quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mecanismos de defesa

Até que se demonstre o contrário, as pessoas não pediram para nascer, não escolheram seu sexo, sua aparência física, o país em que vivem, as condições sociais de sua família, a religião de seus pais ou a língua que falam. São entregues ao mundo tendo que se virar como podem e conseguem. A distribuição de facilidades e problemas não me pareceu nunca muito justa. As pessoas tem de lidar com o problema de viver, e para isso devem administrar conflitos diversos, desejos proibidos, expectativas inalcançáveis, frustrações, raivas. Devem adequar suas demandas internas à realidade externa que, ao que tudo indica, é indiferente ao resultado. Mecanismos de defesa são processos psicológicos de adaptação, que buscam reduzir a angústia gerada pelos conflitos cotidianos. Todos nós os usamos, com resultados variáveis. Crianças e pessoas muito perturbadas recorrem a mecanismos de defesa muito primitivos e ineficientes, por isso precisam de proteção. São exemplos: negação e distorção da realidade, idealização, projeção. Adolescentes usam mecanismos imaturos, como regressão, bloqueio, introjeção, comportamento passivo-agressivo, e sofrem por isso. Na vida adulta, algumas pessoas desenvolvem mecanismos mais maduros, adaptativos e gratificantes, como altruísmo, sublimação e humor. Outros adultos, um pouco mais “neuróticos”, fazem uso de defesas não tão saudáveis, como dissociação, repressão, sexualização e tentativas inúteis de controle.
O estudo dos mecanismos que as pessoas desenvolvem para resolver problemas é matéria de grande interesse teórico e muita aplicação prática, em processos de psicoterapia, que podem aprimorar o resultado obtido.

2 comentários:

  1. Adorei. Mais... Magali Manzano Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Doc. vc está por fora. Precisa se atualizar e rápido porque o fim do mundo é no ano que vem. E é claro que vc escolheu sua família, sexo, país. Vc que não lembra. Vc e todo mundo... rs

    Bah.

    Bem bacana esse texto. Mesmo discordando que tirar sarro de tudo e todos é um mecanismo de defesa. Na verdade eu sei que é, mas a negação precisa ser usada de vez em quando pra equilibrar tudo.

    ResponderExcluir