sexta-feira, 20 de julho de 2012

Facebook, o mural da miséria humana.



Um grande professor que tenho, dizia que a miséria humana vem à tona nas delegacias e nos consultórios de psiquiatria. Assombrados como vivemos hoje em dia pela falsa necessidade de permanente conexão à rede; essa mesma miséria humana, antes escondida, está superexposta nos maiores murais da infelicidade humana que já tive o desprazer de conhecer: as famigeradas redes sociais, em particular, o Facebbok, o melhor local para estudar o comportamento do Abominável Homem Conectado.
Humanos que somos, nos sabendo fracos, egoístas e covardes, criamos mitos de deuses incondicionalmente bons, amorosos, tremendamente poderosos (e paradoxalmente humildes). Nestes deuses, os desesperados, quando pouco inteligentes, se apegam, buscando pela salvação, que não virá nunca. Enquanto esperam, demonstram a angústia banal de sua carência afetiva, neste infeliz painel da internet (o Facebook), geralmente de maneira monótona, superficial e pouco criativa, projetando seus pobres sonhos, seus desejos infantis, suas frustrações, na forma de falso otimismo, destemor e segurança. Pelo que escrevem, até poderia parecer que as pessoas se amam,que são boas e ajudam umas às outras. Que acreditam em Deus, que seguem seus mandamentos, e por isso são respeitáveis.
Desconfio muito de gente que fala bem de si mesma e do mundo hostil em que vivemos. Isso explica a repulsa por mensagens pretensamente otimistas.  Fotos de paisagens bonitas, animais felizes em harmonia com árvores frondosas, debaixo de um Sol de brilho quase sorridente, emocionam idiotas românticos aos montes, e ilustram muito bem o desejo de transformar um mundo interno sombrio naquele falso paraíso que vemos nos desenhos de Bíblias para crianças, onde o Leão não é feroz, mas mansamente sorridente, e olha para o veadinho ao seu lado sem a intenção de matá-lo e simplesmente comê-lo, seu real (e negado desejo). A beleza dócil das boas intenções que proliferam no facebook encontra sua contrapartida na solidão de quem nele perde seu tempo.

27 comentários:

  1. Senhor Psiquiatra cuidador de pacientes com gravíssimos desvios de comportamento e com tendências a devaneios não responde e-mails...
    se acha o último biscoito do pacote...
    Mas que médico orgulhoso !
    Espera só eu voltar a fazer análise com uma linda loura dos olhos azuis.
    tipo : lembra do dr.Mauricio ?
    quem ? ah ! sim ! lembro vagamente...rsrsrsrsrs
    (espero que você tenha lido meus e-mails)
    Abraços. E Feliz Aniversário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deu para entender nada. Melhor seria se vc se identificasse...

      Excluir
    2. Boa tarde,Dr.Mauricio.
      Excelente texto.
      A internet é uma cilada porque passa uma falsa sensação de intimidade com pessoas que nunca vimos na vida.(eu mesma já tive essa falsa sensação de proximidade, enfim, você deve ter lido meus e-mails "exagerados".)
      Por este motivo não tenho facebook nem twitter e nunca pensei em ter.
      Vou escolher um pseudônimo para escrever aqui neste espaço.Depois te mando por e-mail.Aguarde contato.
      importante: avise minha terapeuta que a análise continua inviável para mim no consultório particular.(mas acho que ela já esqueceu, passou muito tempo).
      Abraços.

      Excluir
  2. Senhor Psiquiatra cuidador de pacientes com gravíssimos desvios de comportamento e tendência a devaneios não responde e-mails...
    se acha o último biscoito do pacote...
    Mas que médico orgulhoso !
    espera só eu voltar a fazer análise com uma linda loura dos olhos azuis.
    Tipo: Lembra do dr.mauricio ?
    quem ? ah ! sim ! lembro vagamente...rsrsrsrs
    (espero que você tenha lido meus e-mails)
    Abraços. E Feliz Aniversário.

