sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Depressão ou tristeza?

Muitas pessoas confundem depressão com tristeza. Com frequência ouço expressões como "hoje estou muito deprimido", quando o sujeito quer dizer que está triste.
Qual é a diferença? O fato é que a tristeza faz parte da vida, todos nós ficamos tristes em determinadas situações, e não há nada de anormal nisso. Nossa vida continua, apesar das adversidades, continuamos a realizar nossas tarefas cotidianas, trabalho, rotinas domésticas, higiene corporal. A depressão é algo diferente, ela se manifesta por sintomas que interferem com nosso funcionamento normal, geralmente não são compreendidos pelas pessoas próximas, com alterações na forma de pensar, de escolher, de se comportar. Ocorre uma mudança no comportamento habitual do indivíduo. É considerada uma doença, pela medicina, com quadro clínico e sintomas definidos. De ocorrência muito comum, frequentemente não reconhecida nem diagnosticada, muitos pacientes sofrem longos períodos antes de receberem tratamento adequado, que existe, geralmente funciona bem e resolve o problema.
Os pacientes com depressão costumam sofrer adicionalmente por incompreensão familiar, são injustamente rotulados como "fracos". Apresentam comprometimento na capacidade de trabalho e dificuldade na obtenção de direitos legítimos, como licença médica e auxílios previdenciários. Na busca pela solução de seus problemas, costumam ser vítimas fáceis de charlatões, tratamentos alternativos, espirituais, "naturais", e outras bizarrices.

2 comentários:

  1. Mauricio:

    Postando comentario com os perfís de ANÔNIMO e CONTA NO GOOGLE dá certo. Mas se se colocar perfil como NOME/URL não está dando certo. Mas estou tentando ver se descubro. OK?

    ResponderExcluir
  2. Realmente Dr. Mauricio tudo o que o Sr. explicou sobre a Depressão aconteçe comigo ja a muitos anos, minha luta contra éla tem sido dura mesmo, e muita gente ja não liga mais e até ja me falaram "deicha de frescura" e outras coisas, mas que fazer? Estou lutando muito mesmo e ultimamente quando me irrito, fico nervozo, ou perco a calma minha pressão sobe ai a coisa fica feia mas que fazer? eu sigo a risca tudo que meu médico atual me aconselha, tomo os medicamentos, mas esta dificil.
    Estou vivo porque Deus quer que eu não desista de viver, porque minha vida perdeu mesmo o sentido, e o mais engraçado é que a propria familia não leva muito a sério.
    Meu Sacerdote sempre se queichava das pessoas que vinham conversar com ele sobre a depressão, mas ele achava que era frescura até que derrepente ele ficou com depressão e entende agora o que é a depressão, Ele me perguntou, Wilson voce acredita que a depressão tem cura? Eu disse a ele não Padre, eu acredito que não, e temos que aprender a conviver com éla!!!

    Um abraço Dr. Mauricio, e a todos que estão sofrendo deste mau.

    Wilson.

    ResponderExcluir