quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Critérios diagnósticos para depressão

Baseado nas diretrizes da Associação Psiquiátrica Americana, modificado.
Humor deprimido, tristeza ou sensação de vazio. Interesse e prazer acentuadamente reduzidos pelas atividades que antes eram agradáveis. Alteração de peso, sendo mais comum o emagrecimento. Alterações de sono, como insônia ou sonolência diurna. Fadiga, perda de energia. Agitação ou retraimento. Sensação de inutilidade ou culpa, excessivos ou inapropriados. Indecisão, dificuldade de concentração, baixo rendimento intelectual, queda na produtividade no trabalho. Lembranças do passado, pensamentos predominantemente mórbidos, com elementos (muitas vezes irreais) de ruína iminente, desesperança e morte, por vezes de suicídio.
Tais sintomas causam sofrimento importante, atrapalhando no desempenho profissional, nos relacionamentos sociais e no lazer. Geralmente não são compreendidos por pessoas próximas que costumam atribuir o quadro a uma “fraqueza de caráter”, o que só agrava a situação.

3 comentários:

  1. É exatamente assim que me sinto......uma tristeza profunda que não passa....vontade de chorar o dia todo! E arrependimentos por atos feitos no passado!

    ResponderExcluir
  2. Que a depressão existe não tenho dúvidas, mas o tratamento funciona?
    Ass: José Claudio

    ResponderExcluir
  3. Caro José Claudio, qd bem orientado por um bom psiquiatra, o tratamento não só funciona, a pessoa se cura definitivamente.....pode acreditar!

    ResponderExcluir