segunda-feira, 4 de junho de 2012

Branca de Neve e o Caçador


Nasce um bebê. Aquele que se torna objeto da adoração dos pais, que nele tudo investem, está predestinado a substituí-los no futuro, ocupando seu espaço. Isso acontece de forma particularmente dolorosa para as mulheres, como ilustra a fábula de Branca de Neve, um conto antigo, cuja narrativa remonta a séculos na Europa, sendo sua versão cinematográfica dos estúdios Disney, de 1937, a mais conhecida. Seu título moderno é infeliz ao enfatizar os anões, quando o centro da atenção seria o destronamento da madrasta que envelhece, enlouquecida de ciúme, ante o desabrochar da beleza e juventude da filha. É um tratado sobre a tragédia feminina, os poderes, perigos e magia da beleza da mulher e da ruína que ronda o descontrole sobre as paixões, o aniquilamento do ser ante a negação do envelhecimento, da substituição, da finitude. A estória explora os poderes femininos em três gerações. A puberdade, cujo fascínio adolescente repousa inerte, passivo, desarmado, à mercê de nossa idealização, adormecido na caixa de vidro à espera do príncipe. A fase adulta da madrasta, que sabendo-se a mais bela de todas, poderosa, sedutora e desejável, não cansa de repetir a mesma pergunta ao espelho, possível olhar masculino presente na intimidade de seu quarto. Qual a mulher que se cansa de ser admirada? Todos conhecem moças que nunca param de perguntar se ainda são amadas, não adianta repetir isso mil vezes. E por fim, a bruxa, que despojada dos atrativos físicos da juventude possui outros feitiços...
Quando nasce Branca de Neve, sua mãe providencialmente morre para ser substituída pela madrasta, a quem estão todos autorizados a odiar (quem agüenta odiar a própria mãe?). Assim, a madrasta, o espelho na parede e o caçador são os pais disfarçados. Por mais poderosa que seja, a madrasta não convence o caçador a matar Branca de Neve (ele a abandona na floresta), nem consegue manter para sempre a atenção do espelho, que tudo sabe e nunca mente. Não há espaço para duas mulheres desejáveis na família, uma deverá sair. Quem são os anões? Criaturas pré-púberes (pré-edípicas), com o tamanho de crianças e barbas de velhos, ambos excluídos do jogo sexual, não representando perigo algum à inocência de Branca de Neve, companheiros de infância, advertem-na dos perigos da bruxa, sem sucesso, pois suas visitas (da Bruxa) despertam elementos sexuais reprimidos, representados pela maçã envenenada. A incapacidade de Branca de Neve em resistir à tentação a torna mais humana, seu desmaio simboliza o esmagamento ante desejos conflitantes, e seu sono letárgico, uma morte simbólica, um rito de passagem, do qual ela desperta, de indefesa, para uma nova existência, poderosa.

...e todos vivem felizes para sempre? Nada disso, a seu tempo a tragédia se abaterá sobre Branca de Neve exatamente do mesmo jeito, quando o espelho anunciar mais um destronamento. Mas desse fato as crianças são poupadas. Schopenhauer e seus seguidores, infelizmente não.

12 comentários:

  1. Fátima Peres04 junho, 2012

    Adorei seu texto. bjs
    Fátima Peres

    ResponderExcluir
  2. "A glória é tanto mais tardia quanto mais duradoura há de ser, porque todo fruto delicioso amadurece lentamente".

    Mas tudo é relativo...

    "A beleza é uma carta de recomendações que nos dispõe favoravelmente em favor de quem a traz, mesmo antes de lê-la".

    Exterior ou interior... guerra dos sexos.

    "O destino é cruel e os homens são dignos de compaixão".

    Será? Relativo também, talvez alguns, e os machos não exercem a compaixão como as fêmeas.

