terça-feira, 28 de junho de 2011

Alcoólicos Anônimos: o mito


É muito fácil manter um grupo de tratamento com altas taxas de cura do alcoolismo: basta expulsar desse grupo aqueles que não conseguem se manter abstinentes. É isso o que faz o AA (Alcoólicos anônimos) vender sua imagem de sucesso. Segundo estudo recente da Unifesp, a taxa de abstinência obtida pelo tratamento no AA está em torno de 9%, contra os 35% conseguidos em tratamentos médicos, que associam medicação a psicoterapia.
 Com grande aceitação no Brasil, mas não na França, onde é considerado uma seita de caráter religioso, o AA não recorre a medicações, que considera “drogas”. Se proclamando o melhor tratamento para o alcoolismo, é uma doutrinação rígida, na qual o doente é considerado um pecador que deve aceitar um programa espiritual de cura. Fixa-se na ultrapassada idéia de que a dependência física é um desvio de caráter, não uma doença. As recaídas, vistas pela medicina como parte natural do processo de reabilitação, no AA são indícios de fracasso individual; neste difícil momento, no qual o dependente mais necessita de compreensão e apoio, ele se sente excluído, um “mau exemplo”, desistindo de se tratar. Já ouvi de uma mãe que o pior lugar para enviar seu filho alcoolista fora o AA, pois lá “ele só encontrou outros alcoólatras que falam sobre beber o tempo inteiro”.

Os palestrantes do AA, antes de ser abnegados e altruístas voluntários interessados na recuperação do próximo, mais me parecem sádicos expectadores da desgraça alheia.  

Leia mais:  http://www.uniad.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8184:grupo-dos-alcoolicos-anonimos-tem-a-sua-eficacia-contestada&catid=29:dependencia-quimica-noticias&Itemid=94

6 comentários:

  1. Esse povo parece mesmo que bebe !!!

    ResponderExcluir
  2. Maria Betânia30 junho, 2011

    Sue querida,estou com saudades do seu bom humor nesse blog.Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Maria Betânia30 junho, 2011

    Amiga desculpe a intromissão,mas te considero amiga mesmo.Sera que vc pode dizer o que aconteceu de tão grave,estou preocupada mesmo,conte comigo apesar do nosso reencontro ter sido um pouco tumultuado,me considero sua amiga.Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, desculpas, mas isso foi a coisa mais ridícula que já li em toda a minha vida. Meu sogro faz parte do A.A. à 30 anos, e foi lá que ele encontrou sentido para a vida dele e parou de beber.

    ResponderExcluir
  6. Este post é mentiroso até a alma ! Quanto absurdo ! e DIGO MAIS : O AA é o único lugar no qual o alcoólatra pode se tratar DE GRAÇA ! Ao contrário de determinadas clínicas que cobram os olhos da cara, dopam o sujeito com remédios e muito blá blá blá !

    ResponderExcluir