terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Poder da Mente e os Idiotas


Odeio livros de auto-ajuda. Ensinam a ser burro. Proliferam como tudo que é maligno. O povo consome literatura ruim, da mesma forma como se alimenta da revista Caras. Ao mencionar o poder da mente, os medíocres de plantão logo pensam em bobagens como o poder do pensamento positivo, o papel do otimismo na cura do câncer, levitação, mediunidade, adivinhações, telepatia, astrologia... a lista de asneiras nas quais as pessoas acreditam é espantosa. Nelson Rodrigues estava certo ao dizer que a imensa maioria da humanidade é composta de idiotas. 
 
 
No século III a.C., Um homem chamado Erastótenes, bibliotecário de Alexandria, lendo livros, ficou sabendo que existia um poço, em Siena, no sul do Egito, no qual, todo ano, exatamente no dia 21 de junho, dia do solstício de verão, o Sol brilhava diretamente dentro desse poço, iluminando-o até o fundo, em linha reta. Constatando que isso não acontecia em nenhum poço em Alexandria, foi acometido de pensamentos ousados. Esperou pelo tal dia 21, e fez uma experiência. Sabendo que naquele momento o Sol estaria sobre o poço em Siena, mas estando ele em Alexandria, tratou de fincar uma longa vareta verticalmente no chão, observando que ela projetava uma sombra, medindo essa sombra e o ângulo de inclinação que isso representava em relação ao sol, chegou ao resultado de 7,2°. 
Ele era acometido pelo incômodo hábito de pensar, aquele hábito que os livros de auto-ajuda ajudam a destruir, repetindo o óbvio como se fosse novidade. Devido a outras observações, Erastótenes achava que a Terra era uma esfera, e imaginou que, se saísse de Siena, andando em linha reta, retornaria ao ponto de partida após percorrer o equivalente a 360°, um círculo completo. Mas, se ele saísse pelo mesmo caminho e parasse em Alexandria, teria percorrido apenas 7,2° de um círculo, ou seja 1/50 da circunferência terrestre. A figura ajuda a compreender:
Sabendo a distância entre as duas cidades, foi só fazer as contas e chegar ao espantoso resultado de 39.250 Km, um erro de 2% do valor, que hoje sabemos ser de 40.100 Km. Na mesma época, homens conseguiram calcular o tamanho e distância tanto do Sol como da Lua. Mas, todos esses conhecimentos caíram no esquecimento por mais de 2.000 anos, devido a entidades como a Igreja Católica, a mesma que mandou Giordano Bruno para a fogueira e condenou Galileu, por afirmarem coisas desse tipo. Até hoje as pessoas se interessam mais pelo que o papagaio da Ana Maria Braga vai dizer sobre o Big Brother. Nelson Rodrigues tinha razão, dizia coisas desagradáveis, mas corretas.
Siena hoje se chama Assuã, famosa pela represa, que foi responsável pela mudança forçada do maravilhoso templo de Abu Simbel (foto abaixo), para que não ficasse submerso. Hoje sabemos que Siena fica próxima ao trópico de Câncer, latitude mais ao norte na qual o Sol pode aparecer bem no zênite.


Erastótenes provou que tudo que era necessário para medir o tamanho do Planeta era um homem com uma vareta e um cérebro.
Esse é o verdadeiro poder da mente.

25 comentários:

  1. Excelente texto doutor. Isso me faz lembrar dos inúmeros idiotas que não valorizam o que eu e todos os colegas docentes preparam semanalmente para partilhar em sala de aula, mas que é barrado por conta da manifestação da cultura lixo praticada pela maioria. São muitas as situações de falas absurdas sem antes tentarem utilizar o encéfalo.

