sábado, 12 de junho de 2010

Pacientes que não tive 02: Schopenhauer

Schopenhauer. Meu filósofo favorito (1788-1860). Absoluta e constantemente pessimista, já me fez pensar que a depressão não deveria ser considerada uma doença, mas sim um sinal de inteligência ou lucidez.

“Podemos classificar a vida como um episódio que perturba inutilmente a bem-aventurada tranqüilidade do nada. A existência humana deve ser alguma espécie de equívoco, pois se hoje já é ruim, a cada dia torna-se pior, até que o pior do pior aconteça. A vida é tão desolada, curta e duvidosa, que não vale grandes esforços, é mantida por ilusões. Se a existência fosse uma condição agradável, todos relutariam em entregar-se ao estado de inconsciência do sono e dele despertariam com alegria. Mas acontece justamente o contrário. As pessoas anseiam pela hora de dormir e, pela manhã, despertam contrariadas.” Permaneceu solteiro, pois “casar significa fazer todo o possível para tornar-se objeto de uma aversão recíproca”. Acreditava que o desejo nos movia em direção à melancolia o que, dizia, ficava claro na lassidão dos casais após o sexo: “Imediatamente após a cópula, ouvem-se as gargalhadas do Diabo”. Pensar no resultado de tratá-lo é interessante... O quanto ele poderia melhorar, e o quanto me deixaria pior? Com essa cara feia assim, sei não...

10 comentários:

  1. Maria Rosa13 junho, 2010

    Fala sério! Como pode ser seu filósofo favorito, o cara é um louco, que absurdo não concordo com o que ele escreveu.
    Na minha opinião a vida é maravilhosa e mágica nos é que temos que ter controle das coisas que fazemos, nunca esperando que os outros nos faça feliz. O conforto do sono e do despertar esta no amor que temos por nos mesmos.
    Onde ele fala da cópula que ouvem-se as gargalhadas do Diabo, só demostra que ele nunca amou ou sentiu prazer pela vida.
    Não gostei deste CARA!!!

    ResponderExcluir
  2. Maria Rosa15 junho, 2010

    Vamos lembrar sempre:

    "Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas.
    Lembre-se da sabedoria da água:
    A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna."

    ResponderExcluir
  3. Tão negativo,muitas encarnações para começar a mudar....
    Dr. desculpe enviar-lhe um recado daqui, mas enviei-lhe um email e se puder me responda, por favor. obrigado Olivia sua paciente

    ResponderExcluir
  4. "A vida é tão desolada, curta e duvidosa, que não vale grandes esforços (...)". Bah! Ele mesmo considerava que ao tomar consciência de si, o homem era movido por paixões, aspirações. Inexoravelmente filósofo, trôpego e mau amado.

    Deve ter tomado alguma variedade da fluoxetina (a maligna inibidora da libido) por umas seis décadas para acreditar que “Imediatamente após a cópula, ouvem-se as gargalhadas do Diabo”. Tô fora!!! :D:D:D

    ResponderExcluir
  5. Ps. Esse post, em pleno dia dos namorados, foi uma tentativa de testar o equilíbrio emocional dos dependentes de fluoxetina, pacientes bipolares, ansiosos, etc.?

    ResponderExcluir
  6. rsrsrsr... eu adorei ele... vou ler mais sobre essa criatura. Acho que ele tinha muita coragem, pois pra ser pessimista de verdade, assumir a total falta de esperança na raça humana, no amor, no sexo, em qualquer coisa que pode "aliviar" a ansiedade da morte, tem que ter coragem. E olha que ele viveu 70 anos...
    Beijos, meu psiquiatra favorito.
    Pow, anota aí minha reclamação: quer fazer o favor de passar lá, nem que seja pra uma visitinha de médico?!! Mas deixa um comentário pra eu saber que vc foi, tá bom?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Magali Manzano Ferreira18 junho, 2010

    Caraca, cara feia para mim é fome, e bem claro "Bom dia porquê?" Ora bolas, solidão, realmente me parece que é o medo de se enfrentar e se olhar e reconhecer que somos muito orgulhosos em nos assumirmos como somos.
    Diabo???????? quem é o dito cujo a não ser a própria consciência do papai mamãe vovos dizendo isso é pecado isso é feio etc etc....De repente é uma maneira de se safar, se esconder. Legal Maria Rosa seu comentário. Bjs Magali. Gostar do cara? não vou nanar nem fazer amor com ele..........

    ResponderExcluir
  8. Um gênio que não teve sua importância totalmente reconhecida. Se faz necessário certa coragem para que se encare a verdade nua, a de estarmos aqui a pertubar inutilmente a bem-aventurada tranquilidade do nada.

    ResponderExcluir
  9. Também é meu filósofo preferido! Entrei nesse blog só de passagem, através de uma uma busca no google por uma pintura de Gustav Klimt com influência de Schopenhauer que esqueci o nome, e adorei seu blog!

    ResponderExcluir