segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Viciado não é vítima

Os usuários de drogas costumam me dizer coisas do tipo: “Para agüentar a minha família, só mesmo fumando maconha!”; “Bebo mesmo, mas a culpa é da droga da minha mulher!”; “É verdade que roubei, mas depois de usar crack”; “...fazer o quê? A dependência química é uma doença, sou um doente!”. Alguns médicos são meio paternalistas com essas pessoas, considerando-as também como vítimas das drogas. Tentam cuidar delas, protegendo-as de culpas, como se a garrafa de vodka as tivesse perseguido e vencido suas fraquezas. Fiquei entusiasmado com a entrevista da revista veja desta semana, com um psiquiatra inglês (Anthony Daniels) com grande experiência no assunto. Ele afirma:
“A maneira como vemos o vício de drogas é errada. Tratamos o viciado como vítimas, incapazes de ser responsabilizados por suas escolhas. Isso é falso. Eles não são vítimas de seu próprio comportamento. Não existe droga tão viciante a ponto de ser impossível livrar-se dela. Os drogados usam entorpecentes por uma decisão pessoal.”

10 comentários:

  1. Por este motivo, que eu acho que todos os usuários de drogas, deveriam ser penalizados mais severamente, inclusive com penas de prisão, principalmente em casos de reincidência, pois não é justo que a maioria da população pague impostos para que ser mantenham clínicas para tratamento de dependentes de drogas e que estes não sofram nenhuma penalização.
    Tina

    ResponderExcluir
  2. É mesmo dá-se o tratamento, mas, ao mesmo tempo, este deveria responder criminalmente pelos seus atos, pois, invariavelmente o consumidor de drogas acaba cometendo outros pequenos delitos, como roubos e furtos para sustentar seu vício e muito raramente pagam por isso.Marcia

    ResponderExcluir
  3. começa a ser hora de olhar para o consumidor de drogas como um agente autônomo, que optou autonomamente pelo seu vício particular –e, em muitos casos, pela sua destruição particular.
    Simone

    ResponderExcluir
  4. Pelo jeito voces naum tem ideia do que é ser um dependente.

    ResponderExcluir
  5. Porque será que o povo não participa tanto destes temas mais sérios? Adoro descontrair, mas gostaria muito de saber o que vocês pensam desses temas delicados.

    ResponderExcluir
  6. Maria Betânia20 agosto, 2011

    De uma forma ou de outra os viciados muitas vezes são as maiores vitimas,porque eles muitas vezes não têm uma boa estrutura familiar.
    Muitas das pessoas q se envolvem com drogas se envolvem pq não tiveram a informação a respeito das drogas q deveriam.Drogas é um assunto delicado sim ,mas não deve ser esquecido é um assunto q se deve ter em casa com os filhos,q se deve ter nas escolas,q se deve ter na tv,e no máximo de lugares possiveis,pois os jovens são as vitimas desse mal q é as drogas,são vitimas porque não têm as informações necessárias , informações q podiam vir apenas de casa com os familiares.
    Tenho dois filhos um já é adulto e o outro é adolescente,e graças a Deus nenhum deles se envolveram com drogas,pois aqui em casa eles têm as informações q eu acredito serem necessárias.
    Meu filho adolescente têm colegas q se envolveram com drogas,mas ele acredito q pela estrutura familiar q temos nunca se deixou influenciar pelos seus colega, pelo contrario ele da concelhos e ele tenta ajudar.
    Obs: Não estou culpando a família dos jovens q se envolvem e se envolveram com as drogas até pq este não é o único motivo pelo qual eles se envolvem!!!

    ResponderExcluir
  7. É verdade, a mãe é sempre a última a saber, essas mães que alegam ter a família estruturada são as mais vulneráveis, sempre achando que "os outros" são as más companhias. Só percebem o problema mesmo quando a casa cai, o filho vai preso ou leva um tiro. Aí começa a pagação de dízimo pra subornar deus e safar a pele do filho bandido e viciado!
    MHK

    ResponderExcluir
  8. Maria Betânia20 agosto, 2011

    Dr.eu tentei ser gentil e educada com esse ser,infelizmente ele mais uma vez me ataca.O meu comentário a respeito das drogas é minha opinião, de forma alguma me dirigi a essa pessoa,e mesmo assim mais uma vez ofende minha família.Não sei o que essa pessoa tem contra à mim mais acho que já foi longe de mais.Como sua amiga peço que vc tome uma atitude!!!

    ResponderExcluir
  9. Assim como em outros assuntos levantados por aqui,acho que não podemos e nem devemos generalizar.Mais culpado que usuários ,na minha opinião são os traficantes(pois estes não são dependentes químicos e podem usar sem ficar dependentes da substância em questão que estão traficando,sabem que podem levar outros à dependência e não estão preocupados com isso).Já os que são dependentes de drogas ou outros tipos de vícios/dependências na minha opinião se não quiserem ajuda,não tiverem ajuda e não tiverem apoio e tratamentos adequados não conseguem se livrar desta dependência(e sendo assim não concordo com a reportagem da revista veja).Drogas causam depedência e são viciantes sim,pelo menos na minha opinião(ainda que leiga no assunto).Existindo muitas questões por trás desta busca ,a questão de históricos de dependências na família e outros fatores que estão envolvidos e implicados neste assunto.E todo vício é ruim,bem como da bebida,do sexo ,da mentira,cigarro,e,muitos destes já foram incentivados e envoltos por muito glamour antigamente pela sociedade e a mídia;levando muitos a estes vícios e o grau de dependência varia por outros fatores e não por estes serem mais vítimas menos vítimas,serem capazes de não se viciar.Mas,acho que este termo também não tem muito a ver e ainda que seja um dependente ou alguém que conseguiu controlar e/ou abster -se de determinado vício;ninguém deve posicionar -se na posição de vítima-pois este assume sem tentar que já perdeu e ainda que não se trata de ganhar nada-mas fazendo um paralelo com este termo,quero dizer que a posição para abandonar e tratar de um vício e doença deve ser de alguém que assume a direção e não que será dirigido por outro(s)e somente assim poderá um dia retomar e reescrever sua história.
    LUZ.

    ResponderExcluir
  10. Verdadeiras vitimas são as crianças que morrem por falta de tratamento e investimento enquanto se trata um dejeto que procurou a morte se drogando ultrapassa o ridículo o dinheiro despendido com estes marginais.

    ResponderExcluir