    Se estiver no Facebook, visite este grupo:
    http://www.facebook.com/groups/agoranarede/243955202363191/?notif_t=group_activity

    "Ágora na rede"

    A Palavra “Ágora” (praça), originou-se do verbo agorien que significava deliberar, tomar decisões. Na Grécia antiga, era um espaço físico, no centro da polis (cidades-estado), onde os cidadãos encontravam-se periodicamente para deliberar e tomar decisões sobre a cidade. Era o símbolo da democracia ateniense, onde o povo governava, sem representantes ou governantes.
    Ágora na Rede é um espaço na internet (facebook), onde os participantes podem se "reunir" virtualmente para o debate de ideias e discussões de temas que sejam de interesse de toda a nossa sociedade, em especial, dos participantes deste grupo.
    Por isso eu seleciono os convidados... Visite.

    ResponderExcluir
  2. Cara Luciana,

    Faço questão de visitar sua indicação. E cito uma curiosidade: existe uma doença chamada ÁGORAFOBIA, caracterizada pelo medo de espaços abertos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, mais um transtorno eu tenho então...
      detesto lugares abertos! morro de medo!

      Excluir
    2. Nossa outro transtorno eu tenho então...
      Detesto lugares abertos, chego a passar mau mesmo.

      Excluir
  3. Muito interessante essa história de Erastótenes, porém acho um tanto pessimista afirmar que "a imensa maioria da humanidade é composta de idiotas."
    Lembre-se que vc faz parte dela e que possivelmente não fez/fará nada de extraordinário assim... muito embora uns usem mais a inteligência do que outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito apropriado, caro Leandro. Eu faço parte dessa triste humanidade, e sem qualquer pretensão de fazer algo extraordinário. Você acertou em cheio, sou um pessimista, como Nelson Rodrigues, mas sem o seu genialismo.

      Excluir
  4. Como diria Nelson rodrigues:“O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota”

    ResponderExcluir
  5. Em que momento vc se atrapalhou com seus personagens ? Porque aqui mesmo ,numa outra versão : sua- Maurício, vc mesmo disse a respeito do Cony - "tomei conhecimento de sua acidez,seu mau humor crônico,sua desesperança” ...porque ele terminou assim tão pessimista e destrutivo (sendo assim vc disse nem querer conhecer sua biografia ).Então parecia contra ser pessimista e naquele momento pelo menos ,frases como estas de Nelson Rodrigues ,não faziam muito sentido. E mais ,dizia ser importante acreditar nas mensagens de amor,otimismo e esperança de Inri e que era tudo que faltava nas colunas de Cony.E o que talvez quiseram mencionar à vc ,é que ninguém é melhor que ninguém pra rotular outros e muito menos diminui-los. Porque nem sempre a verdade de um é a verdade do outro.Mesmo assim,aqueles que pensam diferente não estão atacando a minoria privilegiada e elitizada,culta e sublime;do qual parece que vc acha que faz parte e colegas e novas colegas ,correndo risco ,mesmo criticando grupos já existentes, de formarem outros grupos tipo ABL,
    com muito discurso,teoria,muito nariz empinado,muita arrogância,orgulho,muito apontamento de dedos; sem ações e muitas críticas destrutivas àqueles que tentaram e/ou tentam fazer algo.Muitos já erraram feio,seja na política,na religião,na vida;mas rotular,criticar,se julgar melhor ( ainda que esteja cometendo erros atrás de erros)é no
    mínimo ,irônico ou sarcástico ( mas parece que faz sentido pra quem ,cada hora ;diz uma coisa ou quer passar uma imagem e muda conforme lhe interessa).Infelizmente,mas eu acho sinceramente que vc é mais do que isso,tente se encontrar ;enqto é tempo ( todo mundo pode e deve recomeçar e mudar se quiser).Mas a mudança ,realmente acontece se a pessoa de fato quiser.Um toque pra colega mais nova do grupo :”claustro”;pq se é um grupo fechado ,faz mais sentido...Mestre ,não rotula ,não se julga superior,não é e nem deve ser arrogante,se percebe um erro ;não condena e nem ridiculariza o outro e sim ensina o caminho ou mostra um outro lado da questão;mas respeita o tempo de cada um pra chegar no melhor resultado possível.

    Continua...

    ResponderExcluir
  6. Continuando...

