terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Depressões Natalinas

Mesmo para quem acredita em Papai-Noel, esta época de festas costuma ser um pouco complicada.  Este apelo pela felicidade em toda parte faz com que a maioria das pessoas normais sinta que está algo em descompasso com a turba. Parece sempre que os outros são mais felizes, e que existe uma obrigação em ficar bem. Muitos sentem saudade de pessoas queridas que já se foram, com quem passavam festas antigas. Quem está solitário reclama da solidão. Quem está rodeado de família reclama dos cunhados, dos penetras, dos aproveitadores. Quem trabalha dobrado reclama do trabalho. Quem paga a conta, reclama que ela está muito alta. A imensa maioria dos pacientes depressivos tem uma piora nestes dias, os horários para consulta ficam muito mais concorrorridos. Até o psiquiatra reclama das reclamações. Talvez eu tenha contato com uma amostra não representativa da população como um todo. Talvez a maioria das pessoas fique mais feliz e eu não saiba.

3 comentários:

  1. Fico observando as pessoas nas ruas e nas lojas comprando com determinação. É Natal. Penso que já fui assim, ia no roldão. Não sei se era mais ou menos feliz. Mas, hoje me intriga saber o que faz uns aderirem à turba e outros refletirem sobre a mesma turba. Mas, "prá não dizer que não falei de flores", Feliz Natal Maurício.

    ResponderExcluir
  2. Realmente EU ODEIO O NATAL!!!!!!!!!!!!!!!
    TPM básica de cada dia!
    hehehehehhhh

    ResponderExcluir
  3. Oi, que bom ouvir um médico discursar sobre o que eu sempre me perguntei? porque no natal fico triste, depressiva e irritada, vontade de fugir e ao mesmo tempo penso que devo agadecer, por ter família, comida, presentes, enfim tudo que muita gente sonha??? Enfim, tenho depressão, e nessa época é fato, piora mesmo, mas agora me tranquilizei, deve ser meio normaal sentir isso como vc falou. principalmente pra nós que carregamos uma doença afetiva na alma!
    Abraço, feliz natal e bom ano novo!
    Lu

    ResponderExcluir