quarta-feira, 13 de abril de 2011

Farmácias de manipulação

Quando um paciente me pede que faça a receita, de modo que ele possa mandar fazer seu medicamento em uma farmácia de manipulação, ao invés de comprá-lo pronto numa farmácia comum, eu pergunto o porquê dessa preferência, e a resposta costuma ser a mesma: “é mais barato”. Me pergunto sempre se ele já ouviu falar que “o barato sai caro”. Ou que “não existe almoço de graça” e que “até o Santo desconfia, quando a esmola é grande”.
A maior referência em farmácias de manipulação, no Brasil, era a famosa “Botica ao Veado d’Ouro”, que funcionava há mais de 150 anos na rua São Bento, no centro histórico de São Paulo. Em 1998, descobriu-se que a mesma falsificava o medicamento “Androcur”, usado no tratamento de câncer de próstata. Mais de um milhão e trezentos mil comprimidos falsos foram distribuídos no mercado. Farinha era vendida como remédio. Pessoas morreram, e pessoas foram condenadas. Hoje, a farmácia não existe mais.
Em 2010, das 583 “farmácias magistrais” cadastradas para atuar na cidade de São Paulo, 83 foram interditadas pela Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde. Ricardo Lobo, gerente da Covisa afirma: “Os medicamentos manipulados não podem concorrer com os industrializados. Quando existe a prescrição na versão industrializada, o médico deve adotá-la”. Questiona-se a origem da matéria-prima, o armazenamento, a produção e fiscalização da qualidade desses produtos manipulados. O controle de qualidade é muito diferente do exigido pelas grandes indústrias, que produzem os originais de marca, os genéricos e os similares.

Por isso eu não recomendo farmácias de manipulação. Acho que saúde não tem preço.
(dados divulgados pelo Jornal do Cremesp, nº279, de março 2011)

4 comentários:

  1. Muito legal sua observação, gostei. Abraço Cynthia.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, quase morri com a sibutramina manipulada! E o pantogar manipulado não fez efeito algum!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. nao posso dizer nada pq nao faço uso de medicamentos manipulados.. mas...$ prefiro pagar caro do que pagar caro com a minha vida.

    ResponderExcluir
  4. E claro, na farmácia de manipulação o médico não vai receber do laboratório que paga para que médicos prescrevam determinada droga.

    ResponderExcluir