terça-feira, 25 de maio de 2010

Vampirismo e santidade

Ao ouvir do Santo Padre algo como beber o sangue de Cristo, fui tomado por estranhos pensamentos. Afinal, eu também tenho esse direito.

Beber o sangue de Cristo Salvador, no ritual da missa, traz vida, luz e esperança. Este, de quem se bebe o sangue, é o oposto de outro, que bebe nosso sangue. O vampiro, que já está morto, alimenta-se de sangue em busca da vida, que continua, para ele, na morte. Cristo, que morreu, oferece seu sangue e ressuscita para a vida eterna. O vampiro foge da cruz, para matá-lo é preciso fincar uma estaca em seu coração, uma farpa de madeira. Cristo morre cravado numa cruz, imensa estaca de madeira. A cruz, no cemitério, é uma estaca, fincada sobre a tumba do morto que abaixo descansa, em paz, no aposento do vampiro. O vampiro que da cruz foge, não descansa, mas dorme no leito dos mortos. Não pode ter contato com a luz, na qual envolto, Cristo ascende aos céus. O coração do vampiro morre pela estaca, e o coração de Cristo vive, visível nos quadros e pinturas.
Ambos parecem dizer o mesmo, de maneiras opostas. Talvez, por isso, nunca sejam vistos juntos. Noite e dia.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:54)

4 comentários:

  1. Você faz um jogo de palavras interessante e que desperta o interesse e a vontade chegar ao fim da proposição e desvendar sua intenção ao escrever.
    Outro bom post.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Considero como simbologias. O mais cmplicado é o vampiro vivo que fica conosco e sem que percebamos nos levam nossas energias.. Isso é para comemorar que consegui entrar sózinha no seu blog como seguidora fuçei fuçei e consegui. Bjs Magali

    ResponderExcluir
  3. Maria Rosa26 maio, 2010

    No Brasil existe uma Lei que trata justamente da liberdade de culto e de expressão.
    O Brasil é um país Ecumenico.
    Religião e Fé não é para ser discutido e sim respeitado.
    Cada Ser Humano, tem dentro de si a sua própria Verdade, sua própria Fé e suas crenças.
    Neste imenso UNIVERSO, ninguém tem a verdade absoluta.
    Vamos viver em Harmonia é o melhor que podemos fazer.

    ResponderExcluir
  4. RS........ Boa Dr. Gostei da comparação, e pior que este sacramento o da eucaristia é muito complicado se observado pela cultura do totem ou seja do deus que foi emolado é tambem bastante interessante, tem um autor que trabalhar bastante este assunto, ele é um antropolo e chama-se Sir James George Frazer, que escreveu sobre o sacrificio dos deuses atraves do conto do jardim de diana que é um quadro muito famoso, o livro se chama o Ramo De Ouro e tem como prefacio uma nota do Darcy Ribeiro vala a pena ler Dr.. Abraço

    ResponderExcluir