segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pensando sobre a Tortura

E já que falamos de terroristas, desenvolvamos esse animado tema, para questões afins, com a mesma e alegre tonalidade. Segundo Elio Gaspari, o que torna a tortura atraente é o fato de que ela funciona. O preso não quer falar, apanha e fala. A eficácia do método chega a surpreender até mesmo o torturador. Assemelha-se ao ato cirúrgico, extraindo da vítima algo maligno que ela não expeliria sem agressão. A mente insubmissa torna-se vítima de sua carcaça, que é, a um só tempo, repasto do sofrimento e presa do inimigo. O preso só lastima uma coisa: o maldito corpo continua agüentando! Ainda que a certa altura a mente prefira a morte à confissão, aquele corpo dolorido se mantém vivo, permitindo que o suplício continue. Todos concordam que a tortura é uma prática abominável e nada há que justifique sua prática. Será mesmo? Grande parte das pessoas desse mundo hipócrita que mente sobre si mesmo, não vai encarar o desconforto de pensar a respeito com honestidade. Essa é a diferença entre aqueles que tem a obrigação de agir, e aqueles que os criticam. Viver é ter de fazer escolhas entre coisas ruins e coisas péssimas, administrar o caos, que espreita a total degradação do fim inevitável. Tirar o corpo fora, dizer que não se tem nada a ver com isso é fácil.
Imagine-se a hipotética situação: um avião levando 300 crianças sobrevoa o oceano pacífico. Há uma bomba escondida a bordo, programada para explodir em 2 horas, tempo insuficiente para se chegar a um aeroporto. Existe a possibilidade de desarmar a bomba, ou jogá-la para fora do avião, desde que ela seja localizada. A única pessoa que sabe onde a bomba está é o terrorista que a escondeu, responsável por centenas de mortes em episódio semelhante anterior, e que está detido sob seus cuidados. Ele se recusa a falar, já vai mesmo para a cadeia... O tempo começa a correr. Responda com sinceridade: você deixaria as 300 crianças morrerem, sem tentar obter a informação mediante tortura do terrorista? Nesta situação, a tortura seria um crime, algo moralmente condenável? A turma dos direitos humanos tentaria impedir a tortura?

11 comentários:

  1. Não vale me xingar, que será censurado.

    ResponderExcluir
  2. Maria Betânia03 outubro, 2011

    Eu em particular acho difícil um terrorista da alguma informação correta mesmo,sendo terrivelmente torturado não seria terrorista e sim um babaca tentando ser um.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O problema de ser flexivel com a tortura é que torna ela um instrumento de uso continuo .Muitas pessoas são presas e já vão apanhando na viatura .Também temos a questão social, uma pessoa rica que vai presa tem direito a advogado, um pobre vai apanhar bastante .E assim a tortura entra no cotidiano, fica normal então bater em animais, em idosos, porque a violencia se justifica.
    Não se usa a tortura em casos de emergencia, como o citado na sua história, ela é usada todos os dias sem limite.Ser contra a tortura não quer dizer ser hipocrita,mas eu sempre penso em uma questão, as pessoas torturadas dizem tudo, então também podem mentir para se livrar da dor logo, então como se pode dizer que é eficaz? Enfim, a violencia faz parte da mente humana e não tem sentido acreditar que um dia será diferente.

    ResponderExcluir
  5. A ultima vez que fui ao dentista, descobri que o sonho heróico que eu tinha de mim mesmo, resistindo à tortura de comunistas para protejer meus entes queridos, não passa de conversa fiada: diante da dor física, acho que sou um frouxo.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Dr. Lí um livro chamado sociedade do espetáculo, nele dizia que vivemos representando a todo momento e que não sou quem eu realmente queria ser. Falo uma cois dr. se tivesse alguém da minha família naquele avião este cara ia se arrepender de têr nascido pois os meus sentimentos mais maus iriam aflorar... O bom cristão iria sumir para aparecer um guerreiro da jihad ...abç e bom texto

    ResponderExcluir
  8. Maurício,

    Sou seu fã desde o fórum de espiritismo do Uol. Lembra do Esio, No Control e toda turma?

    kkk!

    ResponderExcluir
  9. Que surpresa!!! Saudades do fórum de espiritismo. Eu gostava muito de participar, até que fui ameaçado de morte por um espírita bem "evoluído", que até descobriu meu endereço, aí eu tive de parar, fiquei com medo de morrer, (como não acredito em outra vida depois, eu posso me dar a esse luxo). Já faz anos. Lembro bem do NoControl, inteligentíssimo; e do Esio, rabugento. Mas, por favor, identifique-se... fiquei muito feliz e surpreso. Seja bem-vindo(a)

    ResponderExcluir
  10. Maria Betânia06 outubro, 2011

    Meu Deus! o que você fez para esse espirito? Já sei era uma mulher e você tentou seduzi-la!é dr. não foi uma boa ideia.Graças a Deus você tá vivo.kkkkkkkkkkkkkkkk beijos!

    ResponderExcluir