segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sibutramina: emagrecer pode ser perigoso

A sibutramina, um dos remédios para emagrecer mais vendidos no mundo, está proibida na Europa. Segundo a Agência Europeia de Medicamentos, o uso do remédio aumenta consideravelmente o risco do paciente sofrer derrame e enfarte. Nos Estados Unidos, a Agência e Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) também alertou para os riscos de enfarte e derrame. Lá a droga não foi vetada, mas o órgão pediu ao laboratório Abbot, fabricante do medicamento emagrecedor, que intensifique o alerta sobre os riscos do uso da sibutramina.
A sibutramina é um risco para pessoas com antecedentes de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia, além de a quem tem pressão alta, problemas hepáticos e cardíacos. O uso de medicamentos para emagrecer pode tanto desencadear um transtorno psíquico em alguém com predisposição para tal quanto piorar um quadro já existente. É verdade que no caso da sibutramina o risco é menor que no das anfetaminas, mas não significa que ele não exista.
Ainda em 2002, o Setor de farmacovigilância do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) informou em um alerta terapêutico ter recebido 29 notificações de eventos adversos relacionados a sibutramina. Em 11 deles, os pacientes manifestaram alterações psiquiátricas. A conclusão do CVS foi de reação adversa provavelmente relacionada ao medicamento. O órgão também alertou para o fato de haver poucos trabalhos sobre os efeitos da sibutramina como desencadeadora de transtornos psiquiátricos em indivíduos sadios ou como fator de agravamento desses transtornos em pacientes já diagnosticados como portadores de distúrbios psiquiátricos.
Entre as reações identificadas no alerta do CVS estão: sensação de morte iminente, depressão, ansiedade, agressividade, exaltação do humor, pensamento acelerado, comportamento de risco, agitação, confusão, inquietação, hipomania, alucinações. Distúrbio de conduta: irresponsabilidade, agressividade, irritabilidade, redução do senso crítico. Ansiedade excessiva,sensação de aperto no peito, dificuldade de raciocínio e ansiedade com irritabilidade.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. E outra coisa, td que fazemos na vida corremos riscos.....a vida é improvável demais para não se arriscar!!!1 Sou a favor de todas as tentativas possíveis para se levar uma vida melhor!

    ResponderExcluir
  3. Estou assustada com os efeitos colaterais! Faço uso do sibt desde 2006. Obtive otimos resultados, porem no ano de 2010 não fazia mais efeito. Engordei 15kg.6 kg perdi com o remedio, mas alguns meses não consigo dormir, tenho zumbidos nos ouvidos a noite, e quando tenho sonhos so tenho pesadelo. acho que ja esta dando sinais evidentes de perigo! Não e facil mas vou jogar o resto que eu tenho fora! Deus me ajude! Ai,ai agora é a hora de criar vergonha e emagrecer saudavel,! Afinal eu mereço! Vivi mg

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Doutor: porque no Brasil ainda não foi proibido o uso de sibutramina? O pior é que quando vc começa a usar fica difiçil de parar! Eu nem sei o que faço, mesmo tendo este zumbidos no ouvido ,tendo pesadelos quando vou dormir , eu acordo no outro dia e penso ai ja passou, ai tomo o remedio outra vez, acho que virou um viçio. Dr! O que eu faço me ajude!!

    ResponderExcluir