    ResponderExcluir
  3. DR.MAURICIO,PARABENS PELO ARTIGO.UMA VISÃO LUCIDA E REAL DE NOSSOS TRISTES DIAS.

    ResponderExcluir
  4. DR.MAURICIO,PARABENS PELO ARTIGO.

    ResponderExcluir
  5. Talvez o seu post ajude as pessoas pensarem melhor sobre a rede social. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  6. O fenomenal sucesso do FACEBOOK consiste, numa sociedade massificada, em ser a REVISTA CARAS das massas. Foi a cereja que faltava no bolo das novelas + BBB + programas de auditório + Paulo Coelho.
    O Dr. Maurício, com maestria, demonstrou em detalhes esta realidade.

    Zito.

    ResponderExcluir
  7. fACEBOOK,ORKUT,MSN.REDE GLOBO,fAUSTO SILVA ,DATENA, GUGU, BIG BROTHER a fAZENDA, pÃNICO NA TV,CPI DO CACHOEIRA, PAPAI NOEL,hEBE CAMARGO,REVISTA CARAS,LUCIANA GIMENES,JORNAL NACIONAL SOCORRO! SOCORRO! ME DÁ GARDENAL OU DEIXA EU CHEIRAR UMA CARREIRA SENÃO EU SURTO!

    ResponderExcluir
  8. Mauricio, que questão mais interessante. Pensar que o que temos de mais vergonhoso, humilhante, e que deveríamos nos empenhar em disfarçar - a miséria humana- vira a grande revelação, explicitada nas redes socias! Que paradoxo?! Será que expondo toda a superficialidade, o empobrecimento, as vaidades, estamos querendo expurgar o demônio? Por muito tempo, as questões eram da ordem do privado, confessadas aos padres, médicos, e na maior ousadia a um grande amigo, em quem apostávamos o sigilo. Hoje, elas são vomitadas nas comunidades virtuais, como se tudo fosse publicável e compartilhável. O que sobrou para a intimidade ? Precisamos da exposição para não nos sentirmos ameaçados com nossos desejos/segredos/medos? Será que se trata de um mecanismo de defesa da contemporaneidade? O que faremos com todo legado dos grandes pensadores do final do seculo XIX ? Que ainda se valiam da poesia, da pintura, dos romances, das criações para revelar com disfarces e sutilezas as questões mais reprimidas? Será que esta inversão não nos torna sujeitos desinteressantes, que estão expostos a qualquer momento, para quem quiser acessá-los? Não há mais limites? Continuarei em meu anonimato, sem página no facebook, sem blog, para protestar , me preservar e ainda poder me diferenciar desta multidão assujeitada.

    ResponderExcluir
  9. E não só a beleza dócil das boas intenções, mas uma gama de sentimentos ruins e vontades incoerentes além de muito narcisismo.