    Se infelizmente nem todos o apoiam , faz sua parte ,sempre da melhor forma possível no amor e com amor e testemunhos concretos;podem mudar e formar opiniões positivas e trazer mais apoios do que discussões e chingamentos. Mas é preciso ter em mente que só é mestre pq aprende muito mais do que ensina e nunca deixará de aprender e ficará feliz qdo conseguir crescer ,sabendo que não precisa aparecer mais e sim apenas ser menos.Que naturalmente ,crescerá em sabedoria e profissionalmente.Quanto a revista : caras,já disse tbém uma vez ,de nada vale e infelizmente parece que muitos fazem de seus facebooks,mini versões das mesmas em formato eletrônico,com fotos produzidos (as),muita chapinha,maquiagens ,barriguinhas pra dentro ,peito estufado e aquele sorriso...Lembra outra postagem por aqui, ...será que tudo é perfeito em suas vidas e eles são assim produzidos e
    elegante s no dia a dia;sem falar no troca troca de pares . (lembra ? )Numa reportagem,edição é um ,em outra ,outro .E nos faces parece que tbém,num mês é uma ,no outro outra (o) etc...Talvez não tenham passado da fase da adolescência em que precisam se auto afirmar ,e olha que nem todo adolescente precisou e nem precisa disso.Mas,é aquela velha história ,quem muito se preocupa em atacar outros ...não olham seus próprios problemas e questões ,acham que são perfeitos e imperfeitos são os outros.Principalmente se não forem seus espelhos.Porque Narcisos (as) acham feio mesmo ,tudo que não é espelho.Aí é aquela história tbém,apago o que convém, se vai me dar ibope , não ; vou ser o centro ; melhor ainda. Peraí , posso perder meu ibope,prestigio,então ,devo pensar será que publico,apago algum trecho,altero,etc.Faz o que achar melhor.Espero sinceramente não ter me enganado tanto ao seu respeito.Mas se parar pra pensar,verá que vc é muito contraditório em suas ações e falas.E depois julga outros que não assumem posições,o que pensam,vc quase sempre faz isso ou depois fica fácil,é só dizer que entenderam tudo errado ( boas desculpas,mas a consciência mesmo sabe aquilo que é e não é verdade não é mesmo ?).Uma boa semana e outra, quem não gosta de programas de futilidades ( do que não discordo ),apenas fica a pergunta ,alguém tão bem resolvido;não consegue se controlar ao ver certas revistas e fotos e acha que é mais macho ou tem que ser macho": quem pensa e age que nem os machos ...ah objeto né mulher tem que ser objeto;mas quem sabe quem é de fato ,não precisa sair por aí dizendo que faz e acontece ,porque meu namorado me pega e tem que ter pegada e mulher boa é isso e não sou castrado,a culpa não é minha ...realmente um díalogo muito além dos discursos dos que vcs julgam os idiotas ,não é mesmo ? pq isso é que é papo ,isso é que é cabeça de homem e mulher ideal .perfeitos;opa esqueci vcs ainda usam de falsa modéstia e não se julgam perfeitos ,apesar da incoerência nos discursos;então fiquem com a consciência de vcs.Mas ,preserve seus amigos e pacientes ,porque eles não precisam viver suas frustrações,já possuem as próprias.A idéia era ,pelo menos inicialmente,ajudar a ...continua...

    ResponderExcluir
  7. continuando....

