quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A Tragédia de Santa Maria

 
 

A tragédia de Santa Maria, com a morte desnecessária de tantos jovens e de tantos sonhos, nos enchem de perplexidade e tristeza. Transcrevo abaixo o discurso do governador Keating, de Oklahoma, durante um funeral, após o atentado terrorista que matou mais de 200 pessoas. Sua fala, adequada neste triste momento, mostra como não existe medicação com o poder de uma palavra reparadora, seja a palavra carinhosa de uma mãe, o encorajamento de um pai, a sensatez de um líder religioso, o comentário apoiador de um terapeuta.

“Hoje sofremos juntos perante o mundo e perante o nosso Deus, nossos corações e nossas mãos unidos em uma solidariedade que estes criminosos nunca poderão entender. Permanecemos juntos no amor.
Por meio de tudo isto, através das lágrimas, da raiva justa, da tristeza que despedaça nossas almas, da preda incomensurável, algumas vezes nos sentimos sós. Mas nunca estamos verdadeiramente sozinhos. Temos Deus e temos uns aos outros.
Hoje temos nossos heróis e nossas heroínas, santos em cinza e azul, e brancos e cáquis-os que resgataram e os que curaram. Eles trabalharam longa e nobremente e choraram conosco.
E hoje temos nosso Deus. Ele não é um Deus da vossa religião ou da minha, mas de todas as pessoas em todos os tempos.Ele é um Deus de amor, mas também de justiça. Hoje, Ele nos assegura mais uma vez, de que o bem é mais forte que o mal, que o amor é maior do que o ódio. Os milhares de nós juntos aqui hoje, somos multiplicados pelo amor de Deus, ungidos por sua suave clemência. Hoje estamos com Ele e uns com os outros.
É certo que choremos. Fomos todos tocados por essa imensa tragédia. E nossa tristeza é parte do processo de cura. Para alguns de nós, abatidos por intensa perda pessoal, será um longo e torturante caminho. Para todos nós é uma jornada através da escuridão. Mas a escuridão acaba na luz da manhã. Esta é a promessa de Deus e é nossa esperança.
Existe uma linda parábola de um homem que olhou para trás em sua vida e viu-a como uma série interminável de pegadas na areia. Às vezes, havia dois pares de pegadas lado a lado. E ele recordava aqueles tempos como tempos felizes. Outras vezes havia apenas um par de pegadas-tempos de tristeza e de dor. Ele confrontou Deus e perguntou-Lhe porque Ele tinha parado de andar ao seu lado quando ele mais precisava de Seu apoio. Porque, ele se perguntava, Deus o abandonara? E Deus respondeu: “Mas, meu filho, aqueles foram os tempos que eu o estava carregando”.
Ele nos carrega hoje, gentilmente aconchegados em seus braços carinhosos” 
(Extraído do New York Times; 26/04/1995)


 "O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor " (Jó; 1,21)

12 comentários:

  1. Inútil repetir o quanto esta tragédia afetou a todos nós. Mais ainda por poder ter sido evitada, não o foi devido às nossas mazelas culturais como corrupção, imprudência, irresponsabilidade e quem sabe... preguiça. Após os grandes incêndios em prédios na década de 70 ocorreram mudanças nas normas e na fiscalização de forma a minimizar a ocorrência e as consequências de fatos semelhantes, o que de fato ocorreu. Infelizmente isto parece um hábito em nossa sociedade, mas o preço a pagar por ele não está alto demais?

    Zito.

    ResponderExcluir
  2. Faz sentido ,remédios são importantes sim,mas não curam; anestesiam apenas .Não sei se faz sentido dizer assim ( em alguns casos são necessários e devem ser ministrados por um período ).Mas,deve -se lutar pra não ficar dependente dos mesmos e muito menos usa-los como muletas.A dor e a alegria ( dois extremos que sempre farão parte de nossas vidas).E o melhor que temos a fazer é conviver bem com estes extremos ,fácil ? Não.Mas,devemos trabalhar com tudo isso sem ganhador ou perdedor .Aprendermos a caminhar lado a lado e somente dando um passo após o outro é que vamos aprendendo e sabendo lidar melhor .Sobre a parábola ,tbém encontro sentido na mesma e toda dor e qualquer outro sentimento que estes sentem/outros sentiram /ou sentirão sempre existiram e existirão(somos humanos e não robôs).
    Mas,infelizmente ,não temos muitas respostas ,nem por isso devemos desistir e sim ; prosseguir sempre.
    Tem uma música ,que conheci há pouco tempo e gostei muito e vou deixar pra vc e seus amigos.
    Abraço.
    Acho que tbém faz sentido ,com a sua postagem,sobre a parábola,sobre a vida...

    http://www.youtube.com/watch?v=-bm96ZXV-os
    Walk by Faith - Jeremy Camp

    LUZ.

