quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Pacientes que não tive 30: Albert Einstein


Não vou falar a respeito de suas enormes conquistas científicas, das quais todos estão cansados de saber, mas sim de aspectos pessoais problemáticos, que o público normalmente desconhece.

Einstein, quando jovem, teve o azar de viver a situação de uma gravidez não planejada. O que fez ele? Nem quis saber de conhecer a filha indesejada, não de deu sequer ao trabalho de conhecê-la. Uma saída de gênio (?)... seu nome era Lieserl Einstein, ela foi entregue para adoção e morreu em um ano. Após casar-se com Mileva, Einstein teve dois filhos. Hans Albert, o primogênito, que teve pouquíssimo contato com o pai, e mesmo assim, apenas depois de adulto. Eduard era o filho mais novo, cursou medicina e queria ser psiquiatra, sofria com a ausência do pai, tentou o suicídio, desenvolveu esquizofrenia e foi internado em um sanatório, onde passou a viver isolado. Até 1945, quando a guerra terminou, havia a desculpa da dificuldade causada pelo nazismo, até então no poder. Mas depois desse ano, Einstein teve 10 anos para visitá-lo e não o fez. Não o visitou quando a mãe dele faleceu, nem nunca mais. Eduard ficou sozinho até sua morte em 1965, aos 55 anos.
Termino esses tristes fatos com uma frase do próprio Einstein: “Não posso julgar o que fez, porque não conheço seus motivos para isso”

Um comentário:

  1. Sim ,não devemos julgar.Mas,isso não significa que não podemos e não devemos nos posicionar.E nem vale a desculpa de que ninguém dá o que não teve,porque muitos não tiveram tantas coisas,sejam elas no campo afetivo,material e mesmo assim souberam e sabem dar aos outros.Mas,não somos perfeitos e somos quem podemos ser,com nossos defeitos e qualidades.Ainda assim ,devemos tomar sempre cuidado pra não usarmos isso como desculpas e não nos responsabilizarmos pelos nossos atos de fato.Segue uns vídeos pra curtir e refletir.

    Somos quem podemos ser...
    http://www.youtube.com/watch?v=x-GdKwYXUY0

    Toda forma de poder...
    http://www.youtube.com/watch?v=hWc95CKjvDo&feature=related
    LUZ.

    ResponderExcluir