quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O novo controle sobre os antibióticos

Até agora, só ouvi reclamação. Como um imposto, impopular, porém necessário, a nova medida da ANVISA, que controla a venda de antibióticos, condicionando-a à apresentação -e retenção- de receita médica, embora tardia, é bem-vinda. Eu sempre disse que, em se tratando de antibióticos, é preferível não tomá-los, do que fazê-lo de maneira inadequada. Dosagem, posologia e duração do tratamento, são fundamentais não só para um bom resultado terapêutico, como para evitar o desenvolvimento de resistência por parte das bactérias, e são parte do conhecimento médico, mas não do balconista da farmácia, nem da comadre. O que se via antes, na prática, era a banalização do uso de antibióticos, a generalização do mau uso, a venda irresponsável e indiscriminada de medicação, junto com artigos de perfumaria, shampoos, chicletes e chocolates. Numa distorção, infelizmente a cidade de São Paulo tem mais drogarias do que padarias, como se medicamentos fossem mais necessários do que pão. Os pacientes que tomam psicotrópicos, há muito tempo já estão acostumados com esse tipo de controle, e sabem de sua necessidade. Parabenizo a ANVISA, por essa medida impopular, que vai diretamente contra os interesses da poderosa indústria farmacêutica, em benefício da comunidade. Afinal, farmácia não é supermercado e medicamento não é refrigerante.

8 comentários:

  1. Não concordo com a medida! Toda vez que eu tiver uma dorzinha de garganta vou ter que ir ao médico pra pegar receita? Acho que tenho conhecimento e discernimento o suficiente para me auto medicar! Sei bem mais que muitos médicos por aí!!!!

    ResponderExcluir
  2. A Anvisa não entende nada. Quanto mais pessoas consumindo antibióticos sem receitas, mais bactérias superpoderosas existirão. Logo, mais mercado de trabalho para pesquisador, farmacêutico e, sem falar no giro comercial nas farmácias, no mercado negro, etc!

    Funcionou super bem com o HN1 (e era apenas um virusinho), por que não lucrar mais???

    ResponderExcluir
  3. boa noite Dr Mauricio!!!estou de pleno acordo ate pq antibioticos dao muitos efeitos colaterais !!!O sr sabe disss!!!!foi plausivel esta decisao por parte da Anvisa!!!!aproveitando veja se o Sr consegue o Pondera para Mim !!!!obrigada e FELIZ NATAL obrigada por tudo mesmo!!
    paciente G.N.J.

    ResponderExcluir
  4. Sou totalmente nada favorável aos antibióticos, entento sua necessidade numa cirurgis, mas em casos de garganta e até na Otite por como exemplo, facilitam a entrada de outros invasores e logo a otite volta mais acelerada e as inflamações na garganta não acabam. Se as pessoas tomassem pelo menos o tempo que é indicado, seria até melhor.
    Para fugir a esse tipo de tratamento assim que tive minha primeira filha recorri a Homeopatia com uma visão mais avançada e científica. Nada de mapa estrelar e tantas coisas exotéricas que encontrei. Finalmente na busca, já que a química e em suas análises não encontram nada a não ser açúcar ou solução diluente. Mas felizmente temos a física que vai com explicações analisando a estrutura da água que se modifica com cada elemento. Há muito a estudar. Sei que minhas meninas com 24 e 21 anos, cresceram saudáveis com as gotinhas e bolinhas de açúcar. Já crianças com deficiência alimentar dificilmente reagem satisfatoriamente a homeopatia. Creio que um debate amplo nos meios de comunicação fariam bem ao nosso povo, afinal muita coisa faria bem ao nosso povo com mais informações.

    ResponderExcluir
  5. Pensando bem como a anvisa é idiota! Não podemos tomar antibióticos sem receita, mas podemos tomar anti inflamatorios sem receita....bem mais potentes...... hehehheehhehehehe

    ResponderExcluir
  6. Cara Sue Ellen, é importante perceber que o mau uso de qualquer medicamento pode trazer problemas ao usuário. Mas o mau uso de antibióticos pode trazer riscos à comunidade como um todo.

    ResponderExcluir
  7. Ae Samir não sou a dona do blog mas,seja Bem Vindo!!!heheheheh

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus, nunca li tanta abobrinha! Leigos querendo saber mais do que profissionais da saúde, comparando anti-inflamatório com antibiótico, dizendo que tem capacidade de se automedicar e muito mais.
    As pessoas não sabem como é difícil driblar os microorganismos; e que já temos bactérias comuns (como uma causadora de endocardite), resistentes a toda droga encontrada no mercado. Vejam o caso da tuberculose, hoje leva-se 6 meses para tratar a infecção. Muitos casos de bronquiolite em que usava-se amoxicilina em 7 dias, hoje muitos médicos precisam prescrever 10 a 15 dias para um tratamento eficaz.
    Se uma pessoa utiliza um antibiótico por apenas 2 ou 3 dias por exemplo, e descontinua o tratamento porque aparentemente já melhorou, ela eliminou apenas as bactérias mais vulneráveis e deixou as mais difíceis vivas, assim selecionou as mais resistentes. Isso é um crime contra a humanidade, pois está desenvolvendo linhagens resistentes difíceis de se combater e que se disseminarão. Por isso os antibióticos devem ser vendidos com prescrição médica, ou seja, apenas quando o médico tem ciência da necessidade e pode indicar o tempo correto de tratamento.

    ResponderExcluir