sábado, 29 de janeiro de 2011

O cine Belas Artes vai fechar. Culpa dos monstros.




É bom deixar bem claro que, uma das principais tarefas do meu trabalho em saúde mental é auxiliar no melhor funcionamento possível, profissional, afetivo e social das pessoas, sejam elas "normais", ou perturbadas pelos mais variados sofrimentos, fazer com que vivam a vida com a menor dose de sofrimento possível. Um passo importante neste sentido é deixar a hipocrisia de lado e abordar os temas de frente: principalmente os aspectos desagradáveis da existência. Falar macio, pegar leve, contornar/evitar temas polêmicos, mentir descaradamente, iludir, fazer promessas fantásticas, fazer apologia á pobreza, ao martírio, ao auto-flagelamento é coisa que deixo para os religiosos de plantão. Essa é a especialidade deles, o aliciamento de pessoas fragilizadas, muitas vezes perdidas e confusas, para seus obscuros objetivos pessoais.
Como já disse várias vezes, a vida é difícil, muitas vezes ruim/penosa, as pessoas não pediram para nascer, em geral não são como gostariam, e o mundo, ao contrário do que alguns extremistas alardeiam, não é simplesmente cruel, mas totalmente indiferente ao sofrimento das criaturas. Quem acreditar em Papai-Noel, que os mortos estão felizes "do outro lado" à nossa espera, que tudo tem uma justificação "secreta", que alguém veio ao mundo oferecer sua vida em sacrifício por "pecados" que nos acusa de cometer desde antes do nascimento, que seja coerente a sua crença e não chore nos velórios de seus entes queridos. Quem realmente acredita em contos de fadas, unicórnios, gnomos ou santos, que se regozije com a passagem desta "para a melhor" por seus entes amados.
A psiquiatria e a psicanálise são processos dolorosos, como o crescimento. Achar que sou um monstro por me desagradar ser abordado em minha hora de lazer por mendingos com cheiro de urina é, no mínimo infantil. Não achei necessário dizer que por mais de 20 anos atendi semanalmente essas mesmas pessoas em salas de urgência, não só sentindo seu odor com uma proximidade que poucos conhecem, mas também tocando-os com minhas mãos, tentando lhes proporcionar conforto ou alívio. Não estou aqui para dizer que fiz "boas-ações", primeiro por não ser de meu feitio, segundo por isso ser apenas o trabalho que escolhi para minha vida, e do qual muito me orgulho. Meus pacientes são o melhor testemuho de minha ética, dedicação e valores humanistas.
Minha luta é por uma vida mais realista, satisfatória, com menos ilusões, menos frustrações, expectativas mais saudáveis, objetivos sensatos e, como já disse, o menor sofrimento possível. Quem gostar de se auto-flagelar, sentir piedade de si mesmo ou acreditar em saídas mágicas, como Papai-Noel ou Papai-do-céu, definitivamente deve procurar outro médico, um padre, um vidente, um médium ou um astrólogo/tarólogo.
Freud disse que a grande certeza é a morte, mas só podemos cuidar dela em vida. Freud era ateu, fumava tanto que morreu de câncer na boca, gostava de beber e comer carne vermelha mal-passada. Vida um pouco desregrada...

Aquele outro, com a foto ali em cima, tinha uma vida mais "regrada", amava os animais, era vegetariano por convicção. Amava também as artes, tentou sem sucesso uma carreira como pintor. Não fumava, não bebia e acreditava em Deus. Será que meus críticos conhecem algo de história?

9 comentários:

  1. "Hitler sobreviveu sem ferimentos graves a 42 atentados contra sua vida.[7] Devido a isso, ao que tudo indica, Hitler teria chegado a acreditar que a "Providência" estava intervindo a seu favor. A última tentativa de assassiná-lo foi o atentado de 20 de julho de 1944, onde uma bomba, preparada para simular o efeito de um explosivo britânico,[8] explodiu a apenas dois metros do Führer. O atentado foi liderado e executado por von Stauffenberg, coronel alemão condenado à morte por fuzilamento. Tal atentado não o impediu de, menos de uma hora depois, se encontrar em perfeitas condições físicas com o ditador fascista italiano Benito Mussolini.
    Adolf Hitler cometeu suicídio no seu quartel-general (o Führerbunker), em Berlim, a 30 de abril de 1945, enquanto o exército soviético combatia já as duas tropas que defendiam o Führerbunker (a francesa Charlemagne e a norueguesa Nordland). Segundo testemunhas, Adolf Hitler já teria admitido que havia perdido a guerra desde o dia 22 de abril, e desde já passavam por sua cabeça os pensamentos suicidas."

