quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O eletrochoque

A mesma necessidade que faz com que alguns homens criem deuses para amar (e neles projetar esperanças), faz com que também criem demônios para odiar (e depositar culpas). O grande demônio da psiquiatria é o“eletrochoque”, nome infeliz, pois induz ao erro. Prefiro o termo “eletroconvulsoterapia” (ECT), que significa tratamento (terapia) decorrente de convulsão induzida por choque elétrico.
Quando um computador começa a funcionar mal, de maneira errática, abrindo janelas indevidas, não respondendo adequadamente aos comandos, aprendemos, pela prática, que algo útil pode ser “dar um boot”; desligar tudo e reinicializar seu funcionamento do zero. Isso resolve muitas vezes. Quando o sistema de condução dos impulsos elétricos do coração falha, podem surgir arritmias (como a fibrilação), e uma descarga elétrica (um choque), aplicado com precisão, reverte o quadro, salvando a vida do paciente. Isso acontece com tanta freqüência na prática, que se discutem leis sobre a necessidade da presença de desfibriladores em lugares públicos. O cérebro é um órgão de funcionamento essencialmente elétrico, algo de seu funcionamento é avaliado pelo famoso exame de eletroencefalografia. Atividade elétrica externa pode interferir, e em alguns casos, melhorar, seu funcionamento. No passado, médicos perceberam que doentes mentais, às vezes melhoravam de sintomas de depressão e psicose após apresentar uma crise epilética (convulsiva), que pode, de maneira controlada vir a ser induzida por um choque elétrico, base do tratamento de ECT.
Fui apresentado à técnica pelo prof. Sérgio Paulo Rigonatti, diretor do serviço de ECT do Instituto de Psiquiatria do HC, quando eu ainda era estudante. Testemunhei a melhora dramática que proporcionava a pacientes graves. Com o passar dos anos, quando me deparava com pacientes com indicação para este tratamento, continuei encaminhando-os para o HC. Tive vários pacientes que, me procuravam em recaídas e pediam novas aplicações de ECT, dizendo algo como “estou piorando, doutor, preciso de novas aplicações de choque”.
Apenas o medo, a ignorância, ou o preconceito falam contra o ECT. Essa técnica está caindo em desuso por questões político-ideológicas, e não técnicas. Além de ir contra os interesses da indústria farmacêutica, muitos intelectuais de esquerda sofreram choques aplicados como tortura durante o regime militar em delegacias. José Genoíno, Dilma Roussef e vários formadores de opinião tiveram esta triste experiência no passado. Mas parece que lhes falta inteligência para distinguir tortura de tratamento.

Na Folha de ontem:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd0202201101.htm

23 comentários:

  1. A Eletroconvulsoterapia é um método de tratamento internaciolnalmente reconhecido como seguro e eficaz para uso em formas graves de depressão, mania e certas formas de esquizofrenia, entre outras indicações. Já existe até uma resolução do Conselho Federal de Medicina regulamentando o procedimento.

    Surpreendentemente, não havia no Brasil, até agora, nenhum equipamento de ECT com registro na ANVISA. Em 27 de Dezembro de 2010 o Mecta spECTrum 4000 tornou-se o primeiro (e único!) equipamento de Eletroconvulsoterapia com Registro na ANVISA e Certificação no INMETRO.

    Desde meados de 2009 a Neurosoft do Brasil vinha investindo nesse processo, encorajada pelos avanços no campo da Neuromodulação, hoje uma área multidisciplinar que envolve não só a Eletroconvulsoterapia como a Estimulação Cerebral Profunda e a Estimulação Magnética Transcraniana, já bastante usadas na prática clínica, e ainda a Polarização por Corrente Contínua, esta última restrita a uso em pesquisa.

    Finalmente os especialistas Brasileiros terão acesso a equipamentos de Eletroconvulsoterapia com parâmetros atualizados e o suporte técnico da Neurosoft do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Estava lendo o seu texto do dia 31 de janeiro Quem tem medo da bruxa? e me lembrei de algo.
    Certa vez,quando eu ainda era adolescente,estava discutindo com a minha mãe e eu disse a ela:
    -Eu não pedi para nascer!
    Ela me respondeu da seguinte forma:
    -Eu também não!
    Me lembro disso até hoje e nunca mais disse isso a ela,porque já sabia o que ela iria me responder.Que tristeza...

    ResponderExcluir
  3. SUE ELLEN MACHADO...