    ResponderExcluir
  10. Engraçado né Zito,pq isto eu não discordo e mesmo tendo fé,pensamos da mesma forma ( interessante não é ?)pq segundo vcs acham, quem tem fé ,não pensa.E mais engraçado que esta comparação ,sobre ser um novo formato da revista Caras.Já foi feito por mim -onde comentei ser uma mini caras eletrônica,muitas vezes.Mas,não quis mais falar sobre isso ,em respeito de quem tem e se lhes fazem sentido...Mas,curioso né e como vc comentou ,não resisti tbém.E será que agora ,o nosso amigo tbém concorda ?Com esse seu mais novo discurso sobre esta questão.E engraçado né ...pq se teve o desprazer de conhecer,quer dizer que não conseguiu fazer apenas um laboratório com o mesmo e sim foi fisgado e tanto foi que entrou literalmente no mesmo.E se ainda mantém,não seria mais uma atitude incoerente ,ao seu próprio discurso acima.E vc Zito ,o que acha? Se ele tivesse fé,ficaria fácil,não é mesmo ;justificaria estás ficando louco.Mas,como não tem fé e pensa /reflete/faz ótimos laboratórios -o que será ? Será este tal poder do inconsciente ?Obrigada por um elogio,feito comentários atrás,meu colega Zito.Mas,então evolui,pq antes meu comentário tinha ficado confuso pra ti,agora este último ;estava claro e preciso...puxa-devo tomar isso como uma ironia ou um elogio ?Sabe que fiquei confusa tbém ? E nem sou da turma da revista...Pq os holofotes,podem confundir tbém e a fama ,às vezes sobe e vira cabeças,não é mesmo ?Mas,todo mundo tem sua consciência e que cada um siga a sua e viva,como lhes fazem mais sentido.Só não dá pra aceitar discursos incoerentes e hipócritas ou culpar não Deus,qdo não se tem fé e sim o super INCONSCIENTE...
    Cada um procura desculpas que lhes fazem mais sentido tbém. Mas quem é autêntico, não assume seus erros ou falhas ou enganos ou limites,fraquezas,orgulho ? É muito mais coerente.Teria mais maestria,colega Zito,se nosso amigo fosse mais coerente. Mas,todos nós temos nossos defeitos e qualidades. Agora é importante não pararmos nos defeitos e qualidades alheias e querer trabalhar com nossas próprias tbém.Minimizando sempre que possível os nossos defeitos,entendendo e aceitando o que não pode ser mudado e tendo mais tolerância com o próximo neste sentido.E pq não ampliarmos sempre que possível tbém nossas qualidades.Faz sentido ?
    Ou é muito otimismo pra um comentário só ?Sabe colega, que teria um imenso prazer de conhecê -lo.É possível ? É só marcar .Ou personagens não saem dos quadrinhos ?Fica pra reflexão ,pra quem quiser e fizer sentido ...Caso seja possível,por favor se for comprometido,vá acompanhado ,ok.
    Trata-se apenas de um encontro de colegas e que gostam de filosofar sobre a vida e coisa e tal...

    http://www.youtube.com/watch?v=QFwQIRwuAM0&feature=related
    O preço -E.do H.

    http://www.youtube.com/watch?v=wTASF5aMIPI
    Samba do Approach -Zecas- Baleiro e o Pagodinho tbém.

    http://www.youtube.com/watch?v=H8Zux512oN4
    Fama -O musical

    http://www.youtube.com/watch?v=iVcVS1OPWR8
    Jack soul brasileiro-Lenine

    LUZ.

    ResponderExcluir
  11. Benção madrinha ,ops padrinho !

    ResponderExcluir
  12. Oi LUZ! Apenas citei mas não me apropriei da "sua" analogia FACE = CARAS, mas cabe observar que o primeiro a sacar esta foi o Millor. Postei devido a qualidade e pertinência da comparação. Desculpe...mas não consegui entender o restante do seu comentário.
    Mas toda estes componentes, já citados, não seriam o entretenimento das massas, o que os torna mais felizes ?
    Todos conhecemos pessoas oriundas de famílias de bom nível cultural (e financeiro) que jamais fizeram, ou farão, esforço algum em adquirir "consciência" da realidade, que não exigem de si mesmas, que adoram a lei do menor esforço, e assim divertem-se diariamente imersos em tudo isto que esta à disposição na mídia. Estes não seriam,ao final das contas, mais felizes por terem uma visão restrita? Não estariam apenas exercendo um direito de livre arbítrio?
    Perguntado se sua vida era muito divertida, Woody Allen respondeu:
    Na metade do meu tempo livre me divirto pouco.
    E no tempo restante?
    Não me divirto nada.

    Zito.