    BEM DR. MAURICIO, ESTA OPINIÃO É SUA, POIS ESCREVEREI A MINHA...
    POR MAIS QUE EU NÃO VÁ MUITO COM A CARA DE JUDEUS, POR ELES ACHAREM QUE JESUS CRISTO ERA APENAS UM PROFETA E NÃO O FILHO DE DEUS, TENHO PENA DOS JUDEUS POR PENSAREM DESTE MODO ATÉ HOJE, NÃO SOU CATÓLICA MAS SEMPRE QUE PRECISEI DO MESTRE "JESUS CRISTO" ELE ME OUVIU, TANTO QUE DEU A INTELIGÊNCIA AO SER HUMANO PARA CURAR OU AMENIZAR NOSSO SOFRIMENTO! AI ESTA O SENHOR, QUE SOUBE AMENIZAR UM POUCO MEU SOFRIMENTO COM O QUE VEJO E OUÇO, NÃO VOU JULGALO DE FORMA ALGUMA COMO DISSE " CADA UM COM SEU CADA UM " MAS PARA MIM ELE É UM MONSTRO, MAIS DOENTE DO QUE TANTOS DOENTES QUE ANDAM POR AI.
    EU COMO ESQUIZOFRENICA, JAMAIS MANDAREI OU MATEREI ALGUÉM AO CONTRÁRIO DELE QUE MATOU MILHÕES DE PESSOAS, E PESSOAS SÃO VIDAS!!!
    ME DESCULPE MAS DISCORDO COM ESTE TEXTO ACIMA...
    LEMBRANDO, ESTA É A MINHA OPNIÃO, SE ELE REALMENTE ACREDITASSE EM DEUS COM CERTEZA NÃO MATARIA COM A SUA IDEOLOGIA HORRIVEL E DESPREZIVEL.

    GRANDE ABRAÇO AO SR, DR. MAURICIO.

    DANIELLI

    ResponderExcluir
  2. OBS: LEMBRANDO:

    ESTAMOS EM UM PAIS DEMOCRÁTICO, ENTÃO SEM OFENSAS, CADA UM PENSA COMO QUER E FALA O QUE ACHA CORRETO.
    É UM TEMA POLÊMICO??? SIM!!! MAS SEM JULGAR UM AO OUTRO, EXPOR OPINIÃO SEM AGREDIR OU FALAR MAL.

    ABRAÇO A TODOS, ESTA FOI A MINHA OPINIÃO EDUCADAMENTE E SEM AGRESSÕES.

    DANIELLI

    ResponderExcluir
  3. "Adolf Hitler morava numa pequena localidade perto de Linz, na província da Alta-Áustria, próximo da fronteira alemã, e que à época era parte do Império Austro-Húngaro. O seu pai, Alois Hitler (1837-1903), que nascera como filho ilegítimo, era funcionário da alfândega. Até aos seus quarenta anos, o pai de Hitler, Alois, usou o sobrenome da sua mãe, Schicklgruber. Em 1876, passou a empregar o nome do seu pai adotivo, Johann Georg Hiedler, cujo nome terá sido alterado para "Hitler" por erro de um escrivão, depois de ter feito diligências junto de um sacerdote responsável pelos registros de nascimento para que fosse declarada a paternidade, já depois da morte do seu padrasto. Adolf Hitler chegou a ser acusado, depois, por inimigos políticos, de não ser um Hitler mas sim um Schicklgruber. A própria propaganda dos aliados fez uso desta acusação ao lançar vários panfletos sobre diversas cidades alemãs com a frase "Heil Schicklgruber" - ainda que estivesse relacionado, de fato, aos Hiedler por parte da sua mãe.
    A mãe de Hitler, Klara Hitler (o nome de solteira era Klara Polzl), era prima em segundo grau do seu pai. Este trouxera-a para sua casa para tomar conta dos seus filhos, enquanto a sua outra mulher, doente e prestes a morrer, era cuidada por outra pessoa. Depois da morte desta, Alois casou-se, pela terceira vez, com Klara, depois de ter esperado meses por uma permissão especial da Igreja Católica, concedida exatamente quando Klara já se mostrava visivelmente grávida. No total, Klara teve seis filhos de Alois. No entanto, apenas Adolf, o quarto, e sua irmã mais nova, Paula, sobreviveram à infância.
    Adolf era um rapaz inteligente, porém, mal-humorado. Por ser desde cedo boêmio, foi reprovado por duas vezes no exame de admissão à escola secundária de Linz. Ali, começou a acalentar ideias pangermânicas, fortalecidas pelas leituras que o seu professor, Leopold Poetsch, um antissemita bastante admirado pelo jovem Hitler, lhe recomendou vivamente.
    Hitler era devotado à sua complacente mãe e, presumivelmente, não gostava do pai, que apreciava a disciplina e o educava severamente, além de não compartilharem muitas ideias políticas. Em "Mein Kampf", Hitler é respeitoso para com a figura de seu pai, mas não deixa de referir discussões irreconciliáveis que teve com ele acerca da sua firme decisão em se tornar artista. De fato, interessou-se por pintura e arquitetura. O pai opunha-se firmemente a tais planos, preferindo que o filho fizesse carreira na função pública.
    Em janeiro de 1903 morreu Alois Hitler, vítima de apoplexia. Em Dezembro de 1907 morreu Klara, de cancro, o que o teria afetado sensivelmente."

