sábado, 24 de julho de 2010

Pacientes que não tive 06: São Domingos de Gusmão

Ao lado de São Francisco de Assis, marcou o século XIII com sua santidade vivida na mendicância e no total abandono em Deus e desapego material. Foi o fundador da Ordem dos Irmãos Pregadores Cavaleiros de Cristo (1215), mais conhecida como Dominicanos ("domini canis", ou cães do senhor), responsável pela formação de doutores como São Tomás de Aquino. Nascido na região da atual Espanha em 1170, de família  notória (dois de seus irmãos morreram em odor de santidade), numa época assolada por movimentos hereges. Sua mãe sonhou que ele nasceria com uma tocha na boca, com a qual incendiaria o mundo. Atraído para a virtude desde o berço, diz-se que de pequeno já era prodigiosamente dotado da sabedoria de anciãos. Rodeado de glória, cuidava de doentes nos hospitais. Pobres, órfãos e viúvas não ficavam desamparados em sua presença.
Dedicou-se a reconduzir a Deus as almas extraviadas pelas heresia albigense, dos cátaros. Regava as verdades com afetos piedosos a fim de que germinassem os frutos da salvação. Estremecia ao saber que tantos se perdiam por falta de pregação, sentindo de longe o cheiro dos inimigos da fé. Foi então designado pelo Papa a impulsionar a Santa Inquisição, à qual se dedicou com heróico fervor, culminando na formação da Cruzada (guerra) contra os Albigenses (1209-1229), pelo Papa Inocêncio III. A luta era feroz, mas seus sábios métodos, infalíveis. Perguntado como distinguir os piedosos dos infiéis, em uma cidade albigense, São Domingos, replicou: "Mate-os a todos, Deus saberá quem são".
Falecido em 1221. Canonizado em 1234.

9 comentários:

  1. Hmmmmmmm, sei...

    "Todo golfinho tem um pouquinho de tubarão
    Todo ATEU tem algum tipo de deus no coração
    Todo cordeiro tem um pouquinho de lobo
    Todo geninho tem um pouquinho de bobo

    100% não exite
    Ninguém é somente triste
    100% gato mia
    Ninguém é só alegria"

    :D

    ResponderExcluir
  2. Maria Rosa24 julho, 2010

    "Uma arvore que cai,faz mais barulho que uma floresta que cresce".
    Segue carta do padre salesiano uruguaio Martín Lasarte, que trabalha em Angola, de 06 de abril e endereçada ao jornal norte-americano The New York Times. Nela expressa seus sentimentos diante da onda midiática despertada pelos abusos sexuais de alguns sacerdotes enquanto surpreende o desinteresse que o trabalho de milhares religiosos suscita nos meios de comunicação.

    Querido irmão e irmã jornalista: sou um simples sacerdote católico. Sinto-me orgulhoso e feliz com a minha vocação. Há vinte anos vivo em Angola como missionário. Sinto grande dor pelo profundo mal que pessoas, que deveriam ser sinais do amor de Deus, sejam um punhal na vida de inocentes. Não há palavras que justifiquem estes atos. Não há dúvida de que a Igreja só pode estar do lado dos mais frágeis, dos mais indefesos. Portanto, todas as medidas que sejam tomadas para a proteção e prevenção da dignidade das crianças será sempre uma prioridade absoluta.
    Vejo em muitos meios de informação, sobretudo em vosso jornal, a ampliação do tema de forma excitante, investigando detalhadamente a vida de algum sacerdote pedófilo. Assim aparece um de uma cidade dos Estados Unidos, da década de 70, outro na Austrália dos anos 80 e assim por diante, outros casos mais recentes...
    Certamente, tudo condenável! Algumas matérias jornalísticas são ponderadas e equilibradas, outras exageradas, cheias de preconceitos e até ódio.

    ResponderExcluir
  3. Maria, Doc, colegas.

    Mídia (qualquer uma delas) falando do padre herói, não vende, não dá ibope, não tem anunciante. É tudo dinheiro no final das contas.

    Outra coisa: ao colocar o SEU filho, VOCÊ como possível vítima a mídia implanta o medo (o governo nos controla pelo medo?) e, além de perverter as informações, explora a miséria alheia que pode um dia ser a nossa.

    Eu não leio jornal há quatro anos. Apenas os quadrinhos diariamente e o caderno de economia e política uma vez por mês.

    ResponderExcluir
  4. O fanatismo leva à loucura, mas neste caminho muitas pessoas sofrem.
    Infelizmente em todas as religiões o fanatismo se destaca e sempre de forma perversa: a cegueira dos fanáticos torna a vida dos mais próximos a eles, o próprio inferno aquí na Terra.
    Sônia

    ResponderExcluir
  5. Maria Rosa26 julho, 2010

    Milena, por favor não quero saber de seus comentários ok!!!!
    Não te conheço e ao visitar este BLOG sempre coloco meu ponto de vista e sempre respeitei à todos os comentários feitos, inclusive os seus.
    Gostaria de pedir a você para não ironizar os outros comentários feitos.
    BNão te conheço para mim você não existe, TONTA!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Maria Rosa

    ResponderExcluir
  7. Maria, vc deve ter sido reprovada em todas as matérias que exigiam interpretação de texto. Eu fiz um complemento elogiando seu comentário, porque o achei relevante, verdadeiro e... deixa pra lá.

    Aff

    Ps. Opiniões anônimas deveriam ser proibidas ou excluídas. Quem não tem culhão ou peito pra dar a cara pra bater, não tem o direito de opinar.

    ResponderExcluir
  8. além de tudo vc Milena a chama de burra? Nossa vc é grossa hem! Vai fundo Maria Rosa

    ResponderExcluir
  9. ah! lembrete: discordar não é desrespeitar

    ResponderExcluir