quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Emancipação Feminina, parte 2: Darwin explica porque as mulheres falam demais


Falar a respeito da emancipação feminina com as mulheres é muito difícil por uma razão óbvia: falar com mulheres (sobre qualquer assunto) é difícil, porque as mulheres tem o hábito de falar em nosso lugar mesmo quando dizem que querem nos ouvir. As mulheres tem a capacidade de encerrar qualquer possibilidade de diálogo, transformando-o num monólogo que lembra uma metralhadora em ação. Os homens cansam e desistem, viram de lado e dormem, pensam em outras coisas ou simplesmente ficam olhando ao balanço do decote feminino, despindo a mulher em pensamento.  

Isso tem uma explicação evolucionista (Darwiniana). Nos tempos das cavernas, quando os homens eram caçadores-coletores, havia uma divisão de trabalho, com as mulheres geralmente colhendo frutos e raízes em grupo, numa atividade repleta de animado falatório, o que era útil para essa atividade, uma vez que espantava pássaros e roedores, concorrentes dessa atividade feminina. Já os homens saíam a campo na arriscada tarefa da caça. Matar um animal como um imenso mamute requeria muita competência, sangue-frio, calculismo, coragem, colaboração e entrosamento entre o grupo, disciplina e silêncio. Falar na hora errada poderia significar a diferença entre viver ou morrer. Por isso os homens desenvolveram capacidades práticas silenciosas e eficientes, falando inteligentemente apenas o necessário, enquanto as mulheres se tornaram ruidosas matracas, falando até pelos cotovelos, com menos pragmatismo, resultados práticos mais modestos. Imagino que quando elas começavam a falar, até os mamutes saíam correndo, procurando por alívio. As coisas pouco mudaram nos últimos 40 mil anos, até que na década de 60, com a invenção dos anticoncepcionais orais, ficaram ligeiramente confusas, e as mulheres deixaram de saber qual o seu papel na sociedade. Passaram a lutar por “direitos iguais”.

6 comentários:

  1. Dr Mauricio, em um estudo recente descobriram que as mulheres, precisamos de 3 mil palavras diárias para se expressar, e vocês homens 1 mil, nós conseguimos trabalhar, cuidar do lar, estudar,atender o telefone, olhar a comida,varias coisas ao mesmo tempo, enquanto vocês homens não conseguem fazer 2 coisas ao mesmo tempo....pós e contra, como tudo na vida.
    Ass: Alcântara

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Maria Betânia21 setembro, 2011

    Nem vou falar nada... kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. gostaria de visualizar emancipação feminina, parte 1

    ResponderExcluir
  5. Experimente clicar no título do blog "Medicina da Alma", para abrir os tópicos mais recentes, ou procurar na coluna da esquerda em "Arquivo do blog".

    ResponderExcluir
  6. sobre o tema, acredito eu, veríamos que a mulher outrora "já" falou muito mais. Hoje ela age muito mais do que fala. Mulheres ativas não tem tempo a perder falando sobre o que não é importante para sua ascensão. Concorda.
    Tina

    ResponderExcluir