segunda-feira, 4 de março de 2013

Augusto dos Anjos: Versos Íntimos


Augusto dos Anjos. Nele, tudo é angústia: "Não existe mulher capaz de me amar", teria afirmado. Um dos poetas mais críticos e sombrios de seu tempo. Com o mestre Arthur Schopenhauer (abaixo), teria aprendido que a única saída para o homem seria a total aniquilação de seu desejo. Segundo Schopenheuer, todo sofrimento deriva do desejo. Eliminar o desejo, elimina o sofrimento. Parece que Augusto dos Anjos aprendeu bem a lição. A existência como tragédia, do nascimento à morte. Melancolia plena. Acho que a cara de seu mestre, de alguma forma influenciou sua triste posição diante da vida.
Versos Íntimos


Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
(Augusto dos Anjos)
Especialmente dedicado a Samir Arida, médico, ator, doutor da alegria, meu grande e querido amigo, com o qual descobri o amor pela poesia.
 

5 comentários:


  1. http://www.youtube.com/watch?v=oGw9Au_fhg8
    Titãs - Enquanto Houver Sol

    LUZ.

    ResponderExcluir
  2. Se observarmos a grande maioria dos velhos, veremos que seus olhos reclamam que a vida lhes deu muito menos do que esperavam receber.
    Schopenhauer tinha razão quando vislumbrou isto aos 30 anos de idade.

    Zito.

    ResponderExcluir
  3. Talvez sim ,talvez não ...Os seus olhos podem reclamar tbém daquilo que não permitiram receber da vida ,não se permitiram vivenciar/experienciar tal presente que a mesma lhe oferecia.E isso não significa que não podem viver o mesmo ainda ou viver outros momentos de presentes da mesma.
    Nem sempre é fácil,existe desigualdades,nem todos são ou estão/estiveram preparados.
    Mas,ainda assim ,não devemos e nem podemos rotular ou condenar um caminho ( um viver ) somente de dor e de falta /vazio.Eles existem sim,mas tbém existe as alegrias,as conquistas ,a paz interior ,sabor.Talvez outro segredo da vida ,seja esperar menos ,fazer o momento ,viver.
    Tentar mudar e melhorar sempre e se não deu antes ;fazer agora o que não teve oportunidade de viver e/ou fazer antes.Ninguém será mais ou menos por isso.E se não tivemos talvez não estavamos preparados pra receber.Dizem que nada chega antes ou depois da hora .Sempre no momento ,no presente.Por isso a importância de viver o hoje .Recordar sim é benéfico ,mas não devemos ficar preso ao que passou e nem viver só de planos ( no futuro)sem ações.
    Mas,na teoria tudo é bem mais fácil,mas tomarmos consciência tbém ajuda e o esforço para se alcançar tudo isso tem que ser diário mesmo.
    Um passo de cada vez ,mas com consciência ,de que sua parte está sendo feita.
    Podemos sim ,sentir tristeza,melancolia.mas que tbém posso recomeçar.Não parar ,não estacionar e fazer valer cada momneto ;tempo que tiver por aqui.E se pararem pra pensar ,os mais velhos deveriam ver ( estes que sentem não ter recebido tudo ou menos )que talvez temos que dar mais mesmo e a lógica da vida seja assim mesmo : nossos olhos devem se alegrar pelo tanto que dá à vida ,aos outros e sem perceber estes talvez sejam inundados por um amor maior .E não se sintam mais menos e apenas sintam o viver ;vivam o viver.
    Mas,não só os mais velhos buscam isso e prezam por isso ,acredito eu ;que cças,jovens e adultos tbém.
    Dizem tbém que o ser humano é um eterno insatisfeito ...tomara que possamos mudar isso tbém.Tem dias que será mais facil ,outros não.
    Mas,não devemos parar e sim prosseguir.

    http://www.youtube.com/watch?v=Zo1983uavq8&feature=endscreen&NR=1
    Recomeçar

    http://www.youtube.com/watch?v=HCuvW2d8ysE&playnext=1&list=PL6EA9996CAB1836D5&feature=results_video
    Cartola - A Cor da Esperança

    LUZ.

    ResponderExcluir
  4. Interessante a brincadeira sobre a influência da cara azeda do Schopenhauer sobre o Augusto dos Anjos, mas o velho tem fotos melhores que esta!
    Os editores utilizam muito esta foto talvez por considerá-la mais adequada ao conteúdo de sua obra, apesar de que o realismo de sua obra que demonstra a miserabilidade do ser humano não implica necessariamente em amargura e pessimismo, vejo mais como um alerta quanto as ilusões, as utopias, individuais e coletivas, tão ativas quase 200 anos depois do mestre ter descrito como estas ocorrem.

    Zito.

    ResponderExcluir
  5. Sim, a brincadeira ficou clara.Qdo incentivamos a abertura e o positivo,não significa alienação e utopia.Alertas são importantes tbém.Ser realista tbém,mas não devemos ficar preso ao que dizem e pensam e sim pensarmos por nós mesmos e escolher nosso caminho.Ainda que seja considerado ilusório ou não.Pois é cada um que faz seu caminho,não livros,nem teorias,nem pessoas ilustres ou não.Sim,pérolas devem ser valorizadas,mas tiramos o que faz sentido e reciclamos o que podemos e nos faz ,da maneira como nos faz.Recomeçar foi um toque apenas.
    Se não estavas preso a uma melancolia,melhor.
    Fique bem;fiquemos todos bem,hoje e sempre.
    LUZ.
    PS : se não estavas ,pq não fez este comentário antes ?
    Se não faz sentido ,deixa pra lá.

    ResponderExcluir