olhar, não cabia dentro de sí. Acho que algo de bom deve ter acontecido naquele dia ou na época.
    Talvez vcs não concordem mas não é só o médico que analisa seu paciente, ao longo do tempo o paciente também analisa seu médico e passa a conhece-lo um pouquinho.
    E vejam bem não estou falando do médico Dr. Mauricio, estou falando do homem que se esconde atrás daquela mesa no consultório.
    Posso estar sendo arrogante, mas as aparências nunca enganam.E é claro não tenho nada a ver com a vida pessoal dele.

    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Vc tem razão Sue Ellen, mas é um risco que nós seres humanos corremos de sermos analisados sendo médico ou paciente mas se analisamos isso e nos preocupamos é porque gostamos dele e queremos sua felicidade, e quando alguém é casado e não é feliz é porque não é casado..entendeu? casamento é comunhão,é cunplicidade, amizade, carinho é o bem querer do outro e se o outro não está feliz ao nosso lado temos que ser fieis aos nossos sentimentos e deixar que o outro seja feliz, mesmo longe... não importa aqui o casamento, importante é ter alguém em nosso coração que nos faça ficar com essa cara de bobo que o proprio doc disse acima!!o que mais me impressiona é que ele é um homem solitário.
    Su, vc é demais viu e entendeu perfeitamente o que eu quis transmitir.
    Bela mulher

    ResponderExcluir
  35. Maria Betania23 maio, 2011

    O anônimo disse que em algumas consultas ele parecia radiante,sera que vc tem alguma coisa haver com isso??? rsrsrsrs.Sinceramente de todas as vezes que estive com ele,pouquissimas vezes o vi triste talvez as vezes irritado mais logo passava.É talvez eu não seja uma boa observadara,ou eu sempre o encontrei em dias bons.Triste ou não o fato é que todo mundo tem dias ruims casados,solteiros,a gente esta sempre querendo melhorar em algum aspecto da vida.AHH alguém já ouviu a gargalhada do dr?? não é contagiante????? beijos.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Maria Betânia24 maio, 2011

    Estou com vc nessa cobrança se bem que a reputação do dr.esta e sempre estara em alta são só meia dúzia de pessoas que não o conhece, por isso o criticam.Efim vamos tentar fazer com que ele de boas gargalhadas e quando isso acontecer vc me conta infelizmente não posso mais ouvi-la mas ficarei feliz se isso acontecer.

    ResponderExcluir
  39. Antiga Paciente13 abril, 2014

    Nota zero para você, Doutor Mauricio.
    Não vale apagar os comentários de Sue Ellen Machado.
    Tô de olho em você, Doutor....
    rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir