quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Lipoaspiração Macabra


                               
Estou para conhecer homem (artigo cada vez mais raro, segundo fontes seguras... homem que goste de mulher, não gay, nem crente fanático) que ache que a mulher da foto precisasse de retoques cirúrgicos, lipoaspiração, cirurgia de estômago ou coisa parecida. Só o cirurgião que a matou (provavelmente por que estava pensando nos seus honorários, e não no interesse dela) achou que ela precisasse de algo além de uma dieta balanceada e atividade física regular. Eu me arriscaria a sugerir uma produção leve, um pouco mais de recato e um namorado divertido, que gostasse de brincar com seu umbigo. Se me fosse solicitado, eu sugeriria aspirar o cérebro do cirurgião, não o corpo de Pamela Baris.
Nossa cultura produziu uma triste legião de mulheres insatisfeitas com o próprio corpo, que invadem consultórios onde cirurgias plásticas e lipos são sorteadas pela loteria, financiadas a crédito consignado, negociadas assim como cachos de banana na feira, prometidas como a solução de todos os problemas “afetivos”. Existem anúncios obscenos oferecendo cirurgias em consórcio, como se fosse uma moto ou um carro, um sonho de consumo. Algumas mulheres trocam próteses mamárias com a facilidade com que outras trocam de sutiã.
Qualquer homem em sã consciência adoraria apalpar as “gordurinhas” que ela resolveu lipoaspirar. Pode ser que algo lhe faltasse, como falta a todos nós, pois todos somos menos bonitos do que gostaríamos, menos inteligentes, menos justos, menos corajosos, menos competentes, menos felizes. Ser humano é ser sempre menos do que gostaríamos. Lidar com isso não é da competência da anestesia, do bisturi, da tesoura. Há algo de profundamente errado no fato de se exigir a beleza física onde ela não está, não enxergá-la onde ela existe, e colocar a vida em risco na sua procura.

5 comentários:

  1. As pessoas estão se tornando totalmente incapazes de viver com frustrações, se é que a moça acima teria motivos para estar triste com algo. Penso como as pessoas com problemas realmente graves devem se sentir frente a tanta padronização de beleza.

    ResponderExcluir
  2. acabei de ler que "família não sabia que ela iria fazer NOVA lipoaspiração"
    http://www.jornaldamidia.com.br/2012/11/01/familia-de-pamela-baris-que-morreu-apos-lipoaspiracao-diz-que-foi-pressionada/

    ResponderExcluir
  3. Belíssima síntese Dr. Maurício, abordando com mestria tanto o aspecto financeiro quanto o psíquico desta prática em forte expansão no país.
    Quantos(as) continuarão a perseguir um padrão de beleza inalcançável?

    Quase repeteco de outro comentário: "Só existem duas coisas infinitas: o universo e a estupidez humana".(Nelson Rodrigues)

    Zito.

    ResponderExcluir
  4. ACHO Q A DITA CUJA NUNCA TEVE DEPRESSÃO, ANSIEDADE E SINDROME DO PâNICO.....SE TIVESSE TIDO JAMAIS TERIA ESSE TIPO DE NEUROSE, DE ESTAR PERFEITA E QUERER MAIS PERFEIÇÃO AINDA!!!! EU DELA AO INVÉS DE TER IDO AO CIRURGIÃO PLÁSTICO TERIA IDO AO PSIQUIATRA!

    ResponderExcluir
  5. Ter depressão, síndrome do pânico e ansiedade não eliminam o desejo de fazer uma lipoaspiração, de acordo com a pessoa até estimula. Querer passar por cirurgia a favor da estética não é neurose, salvo exceções de pessoas que brigam excessivamente com o espelho.

    ResponderExcluir