quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Pacientes que tive

Mulher, 45anos, nível universitério. Diagnóstico: TOC (transtorno obsessivo-compulsivo).
Queixa-se que alguns de seus sonhos não tem um desfecho adequado. Luta para voltar a dormir, entrar no mesmo sonho de novo e mudar seu final. Raramente tem sucesso, mas não cansa de tentar.

4 comentários:

  1. Pelo sonho, acho que o diagnóstico dela não é TOC - nomenclatura da psiquiatria para os neuróticos obsessivos que manifestam compulsões a rituais, manias, cacoetes, tiques. Assemelha-se mais a alguém que sofre dos pensamentos,como diria Freud ao definir a neurose obsessiva. Nesta nem sempre estão presentes aquelas ações bizarras que caracterizam o tão contemporâneo TOC.

    ResponderExcluir
  2. Haaah...geralmente qd tenho sonhos bons, as vezes mesmo acordando, volto a ter a continuação do sonho....será que essa paciente mencionada é a problemática ou seria eu a anormal?!?!?!?!!?

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um sonho desde minha infancia com queda de avião, e é o mesmo sonho, que nunca vejo o desfecho, eu indo até o fim do avião para a parte de tráz enquanto ele cai, e quando tento abrir a porta para pular eu acordo. Será que eu sofro do mesmo problema desta pasciente? Nunca me atentei para isso.

    ResponderExcluir
  4. Olá ! que barato e intrigante como de repente tudo haver com a psiquiatria, barbaridade, eu também sonho com um determinado local sempre o mesmo, mesmmas ruas mesmas pessoas e nunca vejo o final, só sei que me perco no caminho de volta. outro sonho que sempre tinha, mas agora me atento que a muito não sonho, é que estou cursando Universidade e já eliminei várias matérias e fica sempre faltando física, e não consico concluir o curso e também não vejo conclusão do sonho. Saliento que gostaria muito de ter continuado meus estudos, também concluir o curos de formação de professora de piano. Fiz nove anos e fui até o sétimo. Espero que esteja contribuíndo para um bom desenvolvimento e entendimento entre os amigos que aqui fazem parte. Bjs MAGALI MANZANO FERREIRA. Esse tipo de matéria considero bem produtiva.

    ResponderExcluir