    ResponderExcluir
  13. Dr.Mauricio
    Amei o artigo sobre redes sociais.Gosto muito do seu blog,sempre lúcido e inteligente.Parabens e Obrigada.
    Maria.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Zito

    Então parece que novamente o meu comentário ficou confuso.Engraçado né,sempre qdo faz sentido não entender...Obrigada pelo elogio anterior (vou entender assim) e pelo retorno agora -sobre meu comentário.Não me referi à vc neste sentido ,de ter se apropriado e nem pensei no significado face ,qdo comparei e sim no conteúdo ou pouco mesmo da revista em si.Foi neste sentido.Apenas achei engraçado vc comentar a mesma coisa e mostrar que podemos pensar diferente e igual ou parecido em outras;concordar e discordar.E assim exercer o que chamam de democracia.
    A parte em que disse que gostaria muito de te conhecer ,vc entendeu ? Então ,aguardo resposta .
    Ou vc é invisível ? Qualquer coisa ,faz como de costume ,deixa pra lá...Primeiro vc ataca ,depois assopra ?! Ou ficou mal ,com suas fãs ? Faz sentido né .Cada um se diverte como faz sentido ,sim e ninguém questionou isso e sim a superficialidade ,as embalagens e mundo ilusório e muitas vezes destrutivo e corrosivo para si mesmos e quem está próximo.E quem é simples,valoriza o simples muitas vezes e não se importa tanto em ser o número um ;pega mesmo os que se acham e já não bastava a revista ,tem os personagens anônimos dos faces -mostrando tudo e mais um pouco -pra dá ibope e sentir-se o pop da vez.Vale lembrar que não são todos os faces assim,tem os que fazem uma partilha de fotos de amigos /família ,suas com roupas e sem super exposição.Mas,os de outro conteúdo ,foi a boneca e o boneco frustrado mesmo ,que não pode sair na Caras original ou outras mais específicas -chamadas de nú artístico.É pra vc vê ,qdo querem as pessoas mudam alguns nomes,comparações,defendem até a massa agora.Para assim se justificarem e não pegar mal com as meninas ,não é mesmo.Ainda mais que é tudo de graça ,não precisa nem comprar revista mais pra ver os nús artísticos não é mesmo.E a massa nem sempre pode contar com silicones ,bronze artifical,glamour e tal .Mas,cada um na sua e cuidando da sua vida,não é assim.Ainda mais qdo a coisa fica difícil pro meu lado,é ou não é ? Até .LUZ.

    ResponderExcluir
  15. http://www.youtube.com/watch?v=uVCwGxb_FDs
    O Papa é Pop -E.H

    http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=bM-LMj3U1xw&feature=endscreen
    Pose- E.H

    http://www.youtube.com/watch?v=YUoYBLUIH0c
    Pescador de ilusões - O Rappa

    http://www.youtube.com/watch?v=vPAlphS6LtE&feature=related
    O tempo não para -Cazuza

    http://www.youtube.com/watch?v=9F-jNK1f2O4
    Celebridades sem maquiagem/as do face tbém deveriam aparecer sem produção se a idéia agora é apenas diversão,será mesmo ? ou busca -se ser mais uma celebridade e não precisa muito.Pra quem gosta...a vida e o ser é bem mais que isso.
    PS : válido o comentário para homens tbém.

    Então ficou com medo de perder as fãs,Maurício,mudou mais uma vez o discurso...já que Zito não entendeu.Ou agora ninguém entende mais nada.Elogios vc entende né ?! ô se entende !

    http://www.youtube.com/watch?v=aST0ywy3P7Y
    Com que Roupa ? -Noel Rosa
    Outra preocupação super importante ...e ainda mais tem que ver se combina com as poses.Há quem economiza neste sentido e veste nada ou quase nada...e o povo gosta né ...Pão e circo .

    Vc me faz ter certeza de que não devo cometer os mesmos erros ,por exemplo ,de voltar por aqui.
    Obrigada ,vc me ajudou a perceber isso .Ficar na divisão do muro de Berlim deve ser mais confortável ...Até qualquer dia.LUZ.

