sexta-feira, 2 de julho de 2010

Ciência, religião e criacionismo

Nem sempre a luz acaba com as trevas.
Muitas pessoas acreditam que o mundo foi criado há cerca de 4 mil anos, que a evolução das espécies, conforme inicialmente proposto por Darwin em 1859, não passa de uma "teoria" (fantasiosa), e que é perda de tempo discutir a respeito, pois a verdade já foi estabelecida por seus profetas, sejam eles santos, pastores ou divindades. Mais grave do que ignorância, ou seja, desconhecimento, desinformação, falta de instrução; estas posturas, a meu ver, se aproximam mais da doença mental, da patologia do pensamento, da psicopatologia.
A psiquiatria tem estudado esta questão. Para quem se interessar, ofereço o link para uma matéria a respeito publicada na Revista de Psiquiatria Clínica (Numbers RL / Rev Psiq Clín. 2009;36(6):246-51):

http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol36/n6/250.htm
(Este artigo é baseado numa conferência proferida em 11 de maio de 2006 no Howard Building do Downing College na Universidade de Cambridge, Reino Unido).

8 comentários:

  1. Maria Rosa02 julho, 2010

    Interessante este assunto, nesta quarta-feira dia 30/06 na Discovery Chanel começou um documentário sobre o tema em questão inclusive como FREUD tratava seus pacientes e as experiências que ele fez e a conclusão que chegou:
    Freud explica que não há nada de sobrenatural e que tudo é resultado da mente humana, são apenas patologias.
    Tudo o que pensar se cria.
    Estou resumindo mas também Newton fez algumas experiências, com a física quântica.
    Quem se interessar o documentário vai continuar na próxima quarta-feira às 22 horas na Discovery Chanel.
    O legal destes assuntos é que nós conseguimos esclarecer algumas dúvidas entre Mitos e Verdades.

    ResponderExcluir
  2. Dizem que a força do pensamento é poderosa, por exemplo se vc deseja muito alguma coisa, vc a atrai com a força do seu pensamento, isso é a mais pura mentira!!! Experiência própria!

    ResponderExcluir
  3. Nossa complexo demais, mas o que me chamou a atenção foi sobre a Arca de Noé.... interessante, de que tamanho seria a arca? ou melhor quais as dimensões? Sabe que só agora minha ficha caiu.... O medo era tanto de se confrontar as coisas que até passavam desapercebidas, num é que agora me desencantei com a Santa Arca salvadora, de Noé!!!!!! é... tinha medo e o próprio não me permitia se quer ler artigos que não fossem aqueles ditados pelas santas freiras, aliás eramos dirigidos a acreditar nas Taboas de Móises, arca Barbaridade, como um cidadão pode influenciar um ser humano? E as baleias golfinhos leóes marinhos focas ursos polares, caraca e o clima dentro da Arca? era climatizada? Gente desculpem-me pela ignorância absurda, mas acreditem é verdade nunca me atentei para esses fatos, pois ao que a Igreja impunha não se discutia.Foi legal a releitura pelo menos sobre dogmas impostos e reiduculamente não pesquisados tudo pelo MEDO! DEUS ESTA VENDO..... Amo vc. Bjs Magali

    ResponderExcluir
  4. Olhem pelo que li no artigo o Santo Dilúvio durou um ano......... Já pensou a caca que era lá dentro? da Arca. Gentem agreditem me tiraram um doce das mãos que nem consegui comer. Bjs Magali. Graças a quem ??????? à ele Dr Maurício que tem peito para nos questionar e tentar retirar o lixo que há dentro da gente. Te amo e muito.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o grande problema do homem não é o Deus Eterno, mas o proprio homem, a religião é o grande problema, é uma gaiola inventada por homens, os homens inventaram a religião, Deus não tem nada a ver com isso, ao contrário a Biblia diz que Jesus veio para dar liberdade, "se o Cristo te libertar verdadeiramente sereis livre", aí eu pergunto livre do que, do proprio homem, das estruturas que ele inventa para prender o seu semelhante, aprisionar, quer ver coisa pior no nosso século do que o capitalismo, creio que muitas pessoas estão doentes por causa dele, o cheque especial que vai vencer e vc tem que pagar 10% ao banqueiro, o cartão de credito que se vc pagar o mínimo tem juros de 14%, hoje as atrocidades que o capitalimos faz com o ser humano é muito pior do que a religião, e vejam não estou defendendo a religião, mas acho que se ajustar a uma sociedade doente como a nossa mostra que somos mais doente, e creio que a obra de Cristo é isto de nos libertar do proprio homem, destas estruturas inventada por eles, de tentar sanar as nossas doenças psiquicas.
    Abraço Dr.

    ResponderExcluir
  6. Maria Rosa03 julho, 2010

    "EU NAO SOU UM SER HUMANO PASSANDO POR UMA EXPERIENCIA ESPIRITUAL. EU SOU UM SER ESPIRITUAL VIVENCIANDO UMA EXPERIENCIA HUMANA."

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Fábio Bezerril, concordo plenamente tuto gira em torno de materialismo interesses que sugam a inocência ou ingenuidade ou por própria ilusão daqueles que acreditam em tudo, e se deixam levar pelo magnetismo dos mais espertos que se apresentam como esse ou aquele nomeado clareado por Deus e o Espírito Santo, o que vale mesmo é a convicção de nossos limites e responsabilidades, pois como vc bem mostrou quando as contas chegam e temos de saldá-las quem que as liquidará? Muito legal. Bjs Magali

    ResponderExcluir
  8. E aproveitando galera acessem o meu blog, http://fabiobezerril.blogspot.com

    Comente lá

    Valeu Dr. abraço

    ResponderExcluir