terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Os Efêmeros: vida curta, pensamento sem limites.

A lenda nos conta sobre uma raça de insetos extraordinária, os Efêmeros, que habitam grandes florestas. Essas criaturas nobres foram abençoadas com grande inteligência, mas foram amaldiçoadas com vidas de duração muito curta, de apenas um dia. Para um Efêmero, a floresta parece eterna e imutável. Cada geração vivia sua breve vida sem jamais presenciar qualquer mudança em seu mundo frondoso. Um Efêmero não observa mudanças no tamanho e cor das árvores, ou do solo durante sua vida. Eles vivem sob a ilusão de um mundo estável, contínuo e imutável. 
Mas, observações cuidadosas e pensamento lógico, levaram alguns Efêmeros a postular que a floresta não era estática. Eles começaram a suspeitar que pequenos brotos verdes cresciam para se tornar enormes árvores, e que as árvores maduras, um dia morriam, tombando e sujando a floresta com troncos podres, que enriqueciam o solo para futuras árvores. Apesar de incapazes de testemunhar a transformação pessoalmente, os Efêmeros previram a existência de processos ligados à vida, se estendendo ao longo de muitos anos de incompreensão, por um período de tempo que ultrapassava suas existências individuais. Fazendo bom uso de suas mentes, conseguiram enxergar além do que seus sentidos básicos permitiam.  

Somos como os Efêmeros. Para nós, o Cosmos parece eterno e imutável: as visões do céu que temos à noite são quase sempre idênticas àquelas que eram vistas por nossos ancestrais, durante incontáveis gerações. Isto, no entanto, é uma ilusão, da qual o pensamento pode nos libertar. O universo está em constante mutação: nunca foi tão interessante estudar astronomia.
Temos uma vantagem sobre os Efêmeros que, de tão pequenos, só podiam ver umas poucas árvores, folhas, ramos e rochas. Os astrônomos hoje, são testemunhas de um número inacreditável de estrelas e outros objetos, em vários estágios de evolução. E embora não possamos observar diretamente a passagem de uma estrela de um estágio a outro, dado o tempo inimaginavelmente longo desse processo, vemos estrelas em estágios diversos da evolução estelar. Compreendendo a natureza da matéria, sua composição e comportamento, bem como as leis da física, começamos a adquirir um conhecimento mais claro de nosso lugar no Universo. Há poucos anos temos o privilégio de compreender o mundo e a vida de uma forma nunca antes imaginada. É impressionante o poder da mente em compreender, extrapolar, observar. Contemplar a história do universo, é um convite que nos inspira a pensar no nosso lugar dentro dele, e nos coloca na paradoxal condição de nos sentirmos ao mesmo tempo especiais e insignificantes. Perpetua a deliciosa e infantil capacidade de deslumbramento.

(Para estudar astronomia no computador, sugiro os programas Stellarium e Home Planet 3.3, que podem ser baixados gratuitamente no Baixaki).

5 comentários:

  1. acho incrível a capacidade do ser humano em seguir aprendendo cada vez mais, construindo civilizações, tecnologias, etc...mas continuamos com o mistério de onde viemos e para onde vamos....

    ResponderExcluir
  2. Vc mudou o texto ,retirou alguns trechos ou foi impressão ?E o que vc pensa sobre o mistério de onde viemos pra onde vamos....................
    Rolo

    .........qualquer semelhança com outros personagens do chará das HQs é mera coincidência!Tava vendo que graça tem se passar por outro(a)? é de médico e de louco ...............publique se quiser ou não,tanto faz .,acho que só de ler ja deve ajudar ,sei lá.........................................

    ResponderExcluir
  3. Esquece não precisa publicar este e nem o anterior do Rolo.O blog é seu ,não tenho nada a ver com isso.Deixa pra lá,não vou perguntar mais nada .Mesmo não acreditando em coincidências,neste caso ou situação foram apenas coincidências e o melhor é encarar a realidade.Ser sonhador demais ou criar expectativas nunca foi bom mesmo,mas uma hora a gente aprende ,cada um no seu ritmo e conforme vai vivendo e ninguém nasce pronto e sabendo lidar com tudo e todos .

    ResponderExcluir
  4. ...Rolo? Quem é Rolo?
    Desculpe mas não estou entendendo nada. Que estória é essa de personagem de HQ?
    Por favor, me explique, porque parece que algo está confuso por aqui...
    Faço questão de desfazer qualquer mal-entendido, ok?

    ResponderExcluir
  5. OK. Pode começar se assim quiser ,realmente, desfazer qualquer mal entendido,retirando os comentários como havia sido pedido.Porque parece que o nosso amigo Rolo se arrependeu e te fez este pedido.Errar ,se arrepender é humano e corrigir quando possível é sempre positivo. Os demais personagens da sua coleção ficarão imensamente agradecidos por esta gentileza.

    ResponderExcluir