    ResponderExcluir
  16. Acredito que 95% da população brasileira ao ler a expressão MISÉRIA HUMANA a entende só no sentido literal do termo, aguardando a seguir algo sobre mendigos, sem tetos, etc...
    Certo estava o Dom Casmurro (se não me falha a memória), que por não ter tido filhos orgulhava-se de não ter transmitido a ninguém o legado da miséria humana.
    Pra encerrar Doutor, uma questão de ordem: De onde fugiu esta companheira que posta seus pequenos comentários aqui no Blog?
    J.A.F.

    ResponderExcluir
  17. Dr. Maurício, segue e endereço de uma montagem musical de qualidade, uma pequena obra prima, me permitindo algum exagero. Não é o fórum adequado a isto, mas....creio que muitos vão curtir.
    Segue com a msg que o acompanha:

    "Ritmo contagiante.

    Não perca por nada! Se tiver fone de ouvido melhor ainda. Não perderá nem um pouco deste som MARAVILHOSO que começa mansinho no Rio de Janeiro, mas é só o início.
    Em seguida os instrumentos e instrumentistas espalhados pelo Brasil e pelo mundo vão se integrando.
    Clique no endereço abaixo. É imperdível. Confira.
    http://www.youtube.com/embed/XMkaBN3x5AM

    Zito.

    ResponderExcluir
  18. Muito legal mesmo ,Zito.
    Não foi exagero os elogios ( concordamos nisso tbém).Muito boa a mistura : letra,música,instrumentos e instrumentistas;união de povos ,raças e culturas diferentes ,crenças;em harmonia.Resumindo : Paz e amor pra todos ,pra si,pra Terra -e não é o que todos desejam ...a música ajuda sim e muito.
    De onde a companheira fugiu ,eu tbém não sei,se soubesse ;voltaria lá com meus companheiros e tudo faria mais sentido.Faz sentido ? Obrigada.
    Devo ter fugido mesmo,voltei...deixo um vídeo pra ti Zito,não tão bom qto este que deixaste e pro J.A.F e Maurício tbem ( se bem que pra um já tava valendo ,não é mesmo ?!)De pinel pra pinel,sentido ?!
    É da tropa de elite tbém ? Pede pra sair ...

    http://www.youtube.com/watch?v=EYRZXkD_7OU
    AA UU -Titãs
    PS : esse som é familiar,acho que ouvia lá de onde eu vim ...
    LUZ.

    ResponderExcluir
  19. O personagem Dom Casmurro teve um filho, só que ficou uma incógnita, se o tal era legítimo ou não.
    Doutor, esse pessoal fugiu do CAPS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana voce tem razão, mas fiz uma ressalva (se não me falha a memória), porém ela falhou!
      O personagem era outro, Brás Cubas, em suas memórias póstumas. Mas a máxima Machadiana vale ou não vale?
      J.A.F.

      Excluir
  20. Encontrei o lugar ...De onde vim e/ou fugi.Então vou voltar pra lá,faz sentido.Foi um grande prazer.E espero que possa ter sido recíproco tbém.Um grande abraço.Música ,não podia ser diferente e não faria sentido ,encerrar sem a mesma.Felicidades em todos os campos de tua vida.E a vida segue.

    http://www.youtube.com/watch?v=UC55dzANNl4
    Its my life -Bon Jovi
    LUZ.

    ResponderExcluir
  21. Como que faz para parar de seguir este blog? É muita mentira e manipulação em um lugar só... o facebook cada um faz o seu, selecionando os amigos. Já quem sai adicionando todo mundo..

    ResponderExcluir
  22. Como faz para parar de seguir este blog? Não acesse mais o endereço, tire do "favoritos", não leia, desligue tudo, arranque a bateria, a tomada, a mão, os dedos, etc...

    ResponderExcluir
  23. Uma gargalhada é pouco para este comentário.
    Zito

    ResponderExcluir
  24. Acabou o tarja preta, dr ? Reforça o estoque e aproveita compra alguma coisa para o fígado também. Eu, hein

    ResponderExcluir