quarta-feira, 16 de junho de 2010

Coisa de louco: Romênia

O país tem esse nome por já ter sido “terra de romanos”, sofreu disputas territoriais entre turcos otomanos, russos e Habsburgos. Local tenebroso, a Transilvânia é a terra de Conde Drácula, e recentemente parecia mesmo um hospício. Encontra-se no fundo do poço da Europa, com índices sociais inferiores aos da Líbia, PIB per capita abaixo ao da Namíbia. Dez por cento da população são ciganos analfabetos. Nicolae Ceausesco, governando de 1965 a 1989, achou que uma solução seria o aumento da população. Assim, proibiu todos os métodos anticoncepcionais e de controle de natalidade. Mulheres em idade fértil eram obrigadas a se submeter a exames médicos periódicos a fim de que não fosse possível esconder uma gravidez, pois o aborto também era proibido. Os médicos em cujos distritos se constatava redução da taxa de natalidade tinham cortes nos salários. Isso se deu, repare, na mesma época da revolução social, sexual, de costumes do ocidente. O povo era obrigado a usar lâmpadas de 40 watts em casa, para economizar. A obrigação de trabalho medieval da corvéia (aos domingos e feriados) ainda existia. Durante a II Guerra, os romenos foram tão sádicos no tratamento dispensado aos judeus, que até os alemães reclamaram. Em 2001 carros puxados por cavalos eram mais numerosos do que os a gasolina, existia um programa oficial do governo para substituir carros por carroças.
Ceaussescu foi executado no Natal de 1989.

Baseado no livro "Reflexões Sobre um Século Esquecido" do historiador Tony Judt, recém-lançado no Brasil

3 comentários:

  1. Esse era louco... muito louco.
    Meu Deus, que desesperança, que vida miserável leva esse povo. Difícil acreditar nessa realidade.
    E pensar que o mundo pára pra ver a copa, mas não pára pra tomar uma atitude em relação ao próprio mundo antes que tudo vá pelos ares.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Maria Rosa16 junho, 2010

    Quantas pessoas sem sentimentos e autoritarias passaram por este mundo.
    Não gosto nem de pensar.

    ResponderExcluir
  3. Magali Manzano Ferreira18 junho, 2010

    Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.... então é viver o hoje que a dramatecidade continua a solta. Maria Rosa, com todo respeito, passaram???? ainda existem e estão bem próximas de nós. Bjs Magali

    ResponderExcluir