quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Você sabe com quem está falando?





Tive o prazer de conhecer pessoalmente o filósofo Mario Sergio Cortella, durante um evento médico, no qual ele foi expor uma visão muito particular com relação ao uso de drogas. Foi surpreendente. A melhor maneira de ser introduzido ao seu pensamento é assistindo a suas inesquecíveis palestras. Escolhi esta como exemplo.

7 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=9JvSfIDNb4Y&feature=fvst
    Busca vida -Paralamas.
    Os vídeos são bons ,para reflexão principalmente e para abrir a mente sobre muitos conteúdos,conceitos e rótulos.Ninguém é melhor que ninguém,alguns tiveram mais oportunidade,outros aproveitaram melhor as que tiveram,outros nem as tiveram;nem por isso alguém é melhor pelo cargo que têm,formação,conhecimento,fama,título,poder.Cada um tem sua importância e sua beleza.Conceitos e regras,existem muitos;mas sempre podemos e devemos pensar sobre eles.Estamos em constante formação e transformação e quem achar que sabe mais e/ou é melhor que outros ,dê nos um tempo pra conversarmos e nos conhecermos melhor(pegando um gancho na fala do Mário) e de repente pode nos acrescentar com sua sabedoria e ainda crescer partilhando a mesma.Pois como alguém bem já disse : mestre não é só aquele que ensina mas que também aprende .E o aprendizado será constante em nossa vida e os erros,também.Serão muitas vezes através destes que aprenderemos também.Legal o texto anterior sobre os efêmeros ,não conhecia.Bacana partilhar endereço sobre a fonte do assunto e outros .Não é o nome,o poder,a roupa que faz a pessoa é a pessoa que faz o seu nome,a única responsável por construir sua história e deixar de repente uma bagagem da mesma para os que vierem depois.O nosso testemunho de vida,nossas ações,nosso jeito de ser e viver no mundo fala mais que nossas palavras.Abraço.LUZ.

    ResponderExcluir
  2. Ele parece sim, ser uma pessoa muito bacana e um ótimo educador (bem dinâmico e divertido).E uma pessoa muito inteligente e não é arrogante por isso.Sim pela palestra e vídeos do mesmo podemos conhecer mais sobre ele e também aprendermos muita coisa ,revermos,pensarmos e/ou repensarmos.Neste sentido que disse que os vídeos são bons,porque a sequência do mesmo tbém é legal.Principalmente pra quem não teve oportunidade de ver qdo passou : entrevista com o mesmo no programa do Jô ,participação no programa canal livre ,etc (bem legal tbém).E essa palestra complementa e faz ligação com seu texto anterior,e,em tempos de socialização com Inri ;(a discussão e debate sobre o original,no canal livre) tbém faz ligação e tem sentido com suas últimas postagens...Pensei que vc tivesse pensado nisso ou foi inconsciente mesmo ?E aí não falou mais com seu mais novo amigo ?Nenhuma novidade ,ele conseguirá operar outros milagres contigo ?Já está mais aberto ao menos,falando mais ,se posicionando,dando retornos ;eis uma nova fase ?Vou terminando por aqui o aluguel ,bom fim de semana.LUZ.

    ResponderExcluir
  3. Cara Luz,
    Recentemente tive reagudizado meu interesse pelo Cosmos. Devorei alguns livros sobre o assunto e fiquei exultante como um menino ao entender pela primeira vez a técnica para se determinar algumas distâncias astronômicas. Com fome de informações sobre mais mistérios do Universo, fui a Brasília, onde tive o prazer de conversar muito com Inri Cristo. Ele então me mostrou que o acaso não existe.

    ResponderExcluir
  4. Tb já tive a oportunidade de assistí-lo falando sobre educação...o que ele fala é muito interessante, porém usou um exemplo mais gritante, de extrema pedância (vc sabe com quem está falando)....no meu dia a dia, na educação, lidamos com a discriminação de forma sútil (às vezes nem tanto), disfarçada de boas intenções....ah esse menino não aprende..tb com a familia que tem.....vamos encaminhar fulano para o médico...é tão agitado......esse outro estaria melhor na es cola especial...enfim....no fundo a idéia é a mesma...procuramos padronizar, tornar tudo hegemonico e deixarmos os "diferentes" (??) longe de nós.....

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo retorno .Eu também não acredito no acaso e nem em coincidências.Se o assunto te faz bem,vai em frente.

    ResponderExcluir
  6. Esta é UMA das teorias para explicar o universo. o brilhante físico brasileiro Marcelo Gleiser em seu livro Criação Im-perfeita (SIC), afirma que, se existir uma LEI GERAL que reja o universo esta ainda não foi compreendida pelo ser humano, e ainda que, ele não acredita que haja.
    Pode ser que não tenhamos inteligência suficiente para este entendimento, por que não?
    Um dos maiores mistérios é porque desenvolvemos uma inteligência tão grande em um tempo ancestral onde ela não era necessária. Porque ter uma mente capaz de resolver cálculo diferencial quando eramos caçadores/coletores de alimento? mas também, porque acreditar que esta mente é capaz de compreender TUDO? a lógica indica que há um limite para nossa inteligência, como há um limite para nossa capacidade física.
    Talvez não nos seja agradável reconhecer isto.
    Zito

    ResponderExcluir
  7. Pois é Zito,
    Tens razão, esta é apenas uma das teorias para explicar o universo. Mas não muda o teor da mensagem. Se não me engano, inclusive Cortella cita Gleiser nesse vídeo. São dois autores dos quais vale a pena não perder nada.

    ResponderExcluir