quarta-feira, 12 de maio de 2010

Só mentirosos (e gays) não tem problemas com as mulheres

Uma leitora, irritada, pergunta: "Você não acredita que existam mulheres sozinhas e bem resolvidas? Você deve é ter problemas com as mulheres". Dou duas respostas.
Primeira: não acredito em pessoas bem resolvidas, acho que todo mundo que se diz bem resolvido é um mentiroso contumaz, mulher ou homem. No fundo, o que existe hoje é um marketing de comportamento que se apoia no consumo crescente de antidepressivos e hábitos macabros como conversar com gatos, cachorros, plantas ou extraterrestres. Só eremitas conseguem viver bem sozinhos. Amar a solidão sempre implica alguma forma de trauma ou desencanto com a vida.
Segunda: sim, tenho problema com as mulheres, quem não tem? Só os mentirosos e os gays. Os gays não têm problemas com as mulheres porque são indiferentes a elas. Ser bem resolvido com as mulheres é ser gay. Para o gay, a mulher é obsoleta. Exigir dos homens "afetos corretos" para com as mulheres é querer que todos sejam gays. O mesmo vale para as mulheres: toda mulher tem problema com os homens. Quando se trata da relação entre homens e mulheres, estamos num pântano de medo, insegurança, baixa autoestima e jogos de manipulação. O inferno do desejo.Conhece?
E por que existe tanta gente que faz uso desse marketing de comportamento dizendo por aí que "hoje temos outra cabeça"? De novo, dou duas respostas.
Primeira: eu me vendo como bem resolvido para fazer os outros se sentirem mal e com isso elevo minha autoestima. Nunca subestime a delícia que é fazer o outro se sentir mal mesmo que você não esteja se sentindo tão bem assim.Segunda: como derivação da primeira, eu me vendo como bem resolvido para elevar meu preço no mercado dos afetos e das relações.
As duas se resumem no velho pecado da vaidade. Esse é apenas um dos sete pecados capitais (caso a cara leitora queira saber mais, leia são Tomás de Aquino). Melhor do que todo o papo de luta de classes, ideologia, política dos corpos, sexismo e blá-blá-blás associados, experimente usar os sete pecados capitais para ver se eles não iluminam a chacina cotidiana em que você vive.

Extraído de uma resposta de Luis Felipe Pondé, a uma leitora, publicado pela Folha de São Paulo.

6 comentários:

  1. Gostei muito do post ! É engraçado ! Mas esqueceram de dizer que existe a solução para esse eterno conflito homem- mulher, se chama idade ! Conforme passa o tempo, as coisas dão sono e perdem a importância. Então percebemos que para o problema existir, só precisamos de dois seres humanos e pronto, já dá confusão!Ah, como é bom envelhecer

    ResponderExcluir
  2. Maria Rosa16 maio, 2010

    Depois de ler o texto e analisar digo: Cada mulher e cada homem, têm um ponto de vista diferente com relação à relacionamentos não se pode generalizar!
    Eu falo por mim, ser bem resolvida na vida não significa que preciso ter alguem para me completar e muito menos que o antidepressivo faça o complemento de estar só.

    ResponderExcluir
  3. Bem realista seu artigo. Que bom saber que sou normal!! Usei muito(e ainda uso quando necessário) o marketing do comportamento "sozinha bem resolvida", mas essa iluão nunca me convenceu. Solidão dói sim, não acredito que alguém possa se sentir verdadeiramente feliz vivendo como um eremita. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  4. Achei vc radical mentiroso contumaz? Bem posso divergir mas me aceitar como mentirosa contumaz não, pois vejo a vida por um outro plano o vencer os confrontos se bancar sem vaidade e sim com humildade consigo e para com o próximo ai sim todo seu contexto passa ser verdadeiro não importa para quem e sim para voce sòmente. Não me importo de dizer que faço uso de fluxetina rivortril dormonid, até quando não sei, mas me faz bem e muito bem não são muletas totalmente são coadjuvantes para que eu possa me encarar e enfrentar e vencer as barreiras que se apresentarem. Adoro vc. Bjs Magali

    ResponderExcluir
  5. Sabe o que admiro em vc. sua integridade e lealdade com vc primeiro e leal com seus colaboradores. Bjs Magali

    ResponderExcluir
  6. "Não me importo de dizer que faço uso de fluxetina rivortril dormonid, até quando não sei, Adoro vc. Bjs Magali
    26 Maio, 2010

    Certamente para o resto da vida. Rivotril é a benzodiazepina mais difícil de retirar e os ISRSs...
    um verdadeiro inferno com sintomas de abstinência tão graves que podem levar à suicídio ou homicício e ainda a surpresa de passar 18 meses reduzindo a miligramagem e finalmente ficar livre do remédio e ter que voltar à droga pois algumas pessoas ficam têm sua fisiologia alterada.
    Antidepressivos ISRS foram sugeridos para tratar estupradores pois tornam homens e mulheres castrados fisicamente alterando inclusive as fantasias.
    Há relatos de homens e mulheres que mesmo após pararem de tomar antidepressivos ISRS não conseguem mais ter nenhum prazer sexual.
    Homens relatam que podem ver um par de belos seios e não sentem nada.
    Bem, eu ia falar uma coisa mas ao ver este comentário tive que dizer.
    Tenho um blog em inglês que iniciei em 2008 para me unir à pessoas que estão tentado conscientizar as pessoas a respeito da psiquitria vigente que só visa o lucro.
    Em português é impossivel por que a indústria farmacêutica é ubíqua e não existe ninguém tentando alertar.
    Teria que traduzir tudo e é inviável.
    Nos EUA estão querendo forçar criaças a tomarem Ritalin por meio de um obrigatório teste nas escolas para diagnosticar hiperatividade sem que a permissão dos pais seja necessária.
    Sinceramente o que a medicina como um todo e a psiquiatria em particular está fazendo faz Hitler e os eugeneticistas americanos do século 20 parecerem filantropos pois ao menos matavam aqueles em desacordo com aseus princípios.
    A medicina está fomentando iatrogenesis e tornando a vida de algumas pessoas impossível, uma verdadeira tortura.
    Isto um cia vai ser conhecido como crime contra a humanidade.

    Não neste século, claro mas na história da mecidina capítulo "Era da BigPharma".

    ResponderExcluir