domingo, 17 de março de 2013

Habemus Papam

 
Meu sono foi restaurado!
A humanidade é fraca. Como disse o apóstolo Paulo, vemos o mundo obscuramente, como se através de um espelho embaçado. Erramos, nos desviamos do certo, raciocinamos de uma maneira precária. Vivemos imersos no pecado, na impureza e na infâmia. Precisamos de ajuda, foi por isso que Deus nos enviou sua Igreja, seus profetas, os Santos, o Papa e o sacerdócio....  para nos orientar, porque nossos próprios recursos são falíveis e inadequados. Seja bem-vindo, Papa Francisco, seu rebanho, em júbilo o acolhe, em sua infalível humildade.

quarta-feira, 6 de março de 2013

A morte de Hugo Chávez


Consternado, acompanho com tristeza os sentimentos de nossa grande líder, Dilma Roussef, que lamenta a morte desse outro grande líder, Hugo Chávez. Faço minhas as palavras de Dilma:  "Hoje lamentavelmente, infelizmente e com tristeza digo para vocês que morreu um grande latino-americano: o presidente da Venezuela Hugo Chávez. Deixa ele um vazio insubstituível na história das Américas. Comprometido com o desenvolvimento da América Latina, permanecerá sendo uma eterna referência a todo o povo americano."
Sem dúvida, um líder gigante. Idealizador do projeto bolivariano, invejável modelo de independência e progresso social e econômico (o moderno socialismo do século XXI), anti-imperialista por natureza, injustamente acusado de cubanizar seu país pelos neoliberais de plantão. Neste exato momento, outros líderes gigantes, como Evo Morales (da Bolívia), Rafael Correa (do Equador) e Cristina Kirchner (Argentina) dirigem-se para a Venezuela, afim de participar dos cortejos fúnebres. Consternado, Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã, envia representantes e lamenta a morte de seu maior aliado no Ocidente.
O governo Venezuelano expulsou dois adidos aeronáuticos da embaixada dos Estados Unidos, Deblin Costal e David Delmonico. Suspeita-se que ambos estejam envolvidos com o macabro método, já denunciado por Chávez de, através de técnicas desconhecidas, inocular câncer em líderes latino-americanos comprometidos com projetos sociais bolivarianos humanista-cristãos de esquerda. A maldade dos norte-americanos imperialistas desconhece limites. Lula, suposta vítima do plano americano, conseguiu se salvar do câncer de laringe. Mas nem a medicina cubana, a mais avançada do mundo, conseguiu salvar Chávez (ele foi sábio em recusar o convite brasileiro de se tratar no hospital Sírio-Libanês, um hospital repleto de espiões capitalistas). Outras vítimas de inoculação de câncer teriam sido Fernando Lugo (do Paraguai), Cristina Kirchner (tumor em tireóide) e a própria Dilma, antes da posse. Hugo Chávez, além de grande líder agora é também um mártir.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Augusto dos Anjos: Versos Íntimos


Augusto dos Anjos. Nele, tudo é angústia: "Não existe mulher capaz de me amar", teria afirmado. Um dos poetas mais críticos e sombrios de seu tempo. Com o mestre Arthur Schopenhauer (abaixo), teria aprendido que a única saída para o homem seria a total aniquilação de seu desejo. Segundo Schopenheuer, todo sofrimento deriva do desejo. Eliminar o desejo, elimina o sofrimento. Parece que Augusto dos Anjos aprendeu bem a lição. A existência como tragédia, do nascimento à morte. Melancolia plena. Acho que a cara de seu mestre, de alguma forma influenciou sua triste posição diante da vida.
Versos Íntimos


Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
(Augusto dos Anjos)
Especialmente dedicado a Samir Arida, médico, ator, doutor da alegria, meu grande e querido amigo, com o qual descobri o amor pela poesia.
 

sexta-feira, 1 de março de 2013

Yoani Sánchez, Cuba e as fezes de Jesus


Só um maluco, se pudesse escolher um país onde nascer, preferiria Cuba aos EUA. Como estudioso do comportamento humano, estou me deliciando com as discussões a respeito da visita da blogueira cubana, Yoani Sánchez, ao Brasil. Legiões de idiotas fazem apologia ao regime mais ditatorial e infeliz das Américas. Apaixonadas discussões em jornais, revistas, programas de entrevistas, sempre rodeando o tema do suposto paraíso cubano, parecendo mais discussões de torcidas infantis de futebol de várzea, me fizeram lembrar de antigas discussões ocorridas na Idade Média, sobre temas ligados à santidade. Parece conversa de louco, coisa que eu adoro.
Naqueles tempos, muito se discutia sobre a humildade de Jesus, se ele possuía ou não as roupas que vestia, aqueles trapos, supostamente poderiam ser interpretadas como sinal de riqueza material, incompatível com seu amor pela pobreza. Pessoas eram queimadas vivas em fogueiras, caso discordassem da opinião das autoridades do momento. Tentava-se calcular quantas gotas de sangue teriam vertido durante seu martírio. Outro problema era relativo às fezes de Jesus. Uma vez que o filho do Homem habitava um corpo físico como os outros, discutia-se muito se suas fezes também federiam como as dos demais, ou se teriam um odor agradável, talvez floral, derivado de sua santidade. O que hoje parece inútil ou idiotice, ocupou as mentes mais privilegiadas da época, durante gerações sucessivas, em discussões teológicas infindáveis, que não chegavam a conclusão nenhuma, e para as quais ninguém mais liga...
Eu consigo imaginar um futuro no qual as acaloradas discussões de hoje sobre o fato de Cuba ser ou não um país maravilhoso, com um povo feliz ou não, serão lembradas como os exemplos medievais que citei; ou seja, discussões bizarras, inúteis, improdutivas e que, revelam muito mais a respeito da personalidade de quem argumenta do que sobre os fatos objetivos em si. Discussão entre lunáticos. Prato cheio para um psiquiatra.