quinta-feira, 1 de abril de 2010

O risco da especialidade

"Foi preciso esperar até o começo do século XX para se presenciar um espectáculo incrível: o da peculiarísssima brutalidade e agressiva estupidez com que se comporta um homem quando sabe muito de uma coisa e ignora todas as demais."
Ortega y Gasset, filóso espanhol em 'O Livro das Missões'

4 comentários:

  1. Maria Rosa01 abril, 2010

    Depende do ponto de vista de cada ser humano pois cada um tem sua própria personalidade e um jeito especial de ver as coisas e a vida.
    O mais belo é que não existe certo ou errado depende dos olhos que observam.
    Eu vejo tudo de forma global (não uso viseira).
    Respeito toda a opinião alheia mas sigo a minha intuição.

    ResponderExcluir
  2. Especialista ou generalista? O especialista é limitado e tem uma visão micro. O generalista tem visão macro, de longo prazo, é empreendedor, consegue enxergar os dois lados da moeda, pondera pós e contras, respeita as diferenças individuais...

    ResponderExcluir
  3. Especialistas tornam-se, muitas vezes senhores da verdade, perdem a humildade que deve exitir em todos os seres, perdem o respeito pela diverdidade de opiniões, afastam-se do cotidiano e tornam-se insuportáveis sobretudo para quem trabalha com eles (as).
    Sônia

    ResponderExcluir
  4. Participei de uma apresentação onde todos, residentes especialistas em determinada área, exibiam-se e inflavam-se de um orgulho medíocre e insensato sobre a produção de determinado trabalho "científico" na determinada especialidade, cujo tema voltado para a educação profissionalizante nessa determinada especialidade, vislumbrava agressivamente a atuação de um dos componentes do grupo quanto a sua participação na pesquisa. Simplesmente ao término da apresentação questionei ao coordenador do tal grupo de educação:" Qual a metodologia utilizada na pesquisa e qual o referencial teórico adotado como eixo norteador do trabalho do grupo (esperava saber se eles usavam a teoria de Perrenoud, ou de Paulo Freire, sei lá). Vergonhosamente, o coordenador ficou espantado e simplesmente não soube responder nenhuma das perguntas...Ora, se eu escolhi determinada área do saber isso não significa que eu devo esquecer o que para mim é básico... Lamentável!

    ResponderExcluir