sábado, 7 de agosto de 2010

Debate Político

Anteontem tivemos debate político na TV. Foi constrangedor. Fiquei pensando a respeito do comportamento e do discurso ideológico-partidário, lembrei de um amigo que, embora inteligente, para defender o Lula, usa de argumentos tão malucos, que parece ter perdido a lucidez. É um discurso apaixonado, irracional, de caráter quase religioso. Grandes absurdos e idiotices são ditas nestas circunstancias. Alguém poderia imaginar que o texto que se segue não foi de gozação? Pois foi publicado imediatamente após a morte de Stálin, pelo France Nouvelle (jornal do Partido Comunista Francês), e não me surpreenderia que alguém o endossasse atualmente. Lá vai:

"O coração de Stálin, o ilustre companheiro de armas, e o prestigioso sucessor de Lênin, o chefe, o amigo e o irmão dos trabalhadores de todos os países, deixou de bater. Mas o stalinismo vive, ele é imortal. O nome sublime do mestre do comunismo mundial resplandecerá com uma claridade flamejante pelos séculos e será sempre pronunciado com amor pela humanidade. A Stálin permaneceremos fiéis para todo o sempre. Os comunistas se esforçarão para merecer, por sua dedicação incansável à causa sagrada da classe operária.... o título de honra de stalinistas. Glória eterna ao grande Stálin, cujas imperecíveis obras científicas nos ajudarão...."

Para quem não acredita, tem mais. Recentes palavras de Oscar Niemeyer: "Alcança enorme sucesso na Europa um livro que reabilita Stálin, figura tão deturpada e injustamente combatida pelo mundo capitalista". Folha de São Paulo, 09/01/2009

7 comentários:

  1. Ué!
    Os fins justificam os meios (o inverso também tem sido válido, infelizmente) afinal "a moral da canalha comunista é mesmo diferente da nossa" (Gramsci).

    Saudosistas e outra,a lucidez do Niemayer é discutível. Bah!

    ResponderExcluir
  2. Constrangedora é a situação da saúde e da educação neste país, pra falar só do que eu considero essencial. E neste tempo de eleições temos que ouvir as pataquadas infalíveis e que jamais serão realizadas e aguentar as caras cínicas dos velhos calhordas. Desculpe, mas esse tema me deixa muito irritada.
    Aliás, o sr. nunca mais foi ao meu blog.
    Mesmo assim (rsrsrsrrs), lhe desejo um lindo domingo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ps. Já que vc só responde aos "Ps.", responda a primeira parte do meu e-mail, tabom?

    Eu pensei em colocar uma condição mas, pentelho como só você consegue ser, você me acusaria de chantagem.

    ResponderExcluir
  4. Não me conformo com a burrice do povo brasileiro, que vive de fanatismos...se matam por times de futebol, por partidos politicos...e não enxergam a situação verdadeira do país!!!! Os mais necessitados, são os mais tapados!!! Tem mais é que se ferrar mesmo!O presidente representa o povo....povo mediocre...presidente mediocre....... Dilma ganha pra presidência!!!!!

    ResponderExcluir
  5. "Passei muito tempo praticando o autoengano, mas refletindo pouco sobre ele. Não é possível ler o jornal sem estar consciente da importância do autoengano nas questões nacionais e internacionais". Robert Trivers.

    De fato, merecemos!

    ResponderExcluir
  6. Fala Dr. é interessante observar como o discurso alcança o mais intimo da alma humana, pra muitos italianos mussoline é eternamente bom, os seus discursos eram regados de chavões idealistas sobre a patria, e o que dizer do velho guerreiro da Ilha chamada Cuba, que discursava até nove horas em praça publica, pra mim não há muita diferença entre facistas, nazisstas ou neo-liberais, o discurso é sempre o mesmo de aprisionar as mentes e a alma, através do discurso podemos fazer guerra ou ter paz, e quando vejo politicos na televisão tento tomar muito cuidado no seu discurso, pois eles falam tudo que o povo quer escutar, como reformas sociais e etc.. bom falei de mais está aí o meu post.
    abraço Dr. Mauricio

    ResponderExcluir
  7. Me apresenta teu amigo inteligente, terei o maior prazer em conhecê-lo. rs

    ResponderExcluir