    A idéia era ,pelo menos inicialmente,ajudar a levantar questionamentos,reflexões,o pensar juntos,boas criticas e boa discussão (outro nível,não é mesmo).E tem gente que chegou depois e acha que quase ninguém leu o subtítulo do blog ou como se julga superior,acha que não fomos capazes de entender ( mal sabe ela que chegaste no mesmo em conversas ,sobre isso mesmo;sobre a importância de levantar questionamentos,levar o outro a pensar;mas ao mesmo tempo ,tomar cuidado pra não ofender,machucar o outro e respeitar as diferenças,diversidades).Pois,cada um tem uma história,uma criação ,seus valores etc.Mas ,talvez isso não faça o menor sentido mesmo pra vcs.Mas,se fizer pra um ou mais por aqui,como já disse tbém por aqui : já vai estar valendo.Seja apenas vc,mas não se esqueça que o seu direito termina ,qdo começa o do outro.
    Pensem como quiserem , só não achem que todos devam pensar como vcs e que seus pensamentos é que são os certos e opiniões; pq cada um tem o direito de pensar o que quiser e ser respeitado ;mesmo sendo diferente daquilo que julgam serem os seus ideais. Sobre uma outra postagem; uma mulher e um homem podem sim sentir e serem desejados e desejar ,sem fazerem ou verem o seu parceiro como um simples objeto.Porque amar e amor verdadeiro ,é ,muito mais que isso;não é o descartável ,o troca troca ,não é apenas questão de tato,é querer estar de fato estar na vida do outro e não esperar que ele (a) te faça feliz;mas é querer ver o outro feliz,lutar por sua felicidade e vice versa juntos.Numa parceria,sabendo que nem tudo serão flores,mas os espinhos fazem parte das mesmas,sendo assim : crescer com os mesmos ,não parando na dor e sim utilizar a mesma pra crescer e ver de repente a beleza da flor.Viver ainda que muitos não acreditem a beleza de um amor verdadeiro ( que existirá para aqueles que acreditam no mesmo) e não se deixam levar pela vida artificial de revista caras e outras.Outro toque , qdo limitamos pessoas ,fechamos grupos,estamos podando grandes idéias que surgem muitas vezes de onde menos se espera,de quem muitas vezes não se valoriza ( pelos diplomas da vida...).Ainda assim fica um consolo pra quem fizer sentido ,o melhor e maior diploma quem nos dá é a própria vida . E como é bacana crescer com o outro,estender a mão pra outros ...Que isso possa servir para reflexão ,peço desculpas se peguei pesado,mas acho que vcs amigos deste espaço : Maurício e Luciana precisam descer um pouco e serem menos arrogante,um pouco de humildade lhes faram muito bem e acredito que vcs são e podem ser muito mais que isso.Não existe perfeição,logo não existe melhores e nem piores,alguns com mais oportunidade que outros na vida ;o que não lhes dão o direito de diminuirem ninguém e reflitam mais sobre o que escrevem,principalmente vc Mauricio,é uma contradição atrás de outra.Não conseguiu uma nova foto para o mês de março ( vá até as bancas ) talvez diminua o seu nervoso ou troque fotos entre as colegas do face ( a mini caras eletrônica)...E vc mesmo disse uma vez que palavras não machucam e que não se preocupa em agradar ninguém,a verdade tem que ser dita ,então ,consegue encarar as suas próprias verdades ou devaneios ,falsas verdades que queiram te dizer ( talvez muitos queiram ou quiseram te dizer e não tiveram tempo,coragem ou oportunidade pra isso ).Como eu viajo ...continua

    ResponderExcluir
  8. Continuando...

    Como eu viajo mesmo,fica aí pra vc refletir e qualquer coisa vc pensa ,mais uma viagem de alguém viajante ,será no mínimo consolador.Embora vc mesmo já tenha dito que meus comentários faziam muito sentido ...É talvez naquele dia era um outro personagem,uma outra máscara que utilizava ou lhe era apropriado para o momento,lhe convinha;é ou não é ?Um forte e carinhoso abraço especialmente pra vc e sua colega de ideais louváveis...viva o pessimismo e a minoria ,os phds...e aquela história que viver é muito bom... ,tbém não era verdade não é mesmo ? ;pq pra um pessimista viver deve ser o fim ...Felicidades e um pouco mais de sentido ainda que este seja pessimista ,se encontre, vc pode ser mais sendo menos e não o contrário.Amigos de verdade nem sempre falam aquilo que queremos ouvir ,mas vc mesmo disse algumas verdades ,nem todo mundo tá preparado pra ouvir...e vc ?Achei que vc estava precisando ouvir ou ler algo do tipo ( pra de repente poder enxergar de fora tudo isso).A idéia era a de ajudar ,mas entenda como quiser...Pq não sei qual Mauricio que receberá e interpretará a mensagem ...Sinceramente posto este comentário como amiga e como amigo que o considero ,tentando te ajudar a perceber ,o qto vc já se perdeu nas suas próprias falas.
    Seja feliz no mundo em que lhe fizer mais sentido...
    PS : vcs dizem sempre o que querem,devem aprender a ouvir o outro lado e conhecer as várias faces de um mesmo prisma e democracia é isso ,sejamos felizes todos nós ou infelizes como queiram ( há espaço pra todos no mundo,lugar pra todos;s;só não vão brigar pelo primeiro lugar ,pq de repente vcs descobrirão que um vai querer mais que o outro ocupar essa cadeira ...em grupos menos privilegiados,muitos preferiram sentar-se no chão juntos e deixar a única cadeira vazia ; faz sentido pra vcs ??? Até qualquer dia ,se quiserem retornar,não era minha intenção ,postar mais por aqui;mas retorno sempre se me dirigem a palavra,não fujo ou ignoro .E se quiserem responder,sem problemas darei retorno .Não será complexo,um luxo ,mas com muito amor e carinho.
    Como diria um outro amigo, abraços grandes...LUZ.
    É isso mesmo, LUZ,pq eu assumo o que escrevo e penso e vc ?

