sexta-feira, 16 de abril de 2010

Carta contra o preconceito religioso

"Como médico, já me vi obrigado a dialogar e a pedir autorização com antecedência a "bandidos" e traficantes para fazer atendimento domiciliar a pacientes acamados em favelas.
Ao contrário do que a chamada da Folha induz a pensar ao mencionar a Igreja Universal ("Em vídeo, Igreja Universal sugere a pastor negociar com "bandidos", 14/4), não há nisso nada de vergonhoso. Vergonhoso é saber que há décadas existe ali um ponto de venda de drogas, conhecido por todos, onde a autoridade pública competente inexiste. Qualquer indivíduo, entidade assistencial ou igreja que pretenda fazer algum trabalho social nestes locais, infelizmente, deve passar por isso."

MAURICIO FERNANDES LUCIO, médico psiquiatra (São Paulo, SP)

Carta publicada pelo jornal Folha de São Paulo no dia 16/04/10

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1604201010.htm

7 comentários:

  1. Olá Dr. eu sempre por aqui para postar comentários rsrs,,Dr. trabalho como o senhor sabe sou teologo e também pastor de uma comunidade em são miguel paulista,, e quero comentar aqui que já passei muitas vezes por essa situação, de pessoas que precisão de tratamento para dependencia química e vc ter que pedir permisão para o dono da boca para buscar o cara dentro da favela,,so sabe o que é isso quem já passou como uma mãe que está desesperada por causa do seu filho, que muitas vezes fica dias dentro de um barraco consumindo drogas,, ou ter que vizitar alguém que mora dentro da boca e vc tem que pedir para entrar naquela viela,, concordo com o senho Dr. o preconceito é muito grande, pois isso não acontece somente com igrejas evangelicas não, mas com missionarios catolicos, mormons, espiritas que por muitas vezes para dar o sopão na boca para os noias tem que pedir para o trafica antes...O problema é que as pessoas fazem um pré conceito de determinadas instituiç~eos que muiatas vezes são regadas pela mídia que tem interesse proprio nesse tipo de noticia, e não conseguem ver o que essas intituições estão fazendo de ajuda social dando dignidade, e assistenciando em lugares a onde o estado não chega, quantos pais de familias a igreja universal recupera por ano com a sua mensagem positivista, que muitas vezes estavam no alcolismo ou até mesmo nas drogas..pensem nisso.. valeu fuiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  2. Magali Manzano Ferreira16 abril, 2010

    Dr Maurício, olá. Sabe o maior mal da humanidade, dentro de meus concetios, é a alta divulgação escrabosa esculachada que a mídia faz. Concordo com o Fábio, pois se uma mãe prende um filho na corrente, ela tem motivos para isso, agora se beber nao dirija, proibido fumar e assim por diante, não seria muito mais fácil e tranquilizador, fechar as famosas indústrias de bebidas e cigarros? Mas aonde fica a ganância dos frios calculistas que não nutrem sentimento algum. Falsa modéstia, como dizem os mais velhos de boas inteções o inferno está cheio, estamos cansados de ver. Agora infelizmente não há solução no meu intímo., pois hoje em dia a humanidade vive um período de transição, e por mais que se levantem bandeiras para se obter uma coisa, sempre tem "Um filho de Deus", com mente aguçada pronto para inventar ou engendrar uma nova maneira de conseguir seu intento. Gritar só não adianta. O que adianta então... Dentro de mim tenho "Se tu teu próprio escudo", e quando nos propormos a isso, com colaboração de profissionais capacitados como vc que vence ou melhor tenta e consegue na maioria das vezes, pois não é fácil, ficar indiferente a qualquer situação, e ter que se calar é um exercício fantástico que só os dotados realmentes conseguem. Com isso estou querendo dizer que ser médico, teólogo, pastor, enfermeira etc. são dons que Deus nos permite usá-los e diga-se que admiro e respeito qualquer categoria pois cada um está no seu devido lugar. Bendito sejam esses que colaboram para o engrandecimento do ser humano. E feliz daquele que consegue se enxergar e se bancar a ser um ser humano condizente com a vontade Divina. Amo por demais vc. Sou macaca de auditório da turma do gargarejo, de tudo que vc está e ainda sei que fará. Bjs com gosto de saudades sua paciente Magali Manzano Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Magali Manzano Ferreira16 abril, 2010

    Por favor desculpas pelo erros de digitação. Intenções, conceitos etc. É que sou muito afobada e vou escrevendo sem ver o que está saido. Obrigaduuuuuuuuuuuuu.

    ResponderExcluir
  4. Oi conheça o meu blog sobre síndrome do pânico e como não temos um manual que nos guie por esse caminho tortuoso. Desde já agradeço a visita.

    ResponderExcluir
  5. É vergonhoso sim! E desrespeitoso também. Pedir permissão pra tratar de um paciente ou fiel a um traficante é mais do que vergonhoso é, no mínimo, humilhante.

    Não importa se essse pedido é feito numa favela do sudeste brasileiro, na floresta amazônica ou no Bronx em NY; É um desrepeito a nossa condição humana ter de recorrer a um criminoso pra pedir pra se ter o direito de ir e vir.

    ResponderExcluir
  6. Percebo a intenção assistencial de muitos pastores. O problema é que nem sempre possuem orientação adequada ou investigam a possibilidade mais séria sobre casos de acidentes de percurso parapsíquico religioso. Por exemplo, a emissão de pensamentos energia para pessoas que já morreram e que podem estar em condição de parapsicose e podem se identificar patologicamente com a crença de serem demonios ou coisas do tipo. As pessoas precisam estudar formas alternativas de desassédio extrafísico como nao emitir pensamentos tao pesados que também podem provocar retrocogniçoes doentias e sim sadias com algumas frases e pensamentos como: você também é traço assitencial, lembrá-los de momentos e exemplos assistenciais, sugestionar bons acontecimentos: um dia você vai... bons acontecimentos, etc. É importante vocês estudarem os efeitos da telepatia inconsciente.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dr. Maurício.

    Sou sua paciente e algum tempo interrompi meu tratamento. Hoje me considero bem. Meu maior problema está sendo meu filho, ele tem 5 anos e desconfio que seja portador de TDAH. O que posso fazer para dignosticar essa doença, já todos os pediatras em que consultei, negam-se a encaminhá-lo a um psiquiatra ou alguém que possa me ajudar ? Confio muito em você, e caso possa me orientar deixo meu email. veralittrel@yahoo.com.br

    Obrigada,

    Boa sorte

    ResponderExcluir