segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Prece da Serenidade

Uma prece singela de imensa sabedoria e bom-senso. Atribuída a São Francisco de Assis, se tornou o lema principal que norteia a filosofia dos Alcoólicos Anônimos. O primeiro dos 12 passos na cura do alcoolismo é o reconhecimento do poder do àlcool sobre o dependente, algo que ele não pode mudar. O que é diferente de dizer que não haja nada a ser feito. Ilustra o que penso, que tanto a medicina, como a filosofia e a religião, todas podem caminhar juntas em busca do bem-estar, do equilíbrio e da saúde.

"Deus, me conceda a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar,
 a coragem para mudar as coisas que eu posso mudar,
 e a sabedoria para distinguir uma coisa da outra."


3 comentários:

  1. Minha prece de hoje:
    Deus me dê paciência......pois se o senhor me der forças eu Mato Um!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oieeee! Que frases lindas e sabias. Eu Magali considero a segunda mais dificil de cumpri-la distinguir uma coisa da outra........ Porque será essa dificuldade, pois assim considero pois não quero ver ou realmente não consigo distinguir uma coisa da outra. Principalmente no exato momento do fato. Pode comentar sobre o que eu escrevi para que eu possa tentar encarar melhor certas situações, como por exemplo a que me deparei agora pouco na postagem posterior a essa. Amo vc demais. Alcolismo............... nossa já presenciei vários casos inclusive familiar. Bjs MAGALI MANZANO FERREIRA SUA FÃ PACIENTE AMIGA E ALUNA, pois aprendo muito com vc.

    ResponderExcluir
  3. A Oração da Serenidade foi escrita pelo teólogo protestante Reinhold Niebuhr que viveu de 1892 até 1971 e trabalhava no Union Theological Seminary, estudou no Elmhurst College, depois no Seminário Teológico Éden e também na Escola de Divindade de Yale.nos Estados Unidos da América, não São Francisco de Assis. =))

    ResponderExcluir