    ELE COM TODA CERTEZA TAMBÉM ERA PERTUBADO E DEVERIA SER BIPOLAR, POIS ERA EXTREMAMENTE MAL-HUMORADO.

    DANIELLI

    ResponderExcluir
  4. Você tem toda razão,Dr.Mauricio.A psicanálise é um processo muito doloroso,não é qualquer um que consegue segurar o tranco.Mas é necessário se quisermos nos tornar pessoas melhores,evoluir e ficar mais fortes e preparados para os infortúnios da vida.

    ResponderExcluir
  5. Você tem toda razão.Dr.Mauricio.A psicanálise é um processo muito doloroso,não é qualquer um que consegue aguentar o tranco.Mas é necessário se quisermos nos tornar pessoas melhores,evoluir e ficar mais fortes e preparados para os infortúnios da vida.

    ResponderExcluir
  6. Angela...

    CONCORDO COM VOCÊ, É MUITO DIFICIL O TRANCO NA NOSSA MENTE!!! E COMO...

    ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir
  7. Nem sempre aqueles que dizem acreditar em Deus,são coerentes com sua crença.Mas,não podemos e nem devemos(na minha opinião generalizar).
    Infelizmente,na sua maioria há uma preocupação com quantidade e não qualidade,as pessoas utilizam muitas vezes destas como supermercados(indo quando precisam,ou para cumprir e/ou realizar cerimônias,sem muitas vezes nem saberem e/ou valorizarem o seu real significado.E por conta de serem administradas por homens(humanos,passíveis de erros,pecadores)já cometeram muitos erros.Mas,ainda assim existiu homens autênticos dentro destas também que admitiram os mesmos.Mas,não devemos generalizar e nem "engessar uma coisa a outra".(a pessoa pode ter e seguir uma religião e não ser alienada,aleluiada e pode saber,como deve saber;que
    a sua não é melhor e nem pior que a outra.Ter respeito pelas demais e ser também respeitado pelas mesmas e ser coerente em suas ações,suas crenças.
    Assim também uma pessoa pode não seguir nenhuma,mas acreditar em Deus e ser também uma pessoa de valores,virtudes.Justa,que pratica o bem e as vezes,uma outra que segue(não é corente em suas ações).Talvez estes testemunhos destas pessoas nos seus atos,tenha ajudado a manchar a imagem da religião e de grupos religiosos.Mas,aqueles que não se intitulam "donos da verdade,nem são autoritários e ditadores".Podem sim ao meu ver,acreditarem em Deus sem serem alienados,sem terem uma postura para com o mesmo de moeda de troca e sem serem vítimas de charlatões e muito menos acreditarem em fórmulas mágicas.Até mesmo grandes cientistas,pensadores e filósofos admitiram a existência de Deus e a importância do mesmo.Bem como a medicina(onde já foi comprovado a melhora significativa de muitos pacientes e curas aconteceram devido ao lado espiritual cultivado pelos mesmos).Hoje muitos cientistas,médicos e religiosos admitem a importância e necessidade de um trabalho em conjunto,respeitando e crescendo com as diferenças.
    Filosofia ao meu ver está ligada a religião,nomeiam-se algumas coisas de forma diferente apenas.
    Quando uma diz cultive bons pensamentos,deseje o bem ,pratique o mesmo;a outra diz,a importância das palavras e a força da mesma em nossas vidas,o poder do pensamento(pensar positivo,atraí positivo).Ambas falam que precisamos nos esvaziar para podermos crescer e que a resposta está dentro de você...
    Uma pena, que estas respostas que tanto buscamos,não venham na mesma velocidade de nossos questionamentos.Concordo que não pedimos pra nascer,que nada acontece num passe de mágica,que viver não é uma tarefa muito fácil(já te disse isso uma vez).Mas,não concordo que acreditar em Deus piore as coisas,muito pelo contrário;é nele que encontro forças para recomeçar a cada dia(e acho que se não cultivarmos esse nosso lado espiritual(cada um a sua maneira),sofremos mais ainda.Mas,ter fé não nos isenta de sofrimentos ,dores,dificuldades;continuaremos com tudo isso.Apenas,aprendemos a lidar melhor com tudo issso,não paramos nisso,seguimos adiante.A vida é um dom de Deus,também tenho meus questionamentos a respeito da mesma e não concordo com muitos dogmas da igreja;mas acho que se não tivesse fé,nem estaria mais aqui.Continua...
    Luz

    ResponderExcluir
  8. Na teoria,tudo é fácil e bonito,mas colocar em prática toda essa teoria,nem sempre é possível. E nem sempre prática e teoria,"são parceiras nesta vida."Não somos perfeitos,não nascemos prontos e é vivendo que vamos nos "lapidando".Aceitando aquilo que não podemos modificar,melhorando e modificando o que podemos.Tendo consciência de que este processo, sim é lento e gradativo.Mesmo assim não podemos e nem devemos desistir.E é na fé que encontro força para prosseguir.
    Um abraço.
    Luz.

    ResponderExcluir
  9. Um abraço para você também,Danielle.
    Bom domingo para todos!!!

    ResponderExcluir