Mais da metade da população apresenta distúrbios do sono, no mínimo intermitentes. Cerca de 20% dos adultos relatam perturbações crônicas do sono, índice que se eleva para 80% dos pacientes psiquiátricos. Há dois tipos mais comuns de insônia: as situacionais, que atingem pessoas que passam por dificuldades ocasionais, como seqüestro ou assalto; ou aqueles que sofrem de doenças psicofisiológicas mais graves, como depressão ou ansiedade. Também atormenta trabalhadores com turnos alternados (médicos psiquiatras em plantões noturnos) e pilotos de avião que mudam frequentemente de fusos horários, não conseguindo criar uma rotina para o sono. Antes de fazer uso de medicamentos para dormir, medidas simples podem melhorar, e muito, a qualidade do sono. Constituem a higiene do sono.
Dormir apenas o tempo suficiente para se sentir bem. Nunca ficar na cama mais do que o necessário, o que pode fragmentar o sono da noite seguinte. À noite, não tomar café, chá preto, bebidas tipo cola, guaraná ou álcool. Este, embora pareça induzir o sono, piora sua qualidade, usualmente com despertar precoce. Nunca ler ou assistir TV na cama, faça-o em outro lugar e só vá para a cama a fim de dormir. Estabeleça horários regulares para acordar, não cochile durante o dia. Tenha um jantar leve, não durma após refeições pesadas, nem com fome. Não faça exercícios vigorosos à noite. Não “brigue” com a cama, se não conseguir dormir, levante e faça algo enfadonho, como ler um blog entediante.
Lembre-se: remédios para dormir costumam gerar dependência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E o que se faz qd o caso é o contrário desse???
ResponderExcluirEu faço tudo desta lista aí de cima e mesmo assim além de dormir super bem a noite ainda tenho sonolência o dia todo!!!!! Nada me tira o sono! Eu costumo dizer q não durmo....Eu Hiberno!!!! Vai entender o ser humano!!!!!!
Muito legal essas dicas, vamos tentar para melhorar. E olhe seu blog não é entediante coisa alguma, se bem que agora confesso que está mais gostoso de participar dele. Bjs MAGALI MANZANO FERREIRA
ResponderExcluirNada que vem de ti é entediante!
ResponderExcluirMuito legal Dr. Mauricio estas dicas, eu tento seguir algumas delas.
ResponderExcluirabraços