sábado, 13 de novembro de 2010

O não apego

Sob interessantes aspectos, o estoicismo aproxima-se de sabedorias orientais, em particular do budismo tibetano. A esperança, ao contrário do lugar comum, segundo o qual “não se poderia viver sem esperança”, seria o maior dos males. Porque ela representa a falta em si, a tensão insaciada, a dimensão do projeto, faz o indivíduo correr atrás de metas, suprema ilusão de felicidade futura, adiada, a ser construída, ainda inexistente. Estranha fuga para adiante, assim que o objetivo é alcançado, surge outro em seu lugar. Assim como tentar alcançar o horizonte: não importa quantos passos você dê, se muitos ou poucos, o horizonte continuará lá, à sua espera. Como crianças que se desinteressam pelo brinquedo no dia seguinte ao Natal, a posse dos bens tão ardentemente desejados não nos torna mais felizes do que antes. Como diz Epicteto: a vida boa é a vida sem esperanças e sem temores, a vida reconciliada com o que é, a existência que aceita o mundo tal como é. Numa atitude de não-apego aos bens deste mundo, que são passageiros.
Por exemplo, quando você vai tomar um banho de mar, quando põe a máscara para observar os peixes, você não mergulha para mudar as coisas, nem para melhorá-las ou corrigi-las, mas, ao contrário, para admirá-las e amá-las. É mais ou menos segundo esse modelo que o estoicismo nos estimula à reconciliação com o que é, com o presente tal como ele é, para além de nossas esperanças ou nossos remorsos. É para esses momentos de graça que ele nos convida, e para multiplicá-los, torná-los tão numerosos quanto possíveis, ele nos sugere, de preferência, a mudança de nossas expectativas, e não da ordem do mundo. Daí ele nos fazer outra recomendação essencial: já que a única dimensão da vida real é o presente e já que, por definição esse presente vive em perpétua flutuação, é sábio não se apegar ao que passa.
"A coisa mais divina que há no mundo
é viver cada segundo
    como nunca mais..."
 Vinícius de Moraes

6 comentários:

  1. Para mim, viver no momento presente é deixar partir todos os pensamentos e sensações que me impedem de viver em plena e completa paz aqui e agora. .... E quando estamos em paz tudo vem até nós para expandirmos a paz e o amor que somos , ...
    Então não pergunte o que será daqui a pouco, pergunte agora, o que é?! Traçar planos é correto, viver deles é besteira.

    Um grande abraço
    soraya

    ResponderExcluir
  2. Concordo com os estóicos, Epicuro e Sêneca. Com o Vinicius também, mas ele só conseguia este estado num balde de uísque. Eu? Nem com análise, vinho, remedinhos. Basta um elevador prá acabar com a minha alegria. Bom feriado.

    ResponderExcluir
  3. Se para Epicteto "a vida boa é a vida sem esperanças e sem temores" o não apegar-se leva exatamente a desesperança, medo, solidão, doenças, ou seja, quanto menor apego, maior é a individualidade e as relações humanas tornam-se escassas, efêmeras e tênues.

    Pra mim, a lógica do desapego foi invertida pela "pós modernidade".

    ResponderExcluir
  4. Pois eu não consigo não me apegar....não amar....morrerei ou enlouquecerei quando não mais amar! Bjs da Sua Paciente!!!!!heheheheh

    ResponderExcluir
  5. Esta questão da ESPERANÇA é muito bem sintetizada na máxima que ouvi de uma pessoa "rude", criada em atividade agropecuária, sem "maiores leituras" : A VIDA É UM PAU DE SEBO COM UMA NOTA FALSA NA PONTA.

    .....Zito

    ResponderExcluir
  6. Bravo Milena, concordo com vc, além do mais as pessoas preferem a hipocrisia a realidade, preferem ter medo dos seus próprios medos, preferem fazer de suas vidas uma eterna boemia e deixam a felicidade voarrrrrrrrrrrrrrr.

    beijos
    sou sua fã

    Vida

    ResponderExcluir