    ResponderExcluir
  9. continuando :
    boa reflexão !

    ResponderExcluir
  10. ANÔNIMO, VC FOI PERFEITO, CAPTOU ALGO QUE EU SENTIA, MAS NÃO CONSEGUIA EXPRIMIR.....A INCOERÊNCIA.....HÁ UM POST: "VC SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?" (CRITICANDO ESSA POSTURA)...MAS NOS OUTROS O JULGAMENTO IMPERA O TEMPO TODO. MAURÍCIO, VC É REALMENTE MUITO INTELIGENTE, MAS USE SUA INTELIGÊNCIA PARA AJUDAR/ENSINAR (COM HUMILDADE) OS OUTROS E NÃO DIZER QUE O MUNDO É DE IDIOTAS.
    SG.

    ResponderExcluir
  11. Há uma linha muito tênue entre a competência acompanhada da auto confiança e o que (exteriormente) é visto como arrogância, principalmente se quem avalia não conhece o conteúdo do que se propõe a avaliar, como em geral ocorre. Em geral, que passam a vida a se queixar dos privilegiados (das "zelite"), e ficam a vida toda a assistir BBB e assemelhados não se capacitam nem mesmo a avaliar corretamente o esforço necessário para se tornar alguém excelente em qquer área da atividade humana, quer sejam oriundos da classe A, B, C, D....
    A mobilidade social existe, a intelectual também. Faça a sua parte ou passe a vida com este discurso ultrapassado e lamentoso, típico de quem exige muito pouco de si próprio e passa a vida a sonhar em frente da TV, sonhar com um mundinho de pessoas iguais sentadas no chão, todas no mesmo nível.
    Zito

    ResponderExcluir
  12. Mas esse anônimo é chato né? Eu tentei ler, mas logo eu só enxerguei blá blá blá blá blá blá blá blá blá, blá, imagine ele falando pessoalmente, credo! Então Sr. Anônimo o mundo é lindo, não há idiotas, todos gostam de animais, política, são fiéis, são econômicos, escrevem bem, não burlam normas, etc. Será que não podemos mais ter momentos críticos? Ah! E porque você escreve anonimamente?

    ResponderExcluir
  13. Nunca pensei, em minha vida, em ler um relato de uma pessoa que tem um currrículum como um psiquatra. Escrever sobre os poderes da mente, da fé, do otimismo como coisas falsas e banais, é mexer com uma maioria absoluta e imensa de pessoas que lutam, principalmente, contra doenças, como o câncer. Cada um acredita naquelo que quer, sem ser idiota ou não ter cultura. Acho que na verdade-achei sem querer seu relato- deve ter sido lido pela sua seleta e pequena platéia de pseudos possuidores de cultura. Escrever sobre a história antiga e pesquisas na internet, até criança faz. Infelizmente não farei parte de sua pequena e falsa legião de leitores. Como psiquiatra, foi a maior decepção que eu tive.

