quarta-feira, 9 de junho de 2010

Chapéuzinho Vermelho

-Que orelhas enormes a Sra. Tem, Vovó...
-São para te ouvir melhor, minha netinha!
-Para que é esse nariz enorme?
-Prá te cheirar melhor, queridinha...
-E para que é essa boca enorme?
-Prá te COMER melhor, minha linda !!!

Quando Chapéuzinho sai da segurança de sua casa para a floresta, recebe um aviso de sua mãe, para que siga pelo caminho seguro, e não se desvie, pois ela conhece bem os perigos que rondam sua ingenuidade, sabe do risco representado por lobos educados, de fala mansa. Ao encontrar o lobo na floresta, este não pode devorá-la, pois há lenhadores nas redondezas. Na presença de adultos responsáveis, o lobo nada tenta, astutamente perguntando então para onde ela vai, a fim de segui-la. Desvia sua atenção para as belezas da natureza, com intuito de distraí-la e atrasá-la. Despreocupada, Chapéuzinho se atrasa e chega depois que vovó já foi devorada pelo lobo, que a aguarda.
É então que acontece o interessante duelo verbal a respeito de partes grandes e peludas do corpo do Lobo Mau. São verdadeiras preliminares, nas quais o que seduz não são os atributos físicos, mas sim as intenções ocultas dele. Intrigada pelo desejo do lobo, a criança se fascina com a intuição de que existe algo de muito interessante que anima o mundo dos adultos, algo relacionado com o perigo que as meninas inocentes correm, quando, apesar de virtuosas e obedientes, se descuidam dos conselhos da mãe, ou se desviam do caminho traçado. Agora não há adultos responsáveis por perto para protegê-la, nem mãe, nem avó, nem lenhador. Há algo de misterioso no lobo que a atrai, é por isso que ele é tão perigoso. Sua mãe já sabia disso. Na verdade não só sabia, como também o previra e queria evitá-lo, o que é inútil, pois esse encontro está fadado a algum dia,fatalmente acontecer. No final, Chapéuzinho é retirada de dentro da barriga do lobo pelo lenhador.

No conto, são descritas três gerações femininas: filha, mãe e avó. A figura do pai não é diretamente mencionada, embora presente, de forma velada em suas duas fortes naturezas opostas e contraditórias. A versão responsável, respeitosa e salvadora (o lenhador); e seu oposto, perigoso, sedutor, inaceitável, o lobo. Todo homem, dentre eles o pai, carrega um animal escondido dentro de si. A criança tenta decodificar o código de organização sexual secreto dos adultos. Quem pode casar com quem? Porque vovó e as crianças estão excluídos? Qual o Caminho seguro?
Uma crise existencial é ultrapassada. Chapéuzinho Vermelho perde a inocência infantil quando se encontra com os perigos do mundo (e de dentro de si mesma), cai na conversa do lobo e é devorada; mas renasce, ao ser retirada de barriga dele pelo lenhador: não como a criança que era, mas como a donzela que se tornou.

8 comentários:

  1. Bah, tem algumas verdades que deveriam ficar maqueadas. Consciência é uma droga, sabia?

    ResponderExcluir
  2. Dr. Mauricio com um blog. Muito Bom,assim não perderemos o contato.
    ASS: Michele (filha da sua paciente Alaide)

    ResponderExcluir
  3. Já acho bom termos consciência sim, ainda mais qdo falamos de fatos reais e recorrentes!! o problema é que, como dem descrito pelo Dr., a maioria das crianças só terao essa "consciência" depois da fatalidade !!
    Parabéns Dr. Maurício; grande profissional !! vou sempre acompanhar seu blog. bjs, Mirtes

    ResponderExcluir
  4. Maria Rosa11 junho, 2010

    Trazendo este fato para a vida real é fácil reconhecer a chapéuzinho vermelho nas crianças inocentes que são barbarizadas, violentadas e agredidas todos os dias.
    O lobo mau, é um ser humano frio, cruel que faz tudo premeditado.
    A avó, a mãe e a filha nos mostra a fragilidade da mulher, do idoso e das crianças diante de monstros que habitam o mesmo espaço.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. Maria Rosa11 junho, 2010

    O lenhador significado a proteção da família que amae das autoridades que proteje os desamparados.

    ResponderExcluir
  6. Magali Manzano Ferreira18 junho, 2010

    Ah Ah Ah não é gozação não, eu me considero um chapeuzinho vermelho assim com
    Rapunsel, Cinderela Branca de neve..... tres porquinhos etc etc.... legal isso tudo pois quantas barreiras enfrentei e merecidamente sou mais eu e melhor que eu ninguém. Muito legal a sutileza como foi tratada a ingenuidade, que reconheço que tenho muito dela dentro de mim. sou obrigada a admitir, mas estou aprendendo a ser mais cara de pau. Adoro todos os comentários . Se eu sou imagem e semelhança de Deus, então sou provedora ou doadora, o mal F O R A, pelo menos dentro da gente. Mas vem cá que é legal ter um lobo safado na história é. Quantos não queriam um lobo mal. Bjs Magali

    ResponderExcluir
  7. Hummm... ruim é quando o lobo mal te engole quando criança e vc só renasce depois dos trinta...daquele geito...Adoro suas postagens uso como material no meu trabalho. Grata, um abraço.

    ResponderExcluir