terça-feira, 26 de abril de 2011

Antidepressivo não traz felicidade

Vale a pena conferir a entrevista do Dr. Valentim Gentil, professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, diretor do Instituto de Psiquiatria do HC, de quem tive a honra de ser aluno. Ele responde a questões sobre medicação, depressão, o crime do Realengo, bullying e outros interessantes temas de saúde mental, no link:

http://blogs.estadao.com.br/sonia-racy/%E2%80%98antidepressivo-nao-traz-alegria%E2%80%99/

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Maria Betânia26 abril, 2011

    GENTE FUGINDO UM POUCO DO ASSUNTO TENHO ALGO PARA POSTAR NO MINIMO CURIOSO.VOCÊS SABIAM QUE NESSE ANO TODO MUNDO JA FEZ OU FARÁ 111 ANOS. FUNCIONA ASSIM:SOME A IDADE QUE JA FEZ OU FARA ESTE ANO,COM OS DOIS ÚTIMOS DIGITOS DO ANO EM QUE VC NASCEU E O RESUTADO DE QUALQUER PESSOA SERÁ O MESMO 111.ALGUÉM SABE DE ONDE SURGIU ISSO?
    SÓ ME ESPLICARAM O RESUTADO.COMO CHEGARAM A ESSA CONCLUSAO NÃO FASSO A MENOR IDÉIA ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Maria Betânia26 abril, 2011

    AMÉM!!
    TAMBÉM ACHO!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Maria Betânia26 abril, 2011

    NUNCA FIZ FESTAS DOS MEUS FILHOS COM PARTICIPAÇÃO DE PALHAÇOS JUSTAMENTE PORQUE TENHO PAVOR DELES!!

    ResponderExcluir
  7. QUERO QUE SE DANE ANTI DEPRESSIVOS!!!!
    TOMO AH 22 ANOS E ESTOU CADA VEZ PIOR...
    F... OS ANTI DEPRESSIVOS, PSICOLOGAS E ETC...
    CANSEI DESTA MERDA TODA!!!!
    MORRER É MAIS FÁCIL, SE VOU PARA O INFERNO???
    NÃO ESTOU NEM AI, POIS JÁ VIVO NELE.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o link, mas quero dar minha opinião antes, e depois de ler a entrevista.
    Atualmente o antidepressivo tem me feito muito bem, obviamente tudo é relativo, depende qual o tipo de desequilibrio e situação que a pessoa vive. No meu caso ele me tirou a constante irritabilidade, depressão e dependência exagerada das pessoas e do café. Eu me sinto mais confortável e o melhor, tolerante, isso deve ter me gerado um certa felicidade e paz. Quando o distúrbio se origina de dentro de sua mente e não apenas pela situação, ele ajuda muito.

    ResponderExcluir
  9. Humm agora que li a entrevista queria deixar minha impressão. Continuo com minha simpatia pelos antidepressivos, são como o dinheiro, não trazem a felicidade, mas ajudam proporcioná-la. Na questão "se a felicidade é química", ele respondeu: "que não, ela é biológica, já viu uma pedra feliz?", parece brilhante no primeiro momento, mas no segundo momento penso: em relação a pedra seria físico-química, e referente a nós ela é bioquímica, ou seja, a nossa química da vida, e ajustando essa química, nossa biologia funciona melhor. Assim como uma glândula tireóide sem iodo ou com iodo, onde o biológico depende do químico. Afinal de contas o antidepressivo deixa minha serotonina disponível, ou seja, um próprio composto químico meu em concentrações melhores.
    Concordo com a colocação dele sobre Wellington de Menezes, e adiciono ainda que se ele não tivesse sido uma vítima da necessidade das pessoas de se divertirem com o sofrimento alheio, hoje ele estaria vivo e vivendo normalmente ou pelo menos sem a necessidade interior de cometer atrocidades.

    ResponderExcluir