segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O amor ao conhecimento

Filosofia, etimológicamente vem de: amor (philo) ao conhecimento (sofia). A filosofia não possui o conhecimento, isso é atributo das ciências. A filosofia admira o conhecimento. Ela não busca conhecer objetivamente, mas busca um sentido para o mundo, e como nossa vida nele se inscreve. Aqueles que se interrogam sobre a vida e sobre a melhor maneira de conduzi-la não costumam ser indiferentes às questões filosóficas.
Sem contar a antiguidade grega, em todas as civilizações que conhecemos, as religiões ocupavam o lugar da filosofia. Detinham o monopólio das respostas para as perguntas sobre a salvação, dos discursos destinados a acalmar as angústias provenientes do sentimento de mortalidade. Era na proteção dos deuses que os homens buscavam segurança. Mas alguns procuraram na razão respostas para o alívio de seus medos. Por que isso, o nascimento da filosofia, se deu na Grécia? Talvez porque, em sua tradição de democracia, os cidadãos estivessem, em suas assembléias, mais habituados à discussão, à argumentação, e ao uso do bom-senso no convencimento de suas idéias, que não fosse por meio de dogmas, ou imposição por autoridade. Não é preciso ser um grego antigo para ter essa postura.
Zenão de Cítio (334-262 a.C.) ensinava sob arcadas, “pórticos” (stoa em grego), daí a origem do termo estóico, escola da qual é considerado fundador. Sabendo que os homens não são autores ou inventores do universo, convida-os a apreciar a estrutura ordenada do mesmo, sua harmonia ou “cosmos” (daí deriva “cosmético”). Sugeria um esforço para reconhecer o essencial do mundo, aquilo que é mais importante, real ou significativo, através da observação e do estudo. Assim, do ponto de vista estóico, o cosmos é, com exceção de alguns episódios acidentais e transitórios (como as monstruosidades e as catástrofes), essencialmente harmonioso. A felicidade consistiria, para a vida humana, em encontrar seu lugar na ordem cósmica.

2 comentários:

  1. prá que serve isso?

    ResponderExcluir
  2. Olá Bom dia Dr Mauricio. Que interessante, lendo o que vc postou atentei para o fato de que antigamete se cria, se oferecia se respeitava se sacrificava a favor dos deuses a quem todos temiam, não seriam os deuses então Deus Pai todo poderoso Onipresente Onicente e Uno? É a natureza cobra e coloca tudo no seu devido lugar, sem se preocupar com os que nela habitam isso quer dizer, me machucas te machuco, ou melhor não por tirania talvez mas sim para o perefeito equilibrio da sobrevivência pois a natureza não está nem ai, ela cumpre o seu papel cabe ao ser humano respeitá-la ou não e quantos não sofrerão´pelas inconsequências dos menos que apreciam a harmonia e a paz. Amo vc. Forças. ;Bjs sua paciente e amiga MAGALI MANZANO FERREIRA

    ResponderExcluir