    ENTÃO SOMOS DUAS, POIS PIORO, MELHORO... PIOROOOO E MELHORO...
    NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, QUEM SABE DR. MAURICIO ISTO NÃO RESOLVA A MINHA DOENÇA, OU APAGUE AS LEMBRANÇAS HORRIVEIS QUE TENHO DA MEMÓRIA, DA ALMA E DO MEU CORAÇÃO...
    PRINCIPALMENTE AS PESSOAS DAS QUAIS EU AJUDEI UM DIA E ADOECI POR ISSO.

    GRANDE BEIJO!!!

    DANIELLI

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Um abraço para você também,Dr.Mauricio.

    ResponderExcluir
  6. QUERIDA DANIELLE
    SE PUDESSE APAGARIA DA MINHA MENTE TBM MUITAS COISAS! SÓ NÃO SEI SE APAGARIA AS RUINS OU AS BOAS!? CHEGUEI NUM ESTÁGIO ONDE NENHUM MEDICAMENTO FAZ MAIS EFEITO! TENHO DEPRESSÃO, ANSIEDADE E SINDROME DO PÂNICO!
    BJSSSSSSS

    ResponderExcluir
  7. Sue Ellen Machado...

    EU TAMBÉM TENHO TUDO ISSO, E MAIS A ESQUIZOFRENIA.
    E A CADA DIA NÃO SEI O QUE ACONTECE, HOJE POR EXEMPLO ESTOU UM LIXO, ONTEM ESTAVA BEM...
    SOU BIPOLAR TBM E ISTO ACABA COMIGO!!!

    BEIJO GRANDE QUERIDA!!!

    DANI

    ResponderExcluir
  8. é flor, estamos ferradas! eu voltei a ter crises de pânico!nenhum medicamento funciona pra mim!não sei mais o que fazer!!!! bjssss e melhoras pra vc!

    ResponderExcluir
  9. Danielle e Sue Ellen:Vocês ainda sabem que tipo de doença as afligem,e eu que até hoje não sei o que me afeta?.A única coisa que eu sei é que sou triste desde que nasci.Ás vezes,até tenho a sensação de que me curei,mas basta um pequeno aborrecimento para eu perceber que continuo a mesma de sempre.E olha que eu me esforço para mudar,hein?Parece que eu estou sempre recomeçando...Meu caso parece tão simples de ser resolvido,afinal,eu nunca tive nenhuma doença grave!Eu também estou ferrada!Um beijo para vocês,meninas.

    ResponderExcluir
  10. Angela...

    EU TAMBÉM SOU TRISTE DESDE QUANDO NASCI, E QUANDO ACHO QUE MELHOREI, VOLTA TUDO DE NOVO...
    SINCERAMENTE, CANSEI!!!

    BJKS SUE E ANGELA!!!

    DANI

    ResponderExcluir
  11. Minha vida se transformou aos 14 anos! Antes disso era completamente feliz, cheia de sonhos e projetos! Bjssss para Danielle e Angela!!!
    Vcs tem orkut???? Facebook???? Msn????

    ResponderExcluir
  12. SIM SUE, PROCURA NO ORKUT DANI CELLI OU

    danibinhos2@hotmail.com

    BJKS FLOR!!!

    ResponderExcluir
  13. SUE...

    JÁ TE ACHEI NO ORKUT... ADD LÁ!!

    BJKS!!!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Angela pelo seu comentário e retorno.
    Gostaria de poder dizer alguma coisa neste momento que fizesse sentido pra você e para a Danielli e Sue Ellen.Mas,sei que a teoria vocês já devem saber.O que peço é que não desistam e saibam que nunca estarão sós.E que estes momentos também fazem parte da vida.Mas,devemos nos esforçar para não " estacionarmos "nos mesmos(sei que não é fácil,mas esta é uma luta contínua).Força,fé,coragem,esperança e paciência.É o que desejo para cada uma de vocês.
    Um grande abraço pra vocês e pra você,Mauricio também.Lembrei me de algumas canções,que gosto e que sempre me motivaram bastante,não sei se vou conseguir coloca-lás aqui;se der certo,espero que gostem e possam fazer sentido e ajudar de alguma maneira.LUZ.

    ResponderExcluir
  15. http://www.youtube.com/watch?v=lAyNQ6THamI
    http://www.youtube.com/watch?v
    =IwSxU21tgS4&playnext=1&list=PL6C006807F809813A
    http://www.youtube.com/watch?v=peIDXI0OaOc
    http://www.youtube.com/watch?v=LVJ6PkcdCxw

    Músicas :Somos quem podemos ser...(Engenheiros)Não olhe pra trás(Capital)
    Enquanto houver sol...(Titãs)
    Tente outra vez (Barão V.)
    LUZ.

    ResponderExcluir
  16. OBRIGADA LUZ... VEIO EM BOA HORA, JÁ ESTOU A PONTO DE DESISTIR...