    ResponderExcluir
  3. E quando não existe Deus, o que resta? O ombro de um outro tão desequilibrado quanto aquele que pede consolo? Esse discurso é bem furado.

    ResponderExcluir
  4. E quando não existe Deus, o que resta? O ombro de um outro tão desequilibrado quanto aquele que pede consolo? Esse discurso é bem furado.

    ResponderExcluir
  5. Milena, Milena !... Você não acredita que pessoas preparadas pela ciência, psicólogos, psiquiatras, psicanalistas..., possam auxiliar através "de uma palavra reparadora" e minorar a dor de uma tragédia?
    Então você não acredita na ciência. De agora em diante não utilizes mais medicamentos e vacinas, e em caso de hemorragia grave, deixe-te sangrar até morrer. Assim serás coerente contigo mesma.

    J.A.F.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que sempre existirá alguém ,e,ainda que seja tão desequilibrado qto ...se oferece um ombro e se proporciona acolhida ao outro.Já é um grande indicativo que este ser mortal ; não é e nem será tão desequilibrado e sim mais humanizado.E devemos acreditar principalmente em nós mesmos.As mudanças devem ser geradas a partir de nós mesmos.Nada de repente,num passe de mágica e sim através de conquistas gradualmente e contínuas.Devemos fazer a nossa parte e buscar o crescimento como um todo.Os questionamnetos serão ,inevitavelmente maiores que as respostas.Talvez tbém seja um indicativo para não estacionarmos e seguirmos em frente.

    Deixo um vídeo pra reflexão e pra partilhar o som tbém .

    http://www.youtube.com/watch?v=ID0kgP9IVhs
    Noah and the Whale, "Give a Little Love"

    LUZ.

    ResponderExcluir
  7. Faz sentido tbém ,Zito.
    E acho que isso acontece pq estas pessoas estão mais preocupadas sempre com o ter ,do que o ser e o outro.O materialismo,consumismo,imperam.São os "grandes irmãos "que a mídia vende.Pq os grandes irmãos mesmos morreram para salvarem outras pessoas (doando a própria vida).E os grandes heróis são estes que vencem nos bastidores da vida e mortais que mesmo não entendendo ,não desistem,mesmo cansados ( sabem e lutam pra prosseguir).
    Até .
    Abraço ,LUZ.

    ResponderExcluir
  8. O conceito de "Deus" é subjetivo e de difícil explicação e em algumas vezes até de crença. A esmagadora maioria das pessoas recebe aprendizados e crê porque lhes foi imposto e enraizado em suas mentes desde a tenra infância. Não há como explicar os porquês de uma tragédia em parâmetros espirituais, mas sim como as consequências dos grandes aglomerados. O que resta é chorar e tratar a tristeza.

    ResponderExcluir
  9. Existem pessoas sim ,que acreditam pq outros disseram ser este um caminho...bem como existem pessoas que não acreditam em nada,pq outros tbém disseram ser este o caminho;e existem os que pensam,refletem,questionam e tentam tirar disso tudo algum sentido .Acreditando ou não ,seguindo uma religião,exercitando e trabalhando sua espiritualidade ou não.Grandes tragédias,pequenas ou médias.Muitas vezes não tem explicação.Nem no campo espiritual e nem no científico.Sim ,infelizmente os questionamentos ,são maiores que as respostas.
    Chorar tbém faz bem sim e devemos viver todos estes momentos ,sem se sentir menos por isso ( ninguém é mais fraco pq chora ou mais forte por não chorar).É importante sim deixar o corpo extravasar , limpar aquilo que está oprimindo ,machucando.Chorar e sorrir ,tbém serão constantes em nossas vidas ( independente de tragédias ou não).
    O mais importante é que cada um descubra aquilo que lhe faça sentido,respeitando tbém o que faz sentido pro outro e pq não crescer com as diferenças.Tirar o melhor de cada momento.Às vezes esquecemos ,sim,mas devemos exercitar isso.
    Pq nos fará muito bem ( mas pra fazer sentido é importante que cada um faça sua experiência).

    Segue vídeo : música...o melhor remédio.

    http://www.youtube.com/watch?v=3K1r50asYR4
    Não se Reprima Menudos

    Até.
    LUZ.

    ResponderExcluir
  10. http://www.youtube.com/watch?v=6q1V5SCI6x0
    God of Wonders - Third Day

    Bom feriado.

    LUZ.

    ResponderExcluir
  11. Daniella Ribeiro08 fevereiro, 2013

    Tenho certeza que muitos pais, ao deixarem seus filhos na porta desta boate, fizeram uma prece e pediram para Deus os acolhessem. Uns nem dormiram e de joelhos, rezaram/oraram a noite toda pedindo proteção para seus filhos.
    Por que neste caso, Deus não poupou-os?
    Será porque não era para aquelas pessoas estarem ali. Mas e os que se salvaram? Será que os que não se salvaram os pais não rezaram direito? E os que se salvaram e os pais nem rezaram? E os que rezaram e os filhos morreram, pode ser porque estava na hora de Deus? Mas os pais rezaram e pediram, então quanto está na hora, não importa rezar? Alguém tem algum esclarecimento? Estou confusa.

    ResponderExcluir
  12. Não sei se ajuda o que vou escrever, M...desculpa ,Daniella.Mas,nem sempre temos as respostas.Existem muitas injustiças,existe muitas incoerências.Mas,ter fé ,não isentará ninguém de sofrimentos,perdas,desertos muitas vezes.Rezar,orar,meditar por si ,pelo outro ;nunca será perda de tempo e acredito que estas iluminarão os caminhos (seja na permanência por aqui,seja numa partida para uma outra viagem).Talvez estas serão diferenciais nesta partida ,darão forças,paz para o desapego por aqui.E não dormir enqto estão por lá e levarem até a porta ( é no minímo exagero ,na minha opinião).Pq se já são grandinhos o suficiente para sairem ,que se responsabilizem ,por suas indas e vindas e por suas escolhas.A pessoa sabe qdo a lotação está acima,qdo deve no minímo ter outra saída,qdo lhes interessam.Não estou justificando ,mas não dá pra ficar fazendo disso uma novela .Pq estes ainda morreram se divertindo e os que morreram lutando pela sobrevivência e nem conheceram as alegrias /diversões de teoricamente suas fases da vida.E isso não é ruim pq eram jovens,acidentes são ruins em qualquer idade.
    Mas,muitos na qdo a coisa tá boa ,não tão nem aí.
    E poucos se importam com os outros.
    Na teoria ,deveriam sobreviver ,os que voltaram para salvar a vida de outros;e não os que só pensaram em si.Mas,mais uma vez a teoria nem sempre bate com a prática.Agora duvidar que existe algo/alguém maior ,acho que não por isso.Pq nossos pais tbém erram /erraram feio e nós tivemos e temos que aceitar ,perdoar e muitas vezes recomeçar.E existe tbém a questão do tempo ,talvez fosse o tempo ,pq cças se vão ,casais que recentemente se uniram ,às vezes são separados pela morte.Filhos vão antes,respostas não temos.Mas,estes viveram e os que foram sem viver (acho que a dor destes deve ter sido bem maior).E pq os pais que deveriam rezar e não os próprios ,estes só podem se divertir e ganhar a vida de mão beijada .
    Cada um deve se responsabilizar por seus atos,escolhas e consequências.E a vida foi,é e sempre será um mistério.Os que aprenderam a lidar com ador desde cedo e nunca tiveram nada de mão beijada sabem disso.Cada conquista,ganho foi com muita luta e nem tiveram tempo pra curtir.
    Mas,não sei se isso ajudou ,espero que possa ter feito algum sentido.Eu tbém tenho muitos questionamnetos,mas ainda assim acredito em algo que não vejo ,que sinto apenas que me ajuda por aqui.Mas,vou alugar muito qdo batermos de frente pq muita coisa não bate.mas,devemos prosseguir.
    Nunca desistir,mesmo não entendendo e fazer valer o tempo que for preciso por aqui.

    http://www.youtube.com/watch?v=Nz9GfU13X-Q
    Justin Bieber feat. Jaden Smith - Never Say Never

    LUZ.
    PS : tempos ácidos talvez...

    ResponderExcluir