quarta-feira, 28 de abril de 2010

Antidepressivos: efeitos colaterais

O álcool que traz infelicidade para o alcoólatra é o mesmo que traz descontração para outros, a diferença não está na bebida em si, mas na relação que o bebedor estabelece com ela. Comida, bebida, trabalho, amizades, sexo. As mesmas coisas que fazem a felicidade de uns, causam a ruína de outros. Tudo, absolutamente tudo na vida tem variações e conseqüências, ou “efeitos colaterais”. Isso não é exclusividade de medicamentos. O mesmo remédio que beneficia um, prejudica outro. Cabe avaliar cada caso individualmente, pesando na balança prós e contras. Aí está o risco da automedicação, tão comum em nosso meio. É onde deve entrar o conhecimento e experiência do especialista. Antidepressivos possuem efeitos colaterais importantes, mas que podem ser benéficos de acordo com a situação. O ganho de peso pode ser bom na anorexia. A sonolência ajuda quem sofre de insônia. Retardar a ejaculação pode ser útil ao ansioso, os exemplos são inúmeros. Em mãos competentes, os antidepressivos podem ser de extrema validade.Assim, foi com estranheza que li recente manchete da Folha de São Paulo:

“Médicos desprezam os efeitos colaterais de antidepressivos”
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd2604201001.htm
Leitura de interesse para muitos pacientes

4 comentários:

  1. Maria Rosa28 abril, 2010

    Concordo com o que foi dito porque cada ser humano é uno e o que faz bem para uns é mau para outros, na realidade o problema esta na nossa mente (é o que pensamos, comemos e fazemos).
    É um trabalho árduo e lento mas vale a pena dar o primeiro passo para libertar todas as "neuras" de nossa vida e vamos ser feliz o quanto pudrrmos só depende de nós.

    ResponderExcluir
  2. soraya Abreu29 abril, 2010

    Muito bem lembrado Dr Mauricio... está muito claro aqui o sentido do uso deste medicamentos, parabéns...

    ResponderExcluir
  3. O médico que esconde essa ou qualquer outra informação do seu paciente não e digno de exercer a profissão portanto como paciente de qalquer medico tenho o direito de saber o risco de ingerir qulquer medicação indicada por ele. parabéns

    ResponderExcluir
  4. parabens pelo post,,, acho que os efeitos colaterais dos remedios devem contar e muito para cada caso, e isso soh com um atendimento descente e atençao, ja sofri de ejaculaçao precoce, e fui mal medicado, soh depois de algum tempo encontrei um medico que me de alguma atençao.
    http://www.bostonmedicalgroup.com.br
    ..
    abs!!

    ResponderExcluir