    BEIJOS DANI

    ResponderExcluir
  17. Daniela e Ellem, não desistam, eu passei por uma fase muito ruim também e estou melhorando, teve dia de eu pensar em desistir, e a luta é diaria tomo os remédios faço analise faço todo o processo mas estou procurando não estacionar como disse o anonimo a nossa caminhada é bella, e aprendi uma coisa que apenas sou mais sensivel do que outras pessoas, aprendi muito com a depressão e a sindrôme do pânico do quanto é bom um dia feliz e de aproveita-lo no maximo, do quanto é bom estar perto de pessoas que gostamos. Abraços Fábio Bezerril.

    Há e o meu orkut é Fábio Bezerril e o meu hotmail é fabiobezerril@hotmail.com.

    E Dr. Parabéns pelo espaço, acho que o compartilhar é o melhor remédio também.

    Abraços

    FB

    ResponderExcluir
  18. A verdade é que a vida não está fácil para ninguém...Basta consultar os noticiários do dia e perceber isso.Até mesmo pessoas de boa família e alto poder aquisitivo,que teoricamente deveriam estar livres dos problemas,estão sendo vítimas de problemas emocionais e violência.

    ResponderExcluir
  19. Eu moro na periferia de São Paulo e nunca fui vítima de violência por aqui(acreditem se quiser!)Nunca fui assaltada aqui na região e minha casa nunca foi invadida por ninguém,mas cansei de ver nos noticiários condomínios de luxo em bairros nobres serem invadidos,pessoas de alto poder aquisitivo sofrerem algum tipo de violência na família,sequestros...etc.Hoje em dia estamos dependendo da sorte para viver...ninguém está protegido.

    ResponderExcluir
  20. Angela...

    É VERDADE, SÃO MAIS VITIMAS OS RICOS DO QUE A GRANDE MAIORIA DOS POBRES, EU SOU POBRE E JÁ FUI ASSALTADA MILHÕES DE VEZES, MAS É A VIDA FAZER O QUE...

    BEIJOS MINHA QUERIDA!!!

    DANI

    ResponderExcluir
  21. Maria Bêtania13 fevereiro, 2011

    Olá meninas,bom primeiro pesso que Deus abençoi cadfa uma de vocês.Sei muito bem o que vocês estão vivendo,ja tive depressão e sindrome de pânico,durante 12 anos.Vive praticamente no inferno ,procurei ajuda médica,tomei muito remédios ,que aliviaram-me por algum tempo me dando espaço maior entre uma crise e outra porém não curaram-me.Foi ai que ouvi falar de um ser que podia me curar,esse ser chama-se Jesus cristo,então resouvi procura-lo e o encotrei.Não foi facíl estva descrente de tudo até mesmo de Deus.Conheci varias igejas e pastores,mas só recentimete encontrei verdadeiramente Jesus Cristo,na igreja onde sou membro a alguns anos,quando realmente me prontifiquei a encontrar com esse Deus.
    Disse Jesus -vinde a mim todos os canssados e oprimidos e eu vos aliviarei.E foi acreditando nessa e outras promessas que Jesus me libertou.Ainda luto contra essas terriveis opressões,mas venço a cada dia com Jesus.
    Hoje vocês estarão nas minhas orações e se aceitarem um conselho visitem uma igreja evangelica e deixem que o senhor aja em suas vidas.Á e quanto a violência quero dizer que o mau não escolhe rico,nem pobre ,nem branco,nem negro.Só quero dizer que Jesus Cristo é o meu protetor e que nada de maupode me atingir,pois entrego todos os dias minha vida,avida dos meus filhos,do meu marido,dos meus parentes,dos meus amigos nas mãos Dele.

    Um grande abraço para vocês e que Senhor Jesus envie a casa de cada uma um anjo!!
    QUE DEUS AS ABENÇOE!!!
    Ao Dr.Mauricio um grande abraçioem breve nos veremos.

    ResponderExcluir
  22. julio david nascimento de amorim04 junho, 2011

    ha 20 anos sofro padeço nao vivo pois tenho sidrome de panico fobias que aumentam a cada dia agora ja fiz todas as terapias ja tomei todos os antidepressivos ja fui a todos os psiquiatras hojea vivo na base da ritalina um antidepressivo e o rivotril para poder chegar ate a rua, estou num ponto que nao vou ao centro da cidade pela manha ha 6 anos mudei para o interior do estado para ver se melhorava mas a cada dia pioro. Agora me deu um "estalo na mente e vou me jogar atras de algum médico que tenha compaixao e me aplique esta terapia, quero dar um "boot" em meu cerebro por favo me ajudem meu nome é Julio meu emal e juliojuazeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir