quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Síndrome do Cólon Irritável

Muitos pacientes procuram atenção médica por apresentarem sintomas digestivos desagradáveis, costumam ser submetidos a exames invasivos como endoscopias e colonoscopias, para ao final ouvirem dos médico que nada foi encontrado. Nada pior para um paciente com queixas legítimas do que ouvir do médico que ele “não tem nada”. Afinal, ele pensa que não é louco (o paciente). A doença clínica mais comum do aparelho digestivo se chama Síndrome do Cólon Irritável. Caracteriza-se por alterações nos hábitos intestinais, como prisão de ventre e diarréia alternadas, dor abdominal crônica, intolerância a alimentos específicos, dor ou seu alivio à defecação, distensão e desconforto abdominais, e às vezes, fraqueza. Costuma ter início antes dos 30 anos, é mais comum em mulheres e costuma ser agravado por fatores ambientais estressantes. Os pacientes com esse diagnóstico apresentam uma freqüência aumentada de distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento afetivo e muitas vezes atravessam períodos difíceis da vida. Um pronto-socorro clínico muitas vezes submete estes pacientes a baterias de exames cansativos, dolorosos e inconclusivos. O tratamento se faz com medicamentos antidepressivos e a melhora muitas vezes é notável. Esta é mais uma situação que ilustra o papel do psiquiatra diante de problemas aparentemente de competência de outros especialistas. Psiquiatria, além de outras coisas interessantes, também é medicina.

7 comentários:

  1. É sensato trabalhar com a hipótese de que não temos o poder de ficar imunes às doenças, mas é fato que a eleição daquela que fará ressonância com nosso "sintoma" está sob nosso comando.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Mauricio Parabéns pelo texto...

    É verdade que hoje muitos seguem aquele ditado que diz...

    De médico e de louco todo mundo tem um pouco.

    Acho isso um verdadeiro crime, além da falta de respeito para com os pacientes, pessoas que pensam que a vida é um teatro, atuam como médicos, terapeutas, psicanalistas, curandeiros, muitas vezes se aproveitando de pessoas sem instrução, de boa fé, desesperadas e que só querem a cura, a melhora.

    ResponderExcluir
  3. Nada pior para um paciente com queixas legítimas do que ouvir do médico que ele “não tem nada”.
    Essa frase expressa meu atual momento!
    Minha vida se transformou num inferno após descobrir que tenho Tireoidite de Hashimoto! Sou tratada como depressiva crônica por todos endocrinologistas que procuro....engraçado que meu próprio psicólogo acha que todos meus problemas são de ordem fisicas...e não emocionais!!! Vai entender a cabeça dos médicos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Fora os outros sintomas como: queda de cabelo, dificuldade em perder peso, cansaço, sonolÊncia( mesmo após ter dormido 12 horas seguidas), unhas fracas, lapsos de memória, sensibilidade ao frio.........

    ResponderExcluir
  5. Concordo Dr. não tem nada mais terrivel do que vc ir até um pronto socorro com dores e diserem que vc não tem nada, ou como eu já passei de um médico virar para o outro enquanto eu siía da sala e dizer que era só um "pitch".

    ResponderExcluir
  6. Olá Dr Maurício e todos amigos do blog. Não imagina minha felicidade por poder estar novamente ativa aqui. Nossa adorei sua postagem, hiper interessante esclarecedora e talvez bom para meditarmos e acreditarmos que nassa mente faz muitos estragos em nosso físico; Adorei. Bjs MAGALI MANZANO FERRERIA

    ResponderExcluir
  7. O dificil é qd o fisico provoca estragos na mente......

    ResponderExcluir