quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Astronauta Brasileiro

Em 2006, o governo brasileiro gastou dez milhões de dólares para que Marcos Pontes, embarcasse como passageiro numa nave espacial russa, passando uma semana em órbita da terra. Nessa oportunidade, ele levou a cabo experimentos científicos sugeridos por alunos do ensino fundamental, como plantar feijões em algodão e ver como se comportavam na ausência de gravidade. Enquanto isso, o programa espacial brasileiro acumula fracassos, como a explosão da base de lançamento de Alcântara, que matou 20 funcionários em agosto de 2003. Fernando Reinach, biólogo, Ph.D. pela Cornell University, grande divulgador de ciências no Brasil, calculou, com base em dados do CNPQ, que com o dinheiro gasto na brincadeira desse passeio espacial, poderiam ter sido formados 290 novos doutores, no exterior, num prazo de 5 anos. Ou seja, o dinheiro público que deveria ser investido em educação, foi gasto em um golpe publicitário. Sorte do astronauta. Dois meses após a viagem, ele pediu baixa de seu posto, se aposentou na reserva remunerada da FAB, com apenas 43 anos de idade. Hoje em dia, Marcos Pontes hoje ganha muito dinheiro posando ao lado de travesseiros. È o que se espera de um governo liderado por um homem que se orgulha de não ter estudado.

6 comentários:

  1. Para os nosso governantes é melhor ter um monte de pessoas ignorantes que são masi facil de manipular do que pessoas esclarecidas. Aqui somo doutrinados a estudar para arrumarmos um emprego, e que no maximo que podemos chegar é em um curso de graduação, o que mais escuto por ai é porque fazer um mestrado e doutorado, porque se pós doutorar.
    Imagina Dr. Mauricio se fossemos uma nação de pessoas esclarecidas, provavelmente não taria a patifaria que está hoje este país, a onde o tiririca vai pra televisão pedir votos, concerteza teriamos que ter politicos de verdade.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oh, come on! Imagem é tudo! Era necessário o investimento para não prejudicar nossa imagem de país emergente! Afinal, estamos ou não no jogo?

    Outra coisa, estamos no Brasil o que se esperava? Conscientização para protestos? Não faz parte da nossa cultura, infelizmente. Ou felizmente também, convivemos com zilhões de religiões sem guerra.

    Fábio, fiquei pensando nessa nação de pessoas esclarecidas. Perderíamos bilhões de dólares desde o comércio formal de tranqueiras até o informal de pirataria, sem contar na competição, produções de qualidade em excesso, enfim... apesar que, só de não ter o asno do Titica, ops, Tiririca na propaganda eleitoral, valeria.

    :)

    ResponderExcluir
  3. Nosso Brasil é uma torta de massa requintada, e quem faz o recheio, perdão pela analogia, é o nosso governo. Assim sendo ela é tão indigesta.
    Não pensei muito para responder e, se pensasse mais correria o risco de ter uma tremenda depressão.
    Pertenço ao mundo da investigação científica, sei como ela é importante e agradando ou não faz parte do homem, porém a contribuição para a ciência dada por esta missão (que é uma repetição) sabemos e podemos encontrar em qualquer Biblioteca ou até Internet, como se dá o crescimento de qualquer vegetal com pequena gravidade, e é por isso mesmo que eles já sabem até como desenvolver uma horta na lua, quando o tal telescópio for instalado lá, já que comprovadamente existe água congelada. Muita gente rica hoje é proprietária de um terreno lunar. Disse tudo isso só para poder reafirmar a inutilidade do nosso astronauta brasileiro, que levou consigo um satélite de exploração que foi posto em órbita, já que era este o grande objetivo. Os feijões foram um pretexto para transforma-lo num herói nacional. Quem são nossos heróis nacionais mesmo?
    Tchau
    Su

    ResponderExcluir
  4. Mauricio,

    Nada a ver com o assunto, mas a tua forma de escrever e analisar contos, histórias, enfim, fez despertar em mim a curiosidade de saber como você analisaria e dissertaria sobre a história de Romeu e Julieta.

    Aguardo

    ResponderExcluir
  5. Este é apenas mais um dos picaretas que infestam o Brasil, aproveitou-se de uma legislação frouxa e leniente que permite aposentadoria aos 43 anos, além de curtir, gratuitamente, o passeio turístico mais caro da nossa história. É uma síntese perfeita da Lei de Gersom que vigora em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Oi Doutor Mauricio tudo bem?
    Aqui é a filha da sua ex Paciente Alaide,a Michele.
    A minha mãe queria tanto voltar a ter contato com o Senhor. Ela tem msn e um email. Se o senhor puder entrar em contato com ela assim que possivel ela ficará muito feliz pois ela sente muita falta do senhor.
    Vou deixar o email dela aqui para qualquer coisa:
    alaidefigueiredo@hotmail.com

    Espero que o senhor não se encomode por eu ter mandado um recado assim aqui em seu blog.

    Beijooos.

    ResponderExcluir