quarta-feira, 30 de junho de 2010

Traição: o homem é sempre o culpado

É indiscutível que, nas últimas décadas, houve uma transformação profunda nas relações conjugais e no comportamento sexual da sociedade.No entanto, na questão da infidelidade, ainda existe um privilégio masculino. O homem é o único que se percebe e é percebido como sujeito da traição.A mulher, até mesmo quando trai, assume a posição de vítima. Entre indivíduos das classes médias do Rio de Janeiro, 60% dos homens e 47% das mulheres afirmam já terem traído seus parceiros. Apesar de estarem quase empatados, eles e elas apresentam motivos bem diferentes para trair. Homens dizem que amam e desejam as esposas, mas não resistem ao instinto, à aventura, atração, vontade, oportunidade, vocação. Mulheres dizem que traíram por insatisfação com o parceiro, autoestima baixa, vingança ao ter sido traída, por não se sentir mais desejada pelo marido ou por falta de atenção, conversa, carinho, romance, intimidade. Homens se justificam por meio de uma suposta natureza propensa à infidelidade. Mulheres dizem que seus parceiros, com suas inúmeras faltas, são os verdadeiros responsáveis por suas traições.Portanto, a culpa é sempre do homem, seja por sua natureza incontrolável que o impele a ser infiel, seja por seus defeitos que causam a infidelidade feminina.
O discurso de vítima de muitas mulheres, não se assumindo como responsáveis pelos próprios desejos, reforça a lógica da dominação masculina em nossa cultura.

Extraído da Folha de São Paulo, caderno equilíbrio, ontem (autoria de Mirian Goldenberg)

9 comentários:

  1. Liberdade eis a questão. O que há de l sentir isso ou aquilo por outra pessoa.? Tudo é uma questão de momento e como já havia dito anteriormente é tudo uma questão de química. Não devemos julgar, pois é tão único esse momento, tão sublime que para se considerar traição ,para alguns é pesado para outros afronta, para outros indignação, mas quem é o Senhor certo? Para as mentes mais presas a conceitos básicos de infância adoleencia onde o ego impera o excentrismo, a volúpia cega desemfreada com requintes de vingança e maldade, ai sim considero traição, Caso contrário é o ressurgimento do novo do despertar para verdadeira essência do que é realmente constituida a humanidade "Procura, encontro do verdadeiro elo de união entre dois seres humanos, onde a paixão já estaria em segundo lugar. , aceitação dignidade respeito. Infedelidade? Quem é fiel consigo mesmo? Atire a primeira pedra quem nunca pecou.Como disse a Marcia quando o mundo fica chato, viaja nos romances, está certa ela pois a realidade aqui por vezes é chata demais. Abraços a todos. Bjs Magali

    ResponderExcluir
  2. Cadê o comentário sumiu?

    ResponderExcluir
  3. I N S A T I S F A Ç Â O

    ResponderExcluir
  4. Justificativas... todos temos as nossas, sempre as inventaremos. Das formas mais racionais, coerente, lógicas.

    Neste caso eu fico na dúvida se a culpa é da culpa. Se o traidor não sente pesar, não aconteceu traição. Agora, se o traído reivindicar sua posição de vítima, como fica? Há ou não a traição?

    A verdade jamais será absoluta.

    ResponderExcluir
  5. Na realidade....a culpa é dos dois!!! Iguais!!! Sem pesar mais para nenhum dos lados!!!!E tem aquele velho ditado " Quem não dá assistência, abre porta pra concorrência"!!! As vezes esse é o real motivo da traição!!!

    ResponderExcluir
  6. Acho que a traição é um ato que não tem um único tippo de culpados, acho que as duas partes são culpadas, ou por não terem feito uma manutenção da relação, ou por não terem percebido que estão esfriando, sei que a natureza está em todos nós, mas hoje em dia é fato que as mulheres estão se igualando com os homens nesta questão, acho que por causa da independencia delas elas estão mais livres pra se relacionar com quem elas querem, antigamente por falta de opção as mulheres eram as chamdas amelias, não se manifestavam e não tinham opção, eram totalmente anuladas, e quando traidas ficavam caladas, hoje isto mudou..

    Abraço Dr.

    ResponderExcluir
  7. Marli Enide Piccolo/ Luciana da Cruz Bento02 julho, 2010

    Dr.Mauricio
    Fiquei feliz em receber as mensagens.
    Depois da morte de minha mãe, decidi viver a terceira etapa da vida, tranquilamente, pois, tudo é traçado por "Deus".
    Ganhei um presente lindo, que é a Luciana,
    Espero ansiosa a tutela definitiva, para trazê-la para casa e viver mais feliz.
    Abraço Dr.

    ResponderExcluir
  8. Traição é sempre uma traição, independente de ser homem ou mulher....!!! Temos que excluir a palavra culpa e incluir a palavra interesse em outra pessoa.
    O ser humano pode mudar ao longo da sua vida e sendo assim se interessar por novos horizontes..ou parceiros...!!!
    Tem sim, que ter a dignidade de não se desculpar e sim assumir o porque mudou....!!!
    Acho que vou ser psiquiatra/psicanalista e ajudar as pessoas a enxergarem a realidade dos fatos ....ao invés de trabalhar com tecnonogia, área totalmente exata ....!!!!
    Abraços à todos, em especial ao Dr. Maurício Lucio!!!!

    ResponderExcluir
  9. DESEJO AO SR. E SUA FAMÍLIA UM "NATAL" REPLETO
    DE 'BENÇÃOS DIVINAS" E QUE A "SAÚDE E A PAZ",
    REINE SEMPRE EM SEU LAR.

    'ANO NOVO COM MUITAS REALIZAÇÕES'

    COM CARINHO,
    marlienide

    ResponderExcluir