sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Provas da existência de Deus 005: Beethoven

Sonata para piano, opus 27, nº2, "Ao Luar".
(ouvir de olhos fechados e sem pressa, ou não ouvir)



1801: em algum lugar da Áustria, por algum motivo que nunca saberemos, Beethoven sentiu algo. Consigo imaginá-lo fechando os olhos, ao mesmo tempo em que transmite esse sentimento a um papel, através de uma partitura. Duzentos anos depois, eu fecho os meus olhos e, através de sua música consigo “sentir” o mesmo que ele.
Que estranha magia é esse negócio de música. Não tem materialidade, não posso tocá-la nem vê-la, e no entanto, ela possui essa capacidade de me emocionar. Onde fica guardado esse sentimento? Está na partitura, na mente do autor, no arquivo de MP3? Quando desligar o som, para onde irá? Não seria o meu corpo, como uma vitrola, que durante um breve tempo produz uma música? E quando eu morrer, será que essa música desaparecerá? Ou continuará tocando de vez em quando, sendo ouvida e influenciando os sentimentos das pessoas a quem eu amei?

Aquele que tiver ouvidos para entender, entenda.

7 comentários:

  1. Entender... talvez sim ou não, mas eu sinto, pode ser?

    Um abraço

    Soraya

    ResponderExcluir
  2. Realmente belissima....mas prefiro músicas mais intensas....como uma do Lizt....que não me recordo o nome agora.....num próximo comentáro posto o nome!

    ResponderExcluir
  3. Além de entender e sentir, também amei!

    M.G.

    ResponderExcluir
  4. Além de sentir toco no piano essa linda melodia. Quando meus dedos deslizam nas teclas sinto uma maciez nos meus dedos e uma sensação de paz em meu corpo todo. É um relzxante muscular tonificandor para a alma e principalmente para aqueles que tem a possibilidade de executar maravilhas dentre outras. Será que a Sue Ellen não está se referindo ao Sonho de amor de Lizt? é lindo............ Que bom Dr Maurício abordar tema com ilustres compositores e verdadeiros exteriorizadores de sentimento e magia da alma. bjs Amo vc Sua paciente MAGALI MANZANO FERREIRA

    ResponderExcluir
  5. Hungarian Rhapsody nº 2....inspira paixões proibidas....desejo....loucura.......

    ResponderExcluir
  6. A música é um grande remédio para a alma.Muitas vezes dá sentido àquilo que não tem sentido.Luz.

    ResponderExcluir