domingo, 30 de janeiro de 2011

Leia a Bíblia 3: advertências e punições aos preconceitos

Sobre a punição ao preconceito racial: de como o Senhor puniu com a Lepra Miriam, irmã de Moisés, por criticá-lo devido ao seu intercurso carnal com uma mulher cusita, isto é, etíope (negra).

Números, cap.XXII;
1. Miriam e Aarão criticaram Moisés por causa da mulher etíope (negra) que ele desposara. Moisés tinha, com efeito, tomado por mulher uma etíope.
2. “Porventura é só por Moisés, diziam eles, que o Senhor fala? Não fala ele também por nós?” E o Senhor ouviu isso.
3. Ora, Moisés era um homem muito paciente, o mais paciente da terra.
9. A cólera do Senhor se acendeu contra eles.
10. O Senhor partiu, e a nuvem retirou-se de sobre a tenda. No mesmo instante, Miriam foi ferida por uma lepra branca como a neve. Aarão, olhando para ela, viu-a coberta de lepra.

Irmãos, ouvi então o que foi dito: se teu irmão é um homem justo aos olhos de Deus e quiser ter um intercurso com uma mulher cusita, melhor não se intrometer, apesar dos avanços da medicina com a hanseníase (não se pode mais usar o termo "lepra", sob risco de punição pelas atuais leis dos homens).

6 comentários:

  1. SAUDADES MEU AMIGO, E ÚNICO AMIGO!!!

    DANIELLI

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Dr.Maurício na Bíblia diz que Deus pune o preconceito. E será que aqui já há alguém totalmente livre de preconceitos? cada um converse com sa consciência não é mesmo!Nos enganamos com nós mesmos...todos precisamos nos analisar muto , olhar par o próprio umbigo antes.Estava certo aquele que disse que atirasse pedras se nunca tivesse pecado. Mas o dom maior é saber enxergar o erro em si mesmo , pois nos outros todos enxergam.Sempre, estava certa também aquela que disse que quando apontamos um defeito, é que geralmente o temos também e por isso nos incomoda tanto. Temos muito a evoluir como seres humanos em nossas almas.
    Abraços.
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Ótimo Dr.Maurício, na Bíblia diz que Deus pune o preconceito. E será que aqui já há alguém totalmente livre de preconceitos? Cada um converse com sua consciência não é mesmo?
    Nos enganamos com nós mesmos...todos precisamos nos analisar muito , olhar para o próprio umbigo antes.Estava certo aquele que disse que atirasse pedras se nunca tivesse pecado. Mas o dom maior é saber enxergar o erro em si mesmo , pois nos outros todos enxergam sempre. Estava certa também aquela que disse que quando apontamos um defeito, é que geralmente o temos também e por isso nos incomoda tanto. Temos muito a evoluir como seres humanos em nossas almas.
    Abraços.
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Nos dias atuas o tema "preconceito" é sempre apresentado em escolas, resvistas, internet e outros meios de comunicação sempre apresentado como um tema super atual, porem o trecho acima, escrito a milhares de anos atraz revela que mesmo na epoca ja era foco de discordância. Isso me faz refletir...
    Acho que os assuntos atuais, assim como a moda e um reflexo imprefeito do passado, pois as gerações mudam mais não a espécie nem o modo de pensar.
    O que nos afeta hoje é o mesmo que afetava nossos antepassados e podera ser o mesmo que afetara nossos netos e bisnetos.

    Saudades
    Camila(API)

    ResponderExcluir
  5. Um abraço para você também,Danielle.
    Bom domingo para todos!!!

    ResponderExcluir
  6. VOU REPETIR LUCIANA... COMO POSTEI NO POS ABAIXO E VOCÊ NÃO LEU...

    Luciana...

    EU LHE PEÇO DESCULPAS SE A OFENDI DE ALGUMA MANEIRA, MAS A VIDA PARA NÓS QUE TEMOS PROBLEMAS MENTAIS É MUITO DIFICIL, VOCÊ COMO CITOU DEVE SABER...
    NÃO ME SENTI OFENDIDA PELO FATO DE FALAREM ISTO OU AQUILO DE MIM, MAS SIM COMO FOI COLOCADA A FORMA EM FALAR...
    PEÇO PERDÃO A VOCÊ SE A OFENDI, SINCERAMENTE!!!
    MAS NÃO ME SINTO CONFORTAVEL COM AS PESSOAS QUE NÃO CONHECEM O DR. MAURICIO E SAEM ESCREVENDO COISAS HORRIVEIS SOBRE ELE...
    EU O CONHEÇO BEM E SEI A PESSOA E PROFISSIONAL QUE ELE É, POIS SE NÃO FOSSE O TRATA MENTO DELE E CLARO A MINHA FORÇA DE VONTADE EM MELHORAR NÃO ESTARIA AQUI ESCREVENDO E SIM MORTA!!!
    MAS UMA VEZ PEÇO DESCULPAS...
    E QUE NÃO VOLTEM A ESCREVER ALGO DE ALGUÉM QUE MAL CONHECEM, OU NEM CONHECEM...
    GRANDE ABRAÇO E MUITA PAZ PARA TODOS NÓS!!!

    DANIELLI

    ResponderExcluir