terça-feira, 13 de abril de 2010

Depressão é a quinta doença mais comum no Brasil

O Suplemento de Saúde da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2008, revela que a depressão é a quinta doença de maior ocorrência no Brasil, atingindo 4,1% das 59,9 milhões de pessoas que se declaram portadora de alguma doença crônica.
As doenças crônicas (identificadas por algum médico ou profissional de saúde) mais informadas foram: hipertensão (14,0%) e doença de coluna ou costas (13,5%), com artrite ou reumatismo (5,7%), bronquite ou asma (5,0%), depressão (4,1%), doença de coração (4,0%) e diabetes (3,6%).
A Organização Mundial de Saúde estima que em pouco mais de 10 anos a depressão será a segunda doença mais comum no mundo, devendo atingir o primeiro lugar no ranking em 2030. Ela também será a maior responsável por mortes prematuras e anos produtivos perdidos dado seu potencial incapacitante.
Fonte: Estadão.com

7 comentários:

  1. Maria Rosa13 abril, 2010

    Realmente com a vida agitada que levamos, com a violência cada vez mais crescente, o medo e a insegurança cresce dentro de nós.
    Diante de tantas tribulações, da pressão do dia a dia o nosso corpo físico não aguenta a pressão e daí começa os problemas de saúde.
    A depressão para mim é algum assustador, ainda bem que tudo esta sob controle.
    PS: Parece que está todo mundo LOUCO!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se a depressão é uma doença moderna, pois nossos avós não se referiam a ela. Se existem estudos que a depressão estará em primeiro lugar no ranking daqui a alguns anos, a O.M.S deveria promover uma campanha de prevenção à ela, salvando desta forma muitas vidas. Eu já tive depressão e confirmo que ela é altamente incapacitante. No meu caso a cura deveu-se a vários fatores entre eles, a psicoterapia e uma radical mudança na forma de viver e ver a vida.

    ResponderExcluir
  3. Acho que depressão não tem prevenção, ela vem sem motivos!!!

    ResponderExcluir
  4. Dr. quero te perguntar uma coisa, se o senhor acha que a depressão é uma doença comum hoje em dia pelo motivo das pessoas correrem muito, não terem paz, as divídas, o cansaço do trabalho, isso esta contribuindo para uma sociedade mais depreciva?

    ResponderExcluir
  5. Acredito que assim como o diabetes e outras doenças crônico degenerativas devemos nos preocupar com a prevenção e, se não for possível, teremos de aprender a conviver com ela. Acredito que, muito mais difícil que o controle psicoterápico e medicamentoso, é enfrentar o preconceito das pessoas... Um abraço Drº Querido!

    ResponderExcluir
  6. Magali Manzano Ferreira16 abril, 2010

    Oieeeeeeeeee olha eu aqui outra vez........ Nos tempos antigos morria-se de inanição causada pela dor sofrimento por perda de alguém de algo material muito importante, dizia-se "Melancolia" hoje para mim depressão. Realmente não é fácil querer levantar a poupança da cadeira se sacudir e enfrentar, o mais importante como saber fazer dar tempo ao devido tempo para conquistarmos total liberdade para no desgarrarmos de sentimentos que nós mesmos criamos lacramos e por ego, ou falta de um bom orientador, compreensão compaixão pelo próximo, e do próximo deixamos de nos libertar. Não é fácil não tentar se entender primeiro para depois entendermos o próximo. A solução está dentro de nós mesmos.Calar, ouvir digerir, degustar tomar iniciativa é um processo difícil, mas que com sabedoria discernimento e com a ajuda maravilhosa que temos na escolha de um excelente profissional a nos orientar, acredito chegaremos ao nosso objetivo. Nós infelizmente nos vemos como vítimas, coitados sem solução, e isso não é verdade. Acredito que podemos viver a realidade, mesmo doendo machucando, mas temos de tirarmos nossas mascaras e fantasias e encarar a realidade, isso lógico com a orientação supervisão de um excelente profissional,Parabéns Dr. Maurício. Beijos com gosto de caramelo.

    ResponderExcluir