terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pacientes que não tive (33): as falsas videntes presas em São Paulo


Aconteceu no bairro de Campo Belo: um publicitário de 34 anos foi abordado por duas videntes na rua. Helena Aristides (“mãe Sara”) e Nádia Angélica Marcos; graças a seus poderes mediúnicos, sendo “sensitivas” em contato com o além, o alertaram que corria perigos. Assustado, ele tirou 5 mil reais da poupança que tinha, e fez um empréstimo de mais 10 mil no banco, entregando tudo às médiuns para que não ficasse com “a vida emperrada”. Duas semanas após a conclusão dos trabalhos, depois de pensar um pouco (algo difícil para um imbecil, mesmo para um imbecil publicitário), ele se arrependeu, pediu o dinheiro de volta, mas elas se recusaram a devolver, alegando terem feito trabalhos espirituais sofisticados, coisa complicada, de merecidos honorários. Argumentaram que lidar com esses assuntos requer muito estudo e treinamento.
Há poucos dias as duas videntes foram presas, acusadas de charlatanismo . Eu pergunto: existe algum vidente que não é charlatão? Alguém conhece um vidente ou médium “sério”? Quem é assim tão sábio para determinar qual vidente é vidente de verdade, e qual é vidente de mentira? Os classificados de jornais e revistas estão repletos de anúncios de videntes, tarólogas, jogadores de búzios, que tiram dinheiro de pessoas fragilizadas. Jornais consagrados publicam colunas diárias de astrólogos “sérios”. Se eu pagar 15 mil reais para o Oscar Quiroga fazer meu mapa astral e depois me arrepender, posso mandá-lo para a cadeia por isso? Sei de médicos que encaminham doentes para tratar problemas físicos com sessões de “cura e descarrego”. Já ouvi que um psiquiatra atende esquizofrênicos, dizendo incorporar o espírito de São Lucas. Quantas pessoas não pagam fortunas para pastores de Igrejas Evangélicas, e ao se arrependerem, não tem direito a nada de volta?
Neste mundo, cheio de imbecis, eu defendo o direito que qualquer pessoa tem de ser idiota da maneira que lhe agradar. Na Igreja Evangélica, no centro espírita, no prostíbulo, na boca de fumo da favela ou no terreiro de umbanda, ninguém é obrigado a entrar. Entra quem quer. Paga quem quiser. Recebe de volta aquilo que merece e procurou. O mundo nunca foi justo mesmo... enquanto Edires Macedos enriquecem ostensivamente, alguém se dá ao trabalho de botar essa pobre bruxinha na cadeia. Mania de procurar culpados pela desgraça da condição humana. O maior inimigo de um idiota é ele mesmo. Deixem as videntes em paz!
(Na foto: Mãe Diná, vidente famosa, sob um fluxo de ectoplasma)

4 comentários:

  1. Deveria ser preso o idiota, e não a esperta, ela ao menos tem lábia... rs

    ResponderExcluir
  2. A posição então é a de legitimar o mais esperto.
    O que vale então é levar vantagem em tudo?
    E o cumprimento da Lei, onde fica?
    Será que todos os seres humanos nascem com a mesma capacidade e são capazes de atingirem o mesmo patamar de discernimento?
    E a sociedade organizada através de suas Instituições (caríssimas!) que existem para que sejam reparados danos entre as partes, não mais necessitam funcionar?

    Então OK, voltamos ao alvorecer da raça humana... uma era de garras e dentes ensanguentados.
    Zito.

    ResponderExcluir
  3. Tem muita gente que só aprende quebrando a cara, principalmente aquela mulherada que procura videntes e similares por conta de seus casos mal resolvidos e falta de auto estima.

    ResponderExcluir
  4. Faltou muito lugar na lista:
    Ninguém é obrigado a entrar:
    - Em igreja católica (que queimou milhares ou milhões e ainda diz que o céu é para todos, que pagam o dizimo)
    - Em sede do PT
    - Em faculdade de Psiquiatria.
    ...
    Agora, falando sério Maurício:
    Colocar centro espírita ao lado de boca de fumo é a prova mor de seu desconhecimento teológico. Só é Centro Espírita de verdade, se tem como base o Evangelho, a vida de Jesus Cristo, as explicações de Kardec, a caridade sem cobrar nada em troca... o resto não é centro espitira, é local de prática religiosa, mas não da religião Espírita.

    ResponderExcluir