    ResponderExcluir
  14. Vou colocar seu texto, no primeiro parágrafo, em meu novo livro. Não citarei a fonte claro, pois assim eu estaria concorcondando com você. Mas quero sentir as reações das pessoas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto-me honrado. Você poderia dizer sobre o que trata seu livro? Me daria o nome, para que eu soubesse o que pensas? E porque precisas recorrer ao anonimato?

      Excluir
  15. milton rui fortuato13 junho, 2012

    Recorri ao anonimato, por medo de estar tratando com um ser humano sem alma (me perdoe a rudeza). Meu nome é Milton Rui Fortunato, sobrevivente de câncer depois de 9 cirurgias, 2 anos usando bolsas e, como pesquisador e jornalista, tive o trabalho de pesquisar a força que o ser humano tem em usar suas forças para sobreviver aos tratamentos traumáticos do câncer. Fui contra seu conceito, a partir do momento em que você se referiu ao câncer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton,
      É bom saber que a história de sua doença teve um desfecho feliz, muito embora, imagino eu, às custas de sofrimento. Isso não muda o fato de que muitos outros tem desfechos ruins. Como médico, infelizmente estou acostumado com todo tipo de doença e infelicidade. Existem regras e exceções.

      Excluir
  16. milton rui fortuato13 junho, 2012

    Evidentemente que concordo com outros conceitos sem nexo, como levitação, por exemplo. Como psiquiatra, você devia saber que são poucas as pessoas que acreditam em falsos milagres. Mas, por favor: Não duvide e nem abuse das pessoas que tem fé, garra, força e vontade de viver. Lí um depoimento das suas descrenças e de sua falta de fé, ou seja: Um ateu. Respeito seus conceitos, desde que você não faça disso um direito só seu, como de fosse o dono do mundo e o donos das razões.

    ResponderExcluir
  17. Me perdoe: O dono das razões. Mas não façamos disso uma briga pessoal. Creio que você deve ter entendido o meu ponto de vista e, se você se aprofundar mais, a própria psiquiatria, assim como a ciência e medicina, reconhecem os poderes dos seres humanos ao enfrentar problemas como doenças, não importando seus dogmas, religiões ou seitas. Muitos estudos em hospitais europeus e norte-americanos, aceitam essa tese, assim como o assunto tratado faz hoje, parte do currriculum do dezenas de universidades americanas. Existe o conceito de que os tratamentos médicos tradicionais e necessários, fazem 50% das curas e, acredite, eles atestam que os restantes 50% partem das próprias pessoas e seus motivos pessoais para o enfrentamento de doenças.

    ResponderExcluir
  18. Você tem razão. Esses estudos existem. Existem vários tipos de estudos. Por exemplo, espíritas tem estudos "provando" que a morte "não existe", e por aí vai... O importante é ser coerente com o que acreditamos.

    ResponderExcluir
  19. Não estou em defesa do autor do blog (antes que alguém se exalte), porém, opinarei de acordo com minha pobre concepção, sempre sob constantes retoques. As pessoas carregam um conceito de que um médico deve ser perfeito, e um psiquiatra mais ainda, como se fossem os detentores do saber, mas elas não sabem que em algumas vezes, eles mesmos são portadores de desequilíbrios da mente ou qualquer outro transtorno, e alguns até por isso escolheram essa área. É certo que a ciência tende a deixar os estudiosos mais racionais, e assim mais coerentes, e isso assusta os dependentes do ópio religioso. Acredito que o Milton está correto em defender muito bem sua opinião e sua experiência, que geralmente ocorre no momento do desespero, todavia, quanto a legião de leitores, eu diria que não é falsa, porque estamos aqui, e porque nos interessamos ou concordamos com o raciocínio do autor. Eu já conheci médico protestante, católico, espírita e ateu, são pessoas, e não sei qual é o problema de um que seja psiquiatra expressar sua opinião em seu espaço.
    Acredito que a garra e a força de vontade são "palpáveis", diferentemente da fé. Eu também sofri com uma doença grave, já fui religiosa e estudiosa da ciência e no final das contas com tudo que eu vivi, me tornei agnóstica.

    ResponderExcluir