    Esse Schopenhauer... Enigmático de vez em quando.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Tenho que parar de ler e escrever depois que o clonazepan já está fazendo efeito... Não dá para interpretar nada direito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe o clonazepam trazer à tona conteúdos inconscientes... deixai virem a mim as criançinhas!

      Excluir
  4. Socorro, eu quero um clonazepam!!!

    ResponderExcluir
  5. Sim, de vez em quando em meu blog escrevo algo legal lá do fundinho do inconsciente... Porém, em outras, fica tudo esquisito...

    ResponderExcluir
  6. Fez uma bela narrativa!
    Também achei interessante o texto por me despertar para esta intepretação sobre as transições nas faixas-etárias da humanidade. Não tinha pensado nisso.

    ResponderExcluir
  7. Por que o segundo texto de 2011,foi retirado do blog (teve um em 2010,outro em 2011 e esse agora em 2012 ...tanto é que alguém já colocou ,de novo ...)o de 2010,esta lá com os demais ,o de 2011 não -?curiosidade apenas .De repente nem você lembra ...

    ResponderExcluir
  8. Será que tudo tem que ser como dito por outros,ou como a teoria diz ? Se pararmos pra pensar por exemplo,um homem e uma mulher (vão ter em si sempre sua porção:menina(o),sapo,rã,lady,cavalheiro,ogro(a),mais doce,mais frágil,ora forte,mais dura ;sua porção ora mais ranzinza,mais teimosa,de querer encantar ,ora de querer ser encantado...E não serão as fases da vida (responsáveis pelo fim ou destronamento de alguém ) e sim sua postura diante da mesma.O amor pode chegar mais tarde pra uns,mais cedo pra outros;recomeçar pra outros...E a beleza exterior não é tudo e sim o conjunto ( o ser como um todo).Pode ser importante sim,mas se não há identificação,parceria,companheirismo,amizade...pode ser apenas uma relação de bonecos (Barbie e Bob)ou de relacionamentos tipo fast food,jogo rápido-fácil e descartável;o que tiver na onda( hoje um ,amanhã outro ou nem amanhã,no mesmo dia já tem outro.Porque muitos valores,sentidos,virtudes,sentimentos perderam significado infelizmente;mas acredito que não pra todos e pra quem acredita ,vale a pena tentar e não desistir.O amor deve e tem que fazer sentido pra quem vive e quer viver o mesmo.Não importa se é príncipe,sapo,anão,caçador;o que importa é viver esse amor e se o espelho não concordar...os seus olhos serão seu melhor espelho...espelho da alma.E o que importa é o seu olhar e o encontro do mesmo com a pessoa amada.Resolvi voltar a viajar um pouco por aqui...um abraço pra vc meu amigo,Maurício.Mas,é verdade sempre a questão levantada ,por quê o segundo texto -da bruxa no desenho sumiu ?Há propósito ,fui eu que perguntei mesmo...mas esqueci de acender a luz.

    Segue vídeos ,só pra te alugar um pouco e não perder o costume,espero que goste e seus amigos seguidores tbém,ok.

    http://www.youtube.com/watch?v=BKzJLBjIcsc&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=LVuOx1LyOMc&feature=relmfu

    http://www.youtube.com/watch?v=_zrbg9h8nsI&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=hCFRn3BnJaE

    Abraço.LUZ.

    ResponderExcluir
  9. Oi,voltei para fazer uma correção : no segundo vídeo -na verdade era esse abaixo

    http://www.youtube.com/watch?v=rOVC4NY8Q-A&feature=relmfu

    Mas,me atrapalhei na hora de colocar.Era relacionado ao texto e comentário/que é necessário quebrar regras ditas como leis/estereótipos e rótulos.Por exemplo ,quem ele pensa ser um grande inimigo ou rival;na verdade vai ser seu grande amor...E nem enxerga a mesma ,depois passa a olha-lá com outros olhos.
    Essa cena foi bem bacana,por isso resolvi colocar tbém.Feito a correção .LUZ.

